FOTON AUMARK DO BRASIL QUER ATÉ 5% DO MERCADO NACIONAL DE CAMINHÕES EM OITO ANOS

· Empresa vai investir 340 milhões de reais na construção da fábrica e suas operações comerciais no Brasil
· Marca oferece caminhões "Premium" para o segmento de leves com preços de veículos "básicos", valorizando a produtividade do usuário

Texto e fotos: Foton


A Foton Aumark do Brasil, representante exclusiva no País da Beiqi Foton Motors Co. Ltd., marca de veículos comerciais, caminhões leves e pesados do Grupo BAIC na China, um dos mais importantes conglomerados industriais daquele país, vai investir 340 milhões de reais no Brasil no quinquênio 2013/17. 


Nestas inversões estão previstas a construção da fábrica em Guaíba, RS, que consumirá recursos da ordem de R$ 280 milhões e, ainda, R$ 60 milhões que serão destinados às operações de armazém e distribuição logística de peças e componentes para atender aos clientes, estruturação da rede de concessionárias, além das operações comerciais e homologações de produtos.


"Cerca de 50% desse montante de R$ 340 milhões trata-se de recursos próprios e o restante será obtido por meio de financiamentos", explica Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do Brasil.


A Foton é uma das maiores montadoras de veículos do mundo em volume anual de vendas. Nos últimos quatro anos a marca comercializou, apenas na China, uma média de 650 mil caminhões por ano. Somente de um único modelo, o de 3,5 toneladas, a Foton fabrica aproximadamente 200 mil veículos por ano, um volume superior a toda indústria de caminhões no Brasil, incluindo todos os segmentos, desde 2,8 toneladas até o extrapesado de 45 toneladas.


A Foton Aumark do Brasil (FAB) é a representante no País para a importação, fabricação e comercialização dos caminhões da Marca Foton Aumark em todo território nacional e é também a responsável pela nomeação e desenvolvimento da Rede de Concessionárias da marca no País. Trata-se de uma empresa de capital 100% nacional com sede no Estado de São Paulo, no município de Várzea Paulista, local onde possui atualmente suas operações de importação, distribuição e armazém logístico de peças e componentes para os caminhões de 3,5 toneladas até a versão de 10 toneladas, além de sua concessionária própria.


Em dezembro de 2012, a Beiqi Foton Motor Co Ltd e a Foton Aumark do Brasil assinaram um contrato que concedeu a representante brasileira o direito exclusivo de construir uma fábrica no País para montar os caminhões da linha AUMARK, para os segmentos de 3,5 ton; 6,5 ton; 8,6 ton; 10 ton; 13 ton; 16 ton e 24 toneladas de PBT (peso bruto total), tendo a Foton Aumark do Brasil a preferência para introduzir futuramente no mercado os caminhões da linha extrapesada.


Os caminhões da Foton estão divididos em duas famílias consideradas como linha “premium”: a família AUMARK e a família AUMAN, esta última referente aos caminhões pesados.
Os caminhões da Família AUMARK são robustos, versáteis e possuem grande quantidade de equipamentos de segurança e opcionais de conforto instalados, tais como: freios ABS, barras estabilizadoras, ar condicionado, vidros e travas elétricas, CD player, acelerador automático, projeto da cabina assinado pela Lótus, além do trem de força consagrado com motor Cummins e Caixa de câmbio ZF. "Esses produtos são líderes de mercado na China e sustentam perfeitamente a ambição e estratégia da marca para o crescimento no mercado brasileiro", afirma Orlando Merluzzi, vice-presidente da Foton Aumark do Brasil.


De acordo Merluzzi, os caminhões leves da Família Aumark trazem para o Brasil o conceito de veículos "Premium" para o segmento. "O mercado está habituado a contar com veículos mais sofisticados com preços elevados, mas agora também é possível encontrá-los no segmento de leves, com a família Foton Aumark e preços muito atrativos". O modelo Foton Aumark, de 3,5 toneladas, tem preço sugerido de R$ 83.000,00. "É um caminhão completo, equipado com itens de conforto, segurança e voltados para garantir melhor dirigibilidade e economia”.

Produção nacional - Com o programa INOVAR-AUTO, o Governo concedeu benefícios fiscais que incentivam as empresas a construírem suas fábricas no Brasil e com isso desfrutar dos benefícios no mercado da produção local, incluindo a elegibilidade ao programa de financiamento de varejo do BNDES/FINAME.
O Decreto do INOVAR-AUTO estabeleceu um prazo para que as empresas possam construir suas fábricas no Brasil e iniciem a produção local, tendo o compromisso junto ao Ministério da Indústria e Comércio de atingir certo índice de produção com componentes locais, o qual pode chegar até 65%.


"A Foton AUMARK do Brasil entende que o INOVAR-AUTO é um bom programa e sentiu-se motivada a antecipar a construção da fábrica de caminhões da Foton no País, e assim o fará imediatamente com recursos próprios e financiamento local", destaca Merluzzi.
De acordo com Mendonça de Barros, a escolha do Estado do Rio Grande do Sul, bem como o terreno em Guaíba, obedeceram a critérios técnicos e logísticos. "Guaíba está localizada em uma região estratégica, com fácil acesso ao porto de Rio Grande, próxima a um grande centro industrial com disponibilidade de mão-de-obra, além da infraestrutura municipal necessária para comportar um projeto do porte de uma fábrica de caminhões da Foton Aumark. Além disso, o Rio Grande do Sul possui um bom parque industrial local, capaz de suprir algumas necessidades da produção".
A área total das futuras instalações da fábrica da Foton Aumark é de 1.500.000 m².  No total, serão inicialmente 50 mil metros quadrados cobertos e área externa pavimentada de 200 mil metros quadrados, incluindo pátio, arruamento e demais áreas (além de uma pista de testes). "Há espaço suficiente para a instalação de unidades fabris de fornecedores no local".
Com cronograma estimado em dois anos, a Foton Aumark do Brasil deve iniciar as obras no local ainda nesse ano de 2013 sendo que o primeiro caminhão da marca produzido no Brasil deve sair da linha de montagem em Janeiro de 2016.


O projeto arquitetônico prevê conceitos de sustentabilidade e rigoroso respeito ao meio-ambiente, com reutilização de águas pluviais e tratamento interno de resíduos antes de serem descartados. A proteção a permeabilidade do solo será maximizada.
A fábrica terá capacidade para produzir 21.000 caminhões por ano, em um turno de produção e está dimensionada para atender ao mercado local, exportação para a América do Sul e também para África. "Logicamente esse volume não será atingido nos primeiros anos de produção, uma vez que a Foton Aumark tem um plano consistente de crescimento em participação de mercado no Brasil, em cada segmento em que atuar", destaca Merluzzi.
A nova fábrica vai gerar 300 empregos diretos e 900 indiretos, na região de Guaíba. "Esse empreendimento trará muitos benefícios para o município e a Foton Aumark do Brasil pretende atuar com intensidade na comunidade local, sendo um exemplo e ambição de trabalho para os jovens da região", diz Mendonça de Barros.

Rede de concessionárias - Ao mesmo tempo em que a fábrica estiver em construção, durante um período de dois anos, a Foton Aumark do Brasil desenvolverá sua rede de concessionárias para que, ao iniciar a produção em 2016, o território brasileiro esteja adequadamente coberto em vendas e pós-venda. O objetivo, de acordo com Ricardo Mendonça de Barros, Diretor de Operações Comerciais, é chegar a 92 concessionárias da marca até o final de 2016.
Durante esse período, para criar o parque circulante inicial da marca no País e sustentar as concessionárias que chegam, a Foton Aumark do Brasil importará os caminhões de 3,5 toneladas até 10 toneladas, através de uma cota de importação a ser definida pelo MDIC, seguindo as regras do INOVAR-AUTO e alinhada com o projeto da fábrica e os compromissos assumidos pela empresa com o Governo Federal.
"A Foton Aumark do Brasil tem plena consciência da competitividade do mercado brasileiro de caminhões e conhece as dificuldades para se conquistar cada ponto percentual de market share no setor. Assim, com um produto muito competitivo e de excelente qualidade, e atuando inicialmente em segmentos que totalizam mais de 70% de toda a indústria de caminhões no País, a Foton Aumark pretende conquistar até 5% do mercado nacional de caminhões após oito anos de operação no Brasil", afirma Orlando Merluzzi.
De acordo com Luiz Carlos Mendonça de Barros, o Brasil vai passar por um período de acentuado crescimento econômico e como grande parte de tudo o que se produz no País é escoado por caminhões, a Foton Aumark estima que o volume de caminhões a ser comercializado no Brasil até o final desta década possa alcançar 250 mil unidades por ano, considerando-se todos os segmentos a partir de 2,8 toneladas. "Avaliando este cenário, mesmo com uma projeção conservadora, e levando-se em conta a qualidade técnica de nossos produtos, podemos vislumbrar um volume de aproximadamente 90 mil caminhões da marca no País em um ciclo de 12 anos”, finaliza.