FOTON AUMARK DO BRASIL QUER ATÉ 5% DO MERCADO NACIONAL
DE CAMINHÕES EM OITO ANOS
· Empresa
vai investir 340 milhões de reais na construção da fábrica e suas operações
comerciais no Brasil
· Marca
oferece caminhões "Premium" para o segmento de leves com preços de veículos
"básicos", valorizando a produtividade do usuário
Texto e fotos: Foton
A
Foton Aumark do Brasil, representante exclusiva no País da Beiqi Foton Motors
Co. Ltd., marca de veículos comerciais, caminhões leves e pesados do Grupo BAIC
na China, um dos mais importantes conglomerados industriais daquele país, vai
investir 340 milhões de reais no Brasil no quinquênio
2013/17.
"Cerca de 50% desse montante de R$ 340 milhões trata-se
de recursos próprios e o restante será obtido por meio de financiamentos",
explica Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente da Foton Aumark do
Brasil.
A
Foton é uma das maiores montadoras de veículos do mundo em volume anual de
vendas. Nos últimos quatro anos a marca comercializou, apenas na China, uma
média de 650 mil caminhões por ano. Somente de um único modelo, o de 3,5
toneladas, a Foton fabrica aproximadamente 200 mil veículos por ano, um volume
superior a toda indústria de caminhões no Brasil, incluindo todos os segmentos,
desde 2,8 toneladas até o extrapesado de 45 toneladas.
A
Foton Aumark do Brasil (FAB) é a representante no País para a importação,
fabricação e comercialização dos caminhões da Marca Foton Aumark em todo
território nacional e é também a responsável pela nomeação e desenvolvimento da
Rede de Concessionárias da marca no País. Trata-se de uma empresa de capital
100% nacional com sede no Estado de São Paulo, no município de Várzea Paulista,
local onde possui atualmente suas operações de importação, distribuição e
armazém logístico de peças e componentes para os caminhões de 3,5 toneladas até
a versão de 10 toneladas, além de sua concessionária própria.
Em
dezembro de 2012, a Beiqi Foton Motor Co Ltd e a Foton Aumark do Brasil
assinaram um contrato que concedeu a representante brasileira o direito
exclusivo de construir uma fábrica no País para montar os caminhões da linha
AUMARK, para os segmentos de 3,5 ton; 6,5 ton; 8,6 ton; 10 ton; 13 ton; 16 ton e
24 toneladas de PBT (peso bruto total), tendo a Foton Aumark do Brasil a
preferência para introduzir futuramente no mercado os caminhões da linha
extrapesada.
Os
caminhões da Foton estão divididos em duas famílias consideradas como linha
“premium”: a família AUMARK e a família AUMAN, esta última referente aos
caminhões pesados.
Os
caminhões da Família AUMARK são robustos, versáteis e possuem grande quantidade
de equipamentos de segurança e opcionais de conforto instalados, tais como:
freios ABS, barras estabilizadoras, ar condicionado, vidros e travas elétricas,
CD player, acelerador automático, projeto da cabina assinado pela Lótus, além do
trem de força consagrado com motor Cummins e Caixa de câmbio ZF. "Esses produtos
são líderes de mercado na China e sustentam perfeitamente a ambição e estratégia
da marca para o crescimento no mercado brasileiro", afirma Orlando Merluzzi,
vice-presidente da Foton Aumark do Brasil.
De
acordo Merluzzi, os caminhões leves da Família Aumark trazem para o Brasil o
conceito de veículos "Premium" para o segmento. "O mercado está habituado a
contar com veículos mais sofisticados com preços elevados, mas agora também é
possível encontrá-los no segmento de leves, com a família Foton Aumark e preços
muito atrativos". O modelo Foton Aumark, de 3,5 toneladas, tem preço sugerido de
R$ 83.000,00. "É um caminhão completo, equipado com itens de conforto, segurança
e voltados para garantir melhor dirigibilidade e
economia”.
Produção nacional - Com o programa INOVAR-AUTO, o Governo concedeu
benefícios fiscais que incentivam as empresas a construírem suas fábricas no
Brasil e com isso desfrutar dos benefícios no mercado da produção local,
incluindo a elegibilidade ao programa de financiamento de varejo do
BNDES/FINAME.
O
Decreto do INOVAR-AUTO estabeleceu um prazo para que as empresas possam
construir suas fábricas no Brasil e iniciem a produção local, tendo o
compromisso junto ao Ministério da Indústria e Comércio de atingir certo índice
de produção com componentes locais, o qual pode chegar até
65%.
"A
Foton AUMARK do Brasil entende que o INOVAR-AUTO é um bom programa e sentiu-se
motivada a antecipar a construção da fábrica de caminhões da Foton no País, e
assim o fará imediatamente com recursos próprios e financiamento local", destaca
Merluzzi.
De
acordo com Mendonça de Barros, a escolha do Estado do Rio Grande do Sul, bem
como o terreno em Guaíba, obedeceram a critérios técnicos e logísticos. "Guaíba
está localizada em uma região estratégica, com fácil acesso ao porto de Rio
Grande, próxima a um grande centro industrial com disponibilidade de
mão-de-obra, além da infraestrutura municipal necessária para comportar um
projeto do porte de uma fábrica de caminhões da Foton Aumark. Além disso, o Rio
Grande do Sul possui um bom parque industrial local, capaz de suprir algumas
necessidades da produção".
A
área total das futuras instalações da fábrica da Foton Aumark é de 1.500.000
m². No total, serão inicialmente 50 mil metros quadrados cobertos e área
externa pavimentada de 200 mil metros quadrados, incluindo pátio, arruamento e
demais áreas (além de uma pista de testes). "Há espaço suficiente para a
instalação de unidades fabris de fornecedores no local".
Com
cronograma estimado em dois anos, a Foton Aumark do Brasil deve iniciar as obras
no local ainda nesse ano de 2013 sendo que o primeiro caminhão da marca
produzido no Brasil deve sair da linha de montagem em Janeiro de
2016.
O
projeto arquitetônico prevê conceitos de sustentabilidade e rigoroso respeito ao
meio-ambiente, com reutilização de águas pluviais e tratamento interno de
resíduos antes de serem descartados. A proteção a permeabilidade do solo será
maximizada.
A
fábrica terá capacidade para produzir 21.000 caminhões por ano, em um turno de
produção e está dimensionada para atender ao mercado local, exportação para a
América do Sul e também para África. "Logicamente esse volume não será atingido
nos primeiros anos de produção, uma vez que a Foton Aumark tem um plano
consistente de crescimento em participação de mercado no Brasil, em cada
segmento em que atuar", destaca Merluzzi.
A
nova fábrica vai gerar 300 empregos diretos e 900 indiretos, na região de
Guaíba. "Esse empreendimento trará muitos benefícios para o município e a Foton
Aumark do Brasil pretende atuar com intensidade na comunidade local, sendo um
exemplo e ambição de trabalho para os jovens da região", diz Mendonça de Barros.
Rede de concessionárias - Ao mesmo tempo em que a fábrica estiver em construção,
durante um período de dois anos, a Foton Aumark do Brasil desenvolverá sua rede
de concessionárias para que, ao iniciar a produção em 2016, o território
brasileiro esteja adequadamente coberto em vendas e pós-venda. O objetivo, de
acordo com Ricardo Mendonça de Barros, Diretor de Operações Comerciais, é chegar
a 92 concessionárias da marca até o final de 2016.
Durante esse período, para criar o parque circulante
inicial da marca no País e sustentar as concessionárias que chegam, a Foton
Aumark do Brasil importará os caminhões de 3,5 toneladas até 10 toneladas,
através de uma cota de importação a ser definida pelo MDIC, seguindo as regras
do INOVAR-AUTO e alinhada com o projeto da fábrica e os compromissos assumidos
pela empresa com o Governo Federal.
"A
Foton Aumark do Brasil tem plena consciência da competitividade do mercado
brasileiro de caminhões e conhece as dificuldades para se conquistar cada ponto
percentual de market share no setor. Assim, com um produto muito
competitivo e de excelente qualidade, e atuando inicialmente em segmentos que
totalizam mais de 70% de toda a indústria de caminhões no País, a Foton Aumark
pretende conquistar até 5% do mercado nacional de caminhões após oito anos de
operação no Brasil", afirma Orlando Merluzzi.
De
acordo com Luiz Carlos Mendonça de Barros, o Brasil vai passar por um período de
acentuado crescimento econômico e como grande parte de tudo o que se produz no
País é escoado por caminhões, a Foton Aumark estima que o volume de caminhões a
ser comercializado no Brasil até o final desta década possa alcançar 250 mil
unidades por ano, considerando-se todos os segmentos a partir de 2,8 toneladas.
"Avaliando este cenário, mesmo com uma projeção conservadora, e levando-se em
conta a qualidade técnica de nossos produtos, podemos vislumbrar um volume de
aproximadamente 90 mil caminhões da marca no País em um ciclo de 12 anos”,
finaliza.
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