A etapa será celebrada com um Boné de Pódio especial

Texto e fotos: Pirelli

Definitivamente haverá algo novo no pódio do GP de Miami. É difícil dizer se será um vencedor já que Max Verstappen é um grande favorito, já conquistou duas vezes a Flórida. Independentemente dos três pilotos que estiverem lá em cima, todos usarão uma edição especial do Boné de Pódio, que a Pirelli fornece aos três primeiros colocados e ao representante da equipe vencedora. A cor turquesa do boné se inspira nas águas que margeiam as praias da cidade, apresentando uma palmeira estilizada, um óbvio símbolo de Miami, além das estrelas e listras da bandeira dos Estados Unidos.

O GP de Miami é a sexta etapa da temporada, a primeira de três a serem realizadas nos Estados Unidos da América. Essa é a terceira edição desta prova, que apareceu pela primeira vez no calendário em 2022. O circuito de rua temporário contorna o Hard Rock Stadium, um espaço multiuso que é a casa do time de futebol americano Miami Dolphins e este ano vai receber, entre outros eventos, a final da Copa América de futebol. As áreas das equipes de Fórmula 1 estão localizadas dentro das instalações, o que cria uma atmosfera verdadeiramente única para um fim de semana de GP. A pista de 5,412 quilômetros, que os pilotos vão enfrentar 57 vezes no domingo, tem 19 curvas, três retas, três zonas de DRS e velocidades máximas que podem superar os 340 km/h. Também há algumas mudanças de elevação, a principal delas entre as curvas 13 e 16, com a pista subindo e descendo à medida que passa por uma rampa de saída e sob vários viadutos. Há uma subida na chicane nas curvas 14 e 15, com um pico no meio antes da pista descer na saída.
Os três setores têm características diferentes, proporcionando uma volta que tem um pouco de tudo. A primeira parte traz uma série de oito curvas de alta velocidade, enquanto o segundo setor tem uma longa reta e algumas curvas de baixa velocidade. Há apenas duas corridas nas quais basear as estatísticas e elas sugerem que o GP de Miami é intermediário no que diz respeito ao número de ultrapassagens. Quanto às forças, tanto laterais quanto longitudinais, a que os pneus estão sujeitos, classifica-se entre as pistas médias e baixas do calendário. Os três compostos de pneus para pista seca escolhidos pela Pirelli para esta etapa estão na faixa intermediária: C2 como Hard, C3 como Medium e C4 como Soft. A pista foi recapeada antes da corrida do ano passado e é muito lisa, oferecendo, portanto, uma aderência bem baixa, uma característica agravada pelo fato de não ser utilizada para qualquer outro evento de motorsport. Isso leva a uma evolução muito significativa e a granulação pode aparecer, especialmente com os pneus Médios e Macios. Miami desfruta de um clima tropical com temperatura do ar geralmente excedendo 25ºC, muitas vezes chegando a 30ºC, com o recorde sendo 33ºC. Nos primeiros dez dias de maio, geralmente está ensolarado, mas o tempo pode mudar, levando a chuvas ou tempestades a cada dois ou três dias. O vento é uma brisa do mar com rajadas de até 50 km/h. O número médio de dias em maio em que a temperatura ultrapassa os 30ºC aumentou de 13 dias nos anos 1990 para 23 na última década. No ano passado, a superfície da pista atingiu 55ºC, um dos números mais altos em toda a temporada.
Em termos de estratégia, o GP de Miami é uma corrida de uma parada clássica, com os compostos Duro e Médio como favoritos. No ano passado, Verstappen largou da nona posição do grid com pneus Duros antes de trocar para Médios, enquanto os outros dois pilotos que chegaram ao pódio, Perez e Alonso, seguiram o caminho oposto (Médio e depois Duro). Esse é mais um fim de semana Sprint, consequentemente com apenas uma hora de treinos livres na manhã de sexta-feira para tentar encontrar a melhor configuração e avaliar o comportamento dos pneus. Na tarde do primeiro dia, é hora da Classificação Sprint, para estabelecer o grid para a Corrida Sprint no sábado de manhã. Depois disso, os regulamentos de parque fechado são brevemente suspensos para que as equipes possam trabalhar nos carros para a classificação e depois para o tradicional GP de domingo.