Verstappen conquista uma vitória tranquila em Interlagos

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP de São Paulo, o resultado nunca esteve em dúvida, mesmo com o segundo colocado Lando Norris terminando a dez segundos do vencedor e conquistado o ponto extra pela volta mais rápida da corrida, mostrando que a McLaren fez grandes progressos.
  • Fernando Alonso subiu ao terceiro degrau do pódio com uma exibição nas últimas voltas que fez a torcida aplaudir, ao travar um duelo incrível com Sergio Perez, foi uma chegada fotográfica, os dois estavam separados por apenas 53 milésimos de segundo na bandeirada final.
  • Esta foi a 52ª vitória de Max na carreira e a 17ª na temporada, ampliando seu recorde, Hoje, sua taxa de sucesso é de 85%, batendo o recorde anterior de 75% estabelecido por Alberto Ascari em 1952.

  • Na largada, 19 pilotos escolheram o Soft, sete deles optaram por um conjunto novo, Sargeant foi o único piloto a largar com Medium.
  • Na relargada, após o acidente na primeira volta que envolveu Albon, Magnussen, Piastri, Ricciardo e Hulkenberg, dois pilotos decidiram mudar a escolha, Piastri passou de Soft para Medium e Sargeant foi na direção oposta.
  • Dos 17 pilotos que alinharam para a segunda largada, apenas Ocon fez três paradas, utilizando três conjuntos de C4 e um de C3. Todos os demais optaram por duas paradas, com 15 pilotos seguindo a sequência C4-C3-C4, Piastri usou dois conjuntos de Soft após sua primeira passagem com Medium.
  • Norris fez o trecho mais longo no Médio, 32 voltas, Piastri estendeu ao máximo o trecho com Macio, 28 voltas.
  • Um fato interessante, a bandeira vermelha na volta 3 permitiu que dois pilotos Sargeant e Hulkenberg completassem a corrida inteira usando apenas o composto macio.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma corrida cheia de ação, antes mesmo da largada, a força dominante nesta temporada, Max Verstappen, conquistou a vitória, mas houve muita emoção! Norris mostrou grande ritmo, Alonso e Perez deixaram a multidão enlouquecida com o duelo nos momentos finais e houveram outras batalhas interessantes ao longo da corrida. Tudo isso em uma pista que é muito dura para os pneus com degradação significativa, os pilotos tiveram de trabalhar arduamente para os gerenciar, mas isso não os impediu de ultrapassar os seus rivais. A estratégia e o uso dos pneus confirmaram as nossas previsões antes da corrida, duas paradas foi a escolha preferida da grande maioria dos pilotos e o Soft o mais utilizado. Num tempo muito semelhante ao que tivemos na Sprint, o C4, embora necessitando de uma gestão cuidadosa, provou que, no geral, teve um desempenho melhor que o C3, até porque garantiu melhor aderência e escorregou menos. Quase todos usaram os médios no trecho intermediário, com números de voltas semelhantes aos dos macios".

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