Verstappen confirma, é o rei da Corrida Sprint

Texto e fotos: Pirelli

A corrida Sprint

  • Max Verstappen venceu a Corrida Sprint em Interlagos, seguido por Lando Norris e Sergio Perez, é a quarta vitória do holandês em “corridas curtas” das seis disputadas nesta temporada.
  • Depois de garantir o terceiro título mundial na corrida em Lusail, ele agora conquista o hipotético campeonato Sprint, as seis corridas (Baku, Spielberg, Spa, Lusail, Austin e Interlagos) compuseram o show de sábado com o Shootout seguido pela corrida.
  • Verstappen marcou 45 pontos, 20 a mais que o segundo colocado Perez e 22 mais que o terceiro, Carlos Sainz, que chegou hoje em oitavo lugar.
  • Quanto às equipes, a Red Bull conquistou 70 pontos à frente da Ferrari e da McLaren com 36. 15 pilotos e nove equipes pontuaram nas seis Sprints desta temporada.

  • Nesse formato as equipes têm mais opções na hora de decidir quais pneus usar, tanto em termos de compostos como se optam por novos ou usados.
  • Foi o que aconteceu também hoje, quando alguns times preferiram não utilizar um conjunto novo de Soft guardando para corrida principal.
  • As escolhas para a Sprint foram praticamente as mesmas vistas aqui no ano passado, 18-2 divisão entre Soft-Medium, 17-3 hoje, Sargeant e os dois pilotos Haas optaram pelo C3.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Interlagos é uma pista que sempre oferece muitas batalhas e isso aconteceu mais uma vez, com muitas ultrapassagens e algumas manobras realmente espetaculares. Foi um dia muito interessante do ponto de vista dos pneus, com temperaturas cerca de uma dúzia de graus mais altas que a mesma sessão do ano passado, seria de se esperar uma divisão mais igualitária no que diz respeito às escolhas das equipes entre o Soft e o Medium para a Sprint, no entanto, os números são praticamente os mesmos de 2022. Além disso, embora o Soft exigia uma gestão cuidadosa por parte dos pilotos, o Medium sofreu mais com a degradação, algo que agora teremos que olhar com muito cuidado. Os dados da Sprint serão ainda mais úteis do que o habitual na definição da estratégia para a corrida de domingo, quando podemos esperar temperaturas semelhantes as de hoje. Duas paradas é claramente a melhor opção, usando Soft e Medium, o macio mostrou-se uma escolha válida, mesmo durante um período bastante longo, por isso a chave será encontrar o equilíbrio certo entre a duração das várias etapas da corrida e a ordem de usar os compostos. Não se deve descartar uma estratégia de três paradas, mesmo que, na teoria, não seja a mais rápida, para quem quer tentar forçar mais sem se preocupar com a gestão dos pneus numa pista onde as ultrapassagens são possíveis em vários locais. Por fim, vale lembrar que o undercut pode ser muito eficaz aqui".