Produzido com materiais recicláveis e biodegradáveis, em substituição às longas cadeias de polímeros sintéticos, novo papel possui desempenho superior em comparação ao produto atual e uma pegada sustentável, em linha com necessidade global de redução de CO2 equivalente

Texto e fotos: Tecfil

A Tecfil em parceria com a Ahlstrom anuncia um papel sustentável inédito no mundo para filtros automotivos. O produto, desenvolvido pela Ahlstrom em seu centro de tecnologia no Brasil, após anos de pesquisa sobre a substituição de materiais sintéticos por materiais recicláveis e/ou biodegradáveis, passa a ser usado pela Tecfil, que teve participação ativa nos testes e validação do papel nos filtros.

A tecnologia será inicialmente utilizada nos filtros de óleo da Tecfil, que atendem a mais de 4.000 modelos de veículos leves, pesados e motocicletas, e, posteriormente, nos filtros de ar. O diferencial tecnológico do material está em seu apelo ecológico. Seu Single Score - indicador proposto pela pegada ecológica da Comissão Europeia que avalia o impacto ambiental geral de um produto -, é 16% menor, com destaque para a redução de 18% na emissão de CO2 equivalente, graças a uma diminuição nas emissões de matérias-primas e transporte a montante.