P Zero para asfalto e P Zero Winter para os meses mais frios tambĂ©m estĂ£o disponĂ­veis para a Ăºltima versĂ£o do coupĂ©

Texto e fotos: Pirelli

Pela primeira vez, a Porsche especificarĂ¡ um pneu off-road da Pirelli como equipamento original para o 911: o Scorpion All Terrain Plus, que foi projetado para as condições mais desafiadoras. O carro Ă© o novo Porsche 911 Dakar, uma reinterpretaĂ§Ă£o do clĂ¡ssico coupĂ© em formato all-terrain, que foi projetado para maximizar suas capacidades off-road. O novo Porsche Ă© oferecido exclusivamente com pneus Pirelli como equipamento original, incluindo pneus de verĂ£o P Zero para uso no asfalto e P Zero Winter para Ă³tima aderĂªncia nos meses mais frios.

O Pirelli Scorpion All Terrain Plus Ă© o pneu da linha Scorpion que foi especificamente projetado para oferecer resistĂªncia e suporte nos terrenos mais exigentes, mas foi adaptado para permitir ao Porsche 911 Dakar a versatilidade de um off-road, bem como o alto desempenho que sempre caracterizou este Ă­cone esportivo. Um programa de desenvolvimento exclusivo foi realizado para atingir essas metas, que se baseou fortemente na experiĂªncia da Pirelli em pneus Ultra-high Performance para os carros mais rĂ¡pidos do mundo. O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli estreou com este produto uma nova famĂ­lia de compostos, capazes de lidar com o desempenho deste carro tanto em superfĂ­cies escorregadias quanto no asfalto. AlĂ©m disso, a estrutura do pneu foi reforçada – especialmente na traseira – e otimizada para melhorar a Ă¡rea de contato. Comparado com o tradicional Scorpion All Terrain Plus, o novo pneu para o Porsche 911 Dakar apresenta uma banda de rodagem que oferece igualmente desempenho competitivo no seco, tornando-o tĂ£o eficaz em um circuito quanto no deserto. Tudo isso sem comprometer os aspectos fundamentais que um pneu precisa para o uso diĂ¡rio, como estabilidade, segurança e conforto. Ao longo do cronograma de testes ao ar livre para este pneu, a Pirelli dirigiu o 911 Dakar em todos os principais campos de testes da Europa, bem como em vĂ¡rias pistas representativas de uma ampla gama de condições.

A Pirelli e a Porsche desfrutam de uma longa histĂ³ria de colaboraĂ§Ă£o, com o Porsche 911 sendo o primeiro carro a receber um pneu Pirelli marcado (neste caso, com o sĂ­mbolo 'N') em 1982. Como resultado, a estratĂ©gia do ‘perfect fit’ da Pirelli nasceu com a Porsche: denotando pneus desenvolvidos em paralelo com as montadoras de maior prestĂ­gio do mundo, que sĂ£o feitos sob medida para carros com os mais altos nĂ­veis de desempenho.