Verstappen conquista mais uma pole, agora usando o composto C5

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • Mesmo com uma indicação de pneus mais macios em comparação com o fim de semana passado, a estratégia mais rápida para o GP da Áustria de 71 voltas, as mesmas da corrida passada, deve ser de apenas uma parada.
  • Os ponteiros optaram pelo Yellow Médio para passar pelo Q2 e começar a corrida, significa que o Médio seguido pelo White Hard será provavelmente a estratégia que eles farão e deve ser repetida por vários outros pilotos que vão começar com o mesmo composto.
  • Por outro lado, duas paradas com dois stints com o Soft e uma com o Médio ou Hard (que pode ser a do meio) ou usando os três compostos é também uma boa opção e pode ser uma alternativa interessante de 'sprint'.
  • No final das contas, grande parte da estratégia será influenciada pela temperatura da pista, o clima ao redor do Red Bull Ring permanece bastante imprevisível depois de algumas chuvas durante o fim de semana.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "A nova seleção de compostos mais macios para esta corrida já influenciou a estratégia para este fim de semana, com vários pilotos tentando passar o Q2 com pneus Médios, serão seis entre os 10 primeiros. Isso adiciona um pouco de flexibilidade à estratégia, mas não foi fácil de garantir na classificação, já que o pneu Soft ainda confere uma vantagem de velocidade difícil de alcançar. As temperaturas estavam extremamente altas hoje, mas não deve ser assim no GP de amanhã, adicionando outra variável interessante ao que já é uma corrida estrategicamente complexa, com uma ou duas paradas sendo esperadas".