O novo sistema combinará uma unidade de energia auxiliar comprovada em voo com um gerador de alta eficiência
Texto e fotos: Honeywell
A Honeywell (NASDAQ: HON) está desenvolvendo uma fonte de energia para aeronaves elétricas híbridas, cuja primeira demonstração está programada para o terceiro trimestre de 2021. Com 170 quilos, o gerador Honeywell de 1 Megawatt pesa quase o mesmo que uma motocicleta, mas fornece energia suficiente para abastecer um quarteirão inteiro de casas. Este gerador será combinado com a unidade de energia auxiliar Honeywell HGT1700, atualmente instalada em todos os Airbus A350 XWBs, para formar um turbogerador 2,5 vezes mais potente do que a versão que a empresa lançou em 2019.
O novo turbo gerador da Honeywell será capaz de funcionar com biocombustível de aviação, incluindo o Honeywell Green Jet Fuel, que é quimicamente semelhante ao combustível fóssil, mas feito de alternativas mais sustentáveis, bem como combustível de aviação convencional e diesel. O turbo gerador Honeywell pode operar motores elétricos de alta potência ou carregar baterias e pode ser usado em drones de carga, táxis aéreos ou mesmo aeronaves regionais. "Há uma necessidade inerente de energia elétrica e híbrida-elétrica conforme o segmento de Mobilidade Aérea Urbana se concretiza à medida que os VANTs entram em serviço", disse Stephane Fymat, Vice-Presidente e Gerente Geral de Sistemas Aéreos não tripulados e Mobilidade Aérea Urbana na Honeywell Aerospace. "Nossos turbo geradores fornecem um pacote leve e seguro para atender esses segmentos em crescimento e estamos projetando novas soluções para satisfazer às necessidades de dois clientes que estão desenvolvendo os veículos aéreos do futuro",
Tradicionalmente, as aeronaves usam motores que queimam combustível para girar mecanicamente os rotores, hélices ou ventiladores. No entanto, muitos projetos recentes usam arquitetura de propulsão elétrica distribuída, na qual diversos motores elétricos podem ser inclinados ou desligados para decolagem vertical e voo horizontal. Um turbo gerador Honeywell pode fornecer energia elétrica para vários motores elétricos em qualquer lugar de uma aeronave. "O legado incomparável da Honeywell de fabricação de unidades de potência auxiliares e motores de turbina a gás nos permite criar conjuntos de força exclusivos para os veículos do futuro", disse Taylor Alberstadt, Diretor Sênior de Desenvolvimento de Negócios de Sistemas de Propulsão da Honeywell. "Acreditamos que o futuro da aviação incluirá muitos novos tipos de sistemas de propulsão e energia, e a Honeywell está preparada para liderar seu desenvolvimento".
Em dezembro, a Honeywell assinou um acordo com a startup britânica Faradair Aerospace para colaborar no desenvolvimento de sistemas e uma unidade de turbogeração que funcionará com combustível de aviação sustentável para abastecer a aeronave bioelétrica híbrida de Faradair (BEHA). Faradair pretende colocar em serviço 300 híbridos elétricos BEHA até 2030, dos quais 150 serão configurados para supressão de incêndio. A Honeywell está em discussões avançadas com outros clientes potenciais de turbo geradores para definir os requisitos de energia com base nos perfis de missão exigidos por vários fabricantes. A Honeywell revelou seu primeiro turbo gerador da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na HAI HELI-EXPO 2019 em Atlanta. O motor combinou ou HTS900 turboalimentado dá à Honeywell dois geradores de 200 quilowatts. Desde então, a empresa continuou a aumentar sua atuação no segmento de UAM, especialmente para avanços em conjuntos de propulsão elétrica e híbrido-elétrica.
A companhia é líder no segmento emergente de UAM, oferecendo uma linha completa de sistemas operacionais, aviônicos e de propulsão, todos projetados para cargas autônomas e pilotadas e veículos de decolagem e aterrissagem verticais. A Honeywell também tem experiência em certificação e integração aeroespacial para permitir a comercialização desses veículos. A Honeywell foi pioneira no mercado de combustível de aviação sustentável com seu processo UOP Ecofining. Honeywell Green Jet Fuel produzido mediante este processo se mistura com o combustível de aviação à base de petróleo em escala comercial. Quando utilizado em uma combinação de até 50% com combustível de aviação à base de petróleo, o Honeywell Green Jet Fuel ™ não requer alterações na tecnologia da aeronave e atende a todas as especificações críticas de voo.
0 Comentários