O crossover da montadora japonesa faz sucesso no
segmento mais disputado do mercado
Texto: Eduardo
Abbas
Fotos: Honda
Aumentar a famĂlia, esse Ă© o sonho de muitos brasileiros, mas faltam alguns detalhes e sobram incertezas, serĂ¡ que conseguiremos dar conta? Vai dar certo? Na indĂºstria automotiva Ă© mais ou menos a mesma coisa, quando se pensa em aumentar a “famĂlia” (tratada pomposamente como LineUp) essas mesmas dĂºvidas pairam sobre as cabeças dos criadores e, principalmente, dos seus vendedores, afinal de contas, quem fabrica precisa encontrar quem compre.
Por mais que sobrem incertezas, sobra qualidade e confiança, quando uma montadora como a Honda resolve ousar e investir seu Know How em um novo modelo baseado em outro de enorme sucesso. Como eu sempre estou aqui para te ajudar a escolher um modelo que se adapte a sua rotina de vida, desta vez avaliei durante uma semana o WR-V EX, um desses modelos que a gente retira e nĂ£o quer devolver pro fabricante.
Ele Ă© o herdeiro que toda famĂlia quer ter, o melhor marido que uma sogra pode imaginar, um filho prĂ³digo que vai continuar honrando o nome de seus ancestrais, e aĂ entenda-se o Honda Fit, que serĂ¡ substituĂdo por outro modelo, quem tiver saudade pode optar por este japonĂªs mais parrudo. Ele Ă© tratado como SUV compacto, teve algumas mudanças estĂ©ticas na linha 2021 como a nova grade frontal, farĂ³is de design renovado e tecnologia de LED, traseira com novo pĂ¡ra-choque, novas lanternas em LED e rodas de 16 polegadas com acabamento escurecido.
A parte mecĂ¢nica Ă© aquela que faz sucesso: motor 1.5 i-VTEC FlexOne de 116 cv e 15,3 kgf.m de torque com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina, note que quase nĂ£o existe diferença de desempenho, fica por conta do seu bolso escolher o combustĂvel, o modelo que avaliei estava abastecido com gasolina. A transmissĂ£o Ă© a CVT com conversor de torque e traz o conforto de Paddle Shifts para quem quiser “esticar” as trocas.
O WR-V EX Ă© muito gostoso de dirigir, a preocupaĂ§Ă£o dos japoneses com o bem estar do motorista e dos passageiros marcam sempre positivamente os carros da marca. Para se ter ideia, o sistema Magic Seat tem nos assentos versatilidade e ergonomia, no caso do motorista, a regulagem de altura e profundidade do volante em conjunto com o ajuste de altura do banco te colocam em uma posiĂ§Ă£o Ă³tima para dirigir.
Andando pelas ruas da cidade de SĂ£o Paulo, nota-se que o motor trabalha em regime de rotações muito baixas e o cambio estĂ¡ sempre em uma marcha alta, isso impacta no desempenho e economia, ele tem respostas rĂ¡pidas quando se precisa e gasta pouco combustĂvel quando se esta rodando sem muita pressa. Com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo ficou em 11,5 km/l, com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado o tempo todo.
O conforto interno do WR-V EX contempla vĂ¡rios equipamentos, ele tem direĂ§Ă£o eletroassistida, vidros elĂ©tricos nas quatro portas, retrovisores elĂ©tricos com setas integradas, ar-condicionado digital e automĂ¡tico, central multimĂdia de 7 polegadas, volante multifunĂ§Ă£o revestido, controle de cruzeiro, sistema de Ă¡udio com conexĂ£o Bluetooth, cĂ¢mera de rĂ©, sensores de estacionamento traseiros, alĂ©m de um espetacular isolamento acĂºstico que cria na cabine um ambiente de calma e tranquilidade durante toda a viagem.
Por falar em viagem, ele Ă© muito bom na estrada, tanto para quem viaja na frente quanto que estĂ¡ nos bancos de traz. Fiz uma avaliaĂ§Ă£o tipo bate-volta, vivemos ainda uma pandemia que insiste em nĂ£o ir embora e nĂ£o Ă© chegado o momento de se fazer turismo. A rodovia escolhida foi a Castelo Branco e o trajeto que fiz Ă© atĂ© a entrada de Alphaville, optei por esse roteiro porque pude limitar a velocidade em 70 km/h na Marginal Pinheiros e 120 km/h atĂ© o destino, logo que entrei na pista.
O comportamento do WR-V EX Ă© excelente, sem usar o Cruise Control e apenas controlando a velocidade no pĂ©, se nota que o conjunto mecĂ¢nico nĂ£o faz muita força e conversa amigavelmente. Com aceleraĂ§Ă£o plena e constante em qualquer situaĂ§Ă£o, seja em retomada de velocidade ou procurando alcançar o limite da rodovia, esses elementos atuando em conjunto de forma harmĂ´nica impactam positivamente na economia de combustĂvel, com dados do computador de bordo, o consumo mĂ©dio ficou em Ă³timos 12,5 km/l, isso com trĂªs pessoas a bordo e ar-condicionado ligado.
A garantia de uma viagem tranquila Ă© tambĂ©m pela quantidade de equipamentos voltados Ă segurança que o WR-V EX tem, entre eles estĂ£o o controle de estabilidade e traĂ§Ă£o (VSA), assistente de partida em aclive (HSA), luzes de frenagem de emergĂªncia (ESS), sensor crepuscular, freios ABS com EBD, barras de proteĂ§Ă£o nas portas, airbags frontais e laterais enfim, tudo de melhor que um carro desse nĂvel tem para garantir a integridade dos ocupantes e assustar os concorrentes.
O WR-V EX tem preço inicial sugerido de R$ 101.800, 6 cores para achar a sua, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, muitos acessĂ³rios para escolher, revisões com agendamento, peças genuĂnas, AssistĂªncia 24 horas, Express Service, financiamento Evolution Honda, Test Drive nas concessionĂ¡rias para agendar e sim, com ele vocĂª pode finalmente entrar para uma famĂlia que vai transformar sua vida e te dar felicidade pura, como sempre deve ser.
Ficha Técnica
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Motor |
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1.5L i-VTEC SOHC |
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CombustĂvel |
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Etanol / Gasolina - FlexOne |
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Cilindrada
(cm³) |
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1.497 |
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DiĂ¢metro
dos cilindros x curso dos pistões (mm) |
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73 X 89,4 |
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Nº de
cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por cilindro |
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4/Em
Linha/4 |
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PosiĂ§Ă£o |
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Transversal |
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PotĂªncia
mĂ¡xima - cv / rpm |
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(E) 116/6000 - (G) 115/6600 |
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Torque
mĂ¡ximo - kgfm / rpm |
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(E) 15,3/4800 - (G) 15,2/4800 |
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Taxa
de compressĂ£o |
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11,4 : 1 |
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FormaĂ§Ă£o
de mistura |
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InjeĂ§Ă£o EletrĂ´nica PGM-FI |
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TransmissĂ£o |
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CĂ¢mbio |
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CVT |
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Embreagem |
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Conversor De Torque |
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Rodas
motrizes |
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Dianteira |
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Relações
de marchas |
1ª |
2,526
A 0,408 |
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2ª |
- |
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3ª |
- |
|
|
4ª |
- |
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5ª |
|
|
|
6ª |
|
|
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RĂ© |
2,706 A 1,3822 |
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Dif |
4,992 |
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||
SuspensĂ£o |
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Dianteira |
Independente Tipo MacPherson |
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Traseira |
Interdependente, Por Eixo De TorĂ§Ă£o |
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DireĂ§Ă£o |
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|
Tipo |
Elétrica EPS, Sem Escovas |
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|
DiĂ¢metro
de giro do veĂculo (m) |
5,3 |
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Voltas
no volante (batente a batente) |
2,79 |
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Freios |
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Dianteiros |
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Disco Ventilado 262 Mm |
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Traseiros |
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Tambor |
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Rodas e pneus |
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Liga Leve 16 X6 |
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Pneus 195/60 R16 |
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Dimensões externas (mm) |
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Comprimento |
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4.068 |
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Largura
(inclui retrovisores) |
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2.076 |
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Altura
(teto) |
|
1.599 |
|
DistĂ¢ncia
entre eixos |
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2.555 |
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Bitola
dianteira/traseiro |
|
1.497 / 1.336 |
|
Dimensões internas (mm) |
|
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NĂºmero
ocupantes |
|
5 |
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Head
room (frente / tras.) |
|
1003 / 953 |
|
Leg
room (frente / tras.) |
|
1052 / 997 |
|
Shoulder
room (frente / tras.) |
|
1.393 / 1.336 |
|
Capacidades (litros) |
|
|
|
Porta
malas (litros) |
|
363 |
|
Tanque
de combustĂvel (litros) |
|
45,3 |
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Pesos (kg) |
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Em
ordem de marcha |
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1.123 |
|
Peso
mĂ¡ximo permitido |
|
1.590 |
|
ManutenĂ§Ă£o |
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Revisões,
km/tempo |
10.000 / 12 meses o que ocorrer primeiro |
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|
Troca
de Ă³leo do motor, km/tempo |
10.000 / 12 meses o que ocorrer primeiro |
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Garantia |
TrĂªs anos sem limite de quilometragem |
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