O crossover da montadora japonesa faz sucesso no segmento mais disputado do mercado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Aumentar a famĂ­lia, esse Ă© o sonho de muitos brasileiros, mas faltam alguns detalhes e sobram incertezas, serĂ¡ que conseguiremos dar conta? Vai dar certo? Na indĂºstria automotiva Ă© mais ou menos a mesma coisa, quando se pensa em aumentar a “famĂ­lia” (tratada pomposamente como LineUp) essas mesmas dĂºvidas pairam sobre as cabeças dos criadores e, principalmente, dos seus vendedores, afinal de contas, quem fabrica precisa encontrar quem compre.

Por mais que sobrem incertezas, sobra qualidade e confiança, quando uma montadora como a Honda resolve ousar e investir seu Know How em um novo modelo baseado em outro de enorme sucesso. Como eu sempre estou aqui para te ajudar a escolher um modelo que se adapte a sua rotina de vida, desta vez avaliei durante uma semana o WR-V EX, um desses modelos que a gente retira e nĂ£o quer devolver pro fabricante.

Ele Ă© o herdeiro que toda famĂ­lia quer ter, o melhor marido que uma sogra pode imaginar, um filho prĂ³digo que vai continuar honrando o nome de seus ancestrais, e aĂ­ entenda-se o Honda Fit, que serĂ¡ substituĂ­do por outro modelo, quem tiver saudade pode optar por este japonĂªs mais parrudo. Ele Ă© tratado como SUV compacto, teve algumas mudanças estĂ©ticas na linha 2021 como a nova grade frontal, farĂ³is de design renovado e tecnologia de LED, traseira com novo pĂ¡ra-choque, novas lanternas em LED e rodas de 16 polegadas com acabamento escurecido.

A parte mecĂ¢nica Ă© aquela que faz sucesso: motor 1.5 i-VTEC FlexOne de 116 cv e 15,3 kgf.m de torque com etanol e 115 cv e 15,2 kgf.m com gasolina, note que quase nĂ£o existe diferença de desempenho, fica por conta do seu bolso escolher o combustĂ­vel, o modelo que avaliei estava abastecido com gasolina. A transmissĂ£o Ă© a CVT com conversor de torque e traz o conforto de Paddle Shifts para quem quiser “esticar” as trocas.

O WR-V EX Ă© muito gostoso de dirigir, a preocupaĂ§Ă£o dos japoneses com o bem estar do motorista e dos passageiros marcam sempre positivamente os carros da marca. Para se ter ideia, o sistema Magic Seat tem nos assentos versatilidade e ergonomia, no caso do motorista, a regulagem de altura e profundidade do volante em conjunto com o ajuste de altura do banco te colocam em uma posiĂ§Ă£o Ă³tima para dirigir.

Andando pelas ruas da cidade de SĂ£o Paulo, nota-se que o motor trabalha em regime de rotações muito baixas e o cambio estĂ¡ sempre em uma marcha alta, isso impacta no desempenho e economia, ele tem respostas rĂ¡pidas quando se precisa e gasta pouco combustĂ­vel quando se esta rodando sem muita pressa. Com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo ficou em 11,5 km/l, com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado o tempo todo.

O conforto interno do WR-V EX contempla vĂ¡rios equipamentos, ele tem direĂ§Ă£o eletroassistida, vidros elĂ©tricos nas quatro portas, retrovisores elĂ©tricos com setas integradas, ar-condicionado digital e automĂ¡tico, central multimĂ­dia de 7 polegadas, volante multifunĂ§Ă£o revestido, controle de cruzeiro, sistema de Ă¡udio com conexĂ£o Bluetooth, cĂ¢mera de rĂ©, sensores de estacionamento traseiros, alĂ©m de um espetacular isolamento acĂºstico que cria na cabine um ambiente de calma e tranquilidade durante toda a viagem.

Por falar em viagem, ele Ă© muito bom na estrada, tanto para quem viaja na frente quanto que estĂ¡ nos bancos de traz. Fiz uma avaliaĂ§Ă£o tipo bate-volta, vivemos ainda uma pandemia que insiste em nĂ£o ir embora e nĂ£o Ă© chegado o momento de se fazer turismo. A rodovia escolhida foi a Castelo Branco e o trajeto que fiz Ă© atĂ© a entrada de Alphaville, optei por esse roteiro porque pude limitar a velocidade em 70 km/h na Marginal Pinheiros e 120 km/h atĂ© o destino, logo que entrei na pista.

O comportamento do WR-V EX Ă© excelente, sem usar o Cruise Control e apenas controlando a velocidade no pĂ©, se nota que o conjunto mecĂ¢nico nĂ£o faz muita força e conversa amigavelmente. Com aceleraĂ§Ă£o plena e constante em qualquer situaĂ§Ă£o, seja em retomada de velocidade ou procurando alcançar o limite da rodovia, esses elementos atuando em conjunto de forma harmĂ´nica impactam positivamente na economia de combustĂ­vel, com dados do computador de bordo, o consumo mĂ©dio ficou em Ă³timos 12,5 km/l, isso com trĂªs pessoas a bordo e ar-condicionado ligado.

A garantia de uma viagem tranquila Ă© tambĂ©m pela quantidade de equipamentos voltados Ă  segurança que o WR-V EX tem, entre eles estĂ£o o controle de estabilidade e traĂ§Ă£o (VSA), assistente de partida em aclive (HSA), luzes de frenagem de emergĂªncia (ESS), sensor crepuscular, freios ABS com EBD, barras de proteĂ§Ă£o nas portas, airbags frontais e laterais enfim, tudo de melhor que um carro desse nĂ­vel tem para garantir a integridade dos ocupantes e assustar os concorrentes.

WR-V EX tem preço inicial sugerido de R$ 101.800, 6 cores para achar a sua, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, muitos acessĂ³rios para escolher, revisões com agendamento, peças genuĂ­nas, AssistĂªncia 24 horas, Express Service, financiamento Evolution Honda, Test Drive nas concessionĂ¡rias para agendar e sim, com ele vocĂª pode finalmente entrar para uma famĂ­lia que vai transformar sua vida e te dar felicidade pura, como sempre deve ser.

Ficha Técnica

Motor

 

1.5L i-VTEC SOHC

CombustĂ­vel

 

Etanol / Gasolina - FlexOne

Cilindrada (cm³)

 

1.497

DiĂ¢metro dos cilindros x curso dos pistões (mm)

 

73 X 89,4

Nº de cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por cilindro

 

4/Em Linha/4

PosiĂ§Ă£o

 

Transversal

PotĂªncia mĂ¡xima - cv / rpm

 

(E) 116/6000 - (G) 115/6600

Torque mĂ¡ximo - kgfm / rpm

 

(E) 15,3/4800 - (G) 15,2/4800

Taxa de compressĂ£o

 

11,4 : 1

FormaĂ§Ă£o de mistura

 

InjeĂ§Ă£o EletrĂ´nica PGM-FI

TransmissĂ£o

 

 

CĂ¢mbio

 

CVT

Embreagem

 

Conversor De Torque

Rodas motrizes

 

Dianteira

Relações de marchas

1ª

2,526 A 0,408

 

2ª

-

 

3ª

-

 

4ª

-

 

5ª

 

 

6ª

 

 

RĂ©

2,706 A 1,3822

 

Dif

4,992

 

SuspensĂ£o

 

Dianteira

Independente Tipo MacPherson

Traseira

Interdependente, Por Eixo De TorĂ§Ă£o

DireĂ§Ă£o

 

 

Tipo

Elétrica EPS, Sem Escovas

DiĂ¢metro de giro do veĂ­culo (m)

5,3

Voltas no volante (batente a batente)

2,79

Freios

 

 

Dianteiros

 

Disco Ventilado 262 Mm

Traseiros

 

Tambor

Rodas e pneus

 

 

 

 

Liga Leve 16 X6

 

 

Pneus 195/60 R16

Dimensões externas (mm)

 

 

Comprimento

 

4.068

Largura (inclui retrovisores)

 

2.076

Altura (teto)

 

1.599

DistĂ¢ncia entre eixos

 

2.555

Bitola dianteira/traseiro

 

1.497 / 1.336

Dimensões internas (mm)

 

 

NĂºmero ocupantes

 

5

Head room (frente / tras.)

 

1003 / 953

Leg room (frente / tras.)

 

1052 / 997

Shoulder room (frente / tras.)

 

1.393 / 1.336

Capacidades (litros)

 

 

Porta malas (litros)

 

363

Tanque de combustĂ­vel (litros)

 

45,3

Pesos (kg)

 

 

Em ordem de marcha

 

1.123

Peso mĂ¡ximo permitido

 

1.590

ManutenĂ§Ă£o

 

 

Revisões, km/tempo

10.000 / 12 meses o que ocorrer primeiro

Troca de Ă³leo do motor, km/tempo

10.000 / 12 meses o que ocorrer primeiro

Garantia

TrĂªs anos sem limite de quilometragem