Estratégia de uma parada dá asas a Verstappen

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Max Verstappen conquistou a segunda vitória consecutiva e a quarta no ano graças a estratégia Médio-Hard e uma parada, ele ganhou de ponta a ponta na Áustria. Lewis Hamilton terminou em segundo com a mesma estratégia, mas antes do final, fez uma segunda parada na penúltima volta para colocar os pneus soft e ganhar o ponto extra pela volta mais rápida.
  • O piloto mais bem classificado que começou com o pneu P Zero Red Soft foi Sergio Perez, ele terminou em quarto depois de ser ultrapassado por Valtteri Bottas nos pits. Perez fez uma segunda parada para colocar os P ​​Zero Yellow Médio 17 voltas antes do fim da corrida e tentar recuperar terreno em relação ao finlandês, acabou não dando certo.

  • Quase todos os pilotos pararam uma vez, com exceção de quatro: Hamilton, Perez, Leclerc, que acabou terminando em sétimo, e Nicholas Latifi.
  • Os pilotos que tinham escolha livre de pneus optaram pelo Médio (menos Kimi Raikkonen) por ser a escolha mais versátil. No entanto, obviamente não era uma opção para aqueles que haviam definido seus melhores tempos no Q2 com o composto Soft.
  • Apesar de previsão de chuva para o fim de semana e algumas nuvens escuras no final do GP, mais uma vez o tempo molhado não se materializou ao longo das 71 voltas, ao contrário, as condições eram quentes e secas com 31º ambiente e 47º na pista na largada.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "O composto médio foi o melhor para começar a corrida e é por isso que foi escolhido por quase todos os pilotos fora os primeiros do grid, sete deles foram obrigados a começar a corrida com o Soft. Tudo isso se traduziu em uma grande divisão de estratégias no início e, como consequência, essa variação continuou ao longo da corrida, com quatro táticas diferentes usadas nos cinco primeiros finalistas. Para a segunda parte, o Hard foi a melhor opção. Mais uma vez a chuva antecipada não se materializou, em vez disso as condições foram quentes, com temperaturas da pista de até 49º, o que obviamente influenciou no comportamento dos pneus. No entanto, vimos algumas passagens longas com mais de 40 voltas com os compostos Médio e Hard, bem como muita velocidade com o composto Soft, o que permitiu a Hamilton dar a volta mais rápida no final da corrida".

Campeonato