Gustávia em um dia: o roteiro perfeito para passeios curtos

Texto e fotos: St. Barth Properties

Tudo começa no porto!
Sua visita começa no porto, para muitos uma chegada pelo píer, se você chegar cedo o suficiente pode conhecer o mercado de peixes, próximo dali, que representa uma das mais tradicionais atividades da ilha.


Pela manhã, esse mercado é onde os nativos (les-Saint-Barth), costumam se reunir e você poderá ouvir, se escutar atentamente, o idioma Patois, um dos vários dialetos falados na ilha. Você pode aproveitar os cafés à beira-mar. Se estiver disposto, após o café pode caminhar alguns metros até uma colina íngreme que leva ao farol e à estação meteorológica.

Gustávia, compras e glamour
Para aqueles que não querem trilhar até o farol tem outras duas opções: compas e cultura. Quanto as compras, Gustávia com certeza tem as melhores lojas no Caribe. Uma das vantagens é que as lojas estão localizadas em ruas próximas ao porto. Boutiques de moda e lojas de joias de luxo oferecem as mais reconhecidas marcas do mundo e designers que criaram coleções que refletem Saint Barth com uma mistura de simplicidade, elegância e relaxamento. Jovens atletas vão querer passar nas lojas de surfe na cidade. Assim como a loja naútica que está localizada perto do cais e é repleta de ferramentas para aprimorar a sua embarcação.

Um toque da Suécia e jardins secretos
No lado cultural de Saint Barth tem muito para ser visto. Há alguns vestígios da época em qua Suécia comandou a ilha. Como é o caso da Torre do Relógio Suíço e o prédio administrativo localizado em um pequeno parque após o porto. A igreja católica e a igreja anglicana coexistem em uma harmonia divina no final da cidade, onde também há algumas casas tradicionais sobreviventes aos anos e que estão sendo revitalizadas, com seus jardins secretos que podem ser descobertos. Quando chegar a hora do almoço você poderá conhecer um dos muitos restaurantes em Gustávia. Existem diversas opções de experiências gastronômicas, do mais simples ao mais requintado sabor internacional: Francês, Italiano, Asiático... as opções são muitas!

Cheeseburger no paraíso
Uma menção especial ao Le Select, o primeiro e por muito tempo o único bar-restaurante em Gustávia, aberto há mais de 60 anos pelo Marius Stakelborough. É um local visitado pelos nativos e turistas, bem ao centro da cidade. O restaurante ao ar live é conhecido por seus hamburgueres, um deles nomeado após a música famosa de Jimmy Buffet's "Cheeseburger in Paradise", já no bar você encontra diversos tipos de Rum caribenho. As mesas ficam no jardim, entre as árvores. Um tour pelo interior é uma das obrigações, sua decoração cria uma espécie de museu, contando a história da ilha e do restaurante.

Vistas panorâmicas e vestígios históricos
O itinerário cultural continua com uma trilha até o Forte Karl. Hoje sendo preservado pelo Marine Park da ilha, antes era abandonado por não servir mais como forte. Do topo uma vista panorâmica de tirar o fôlego, com o porto de um lado e as ilhas de Saba, St. Eustatius, St. Kitts e Nevis do outro, seguido de uma visão de Shell Beach (Praia de Conchas). No local é possível encontrar vestígios da base do forte. Também um ótimo local para ver o pôr do Sol. Retorne em direção ao porto, através de pequenas ruas e chegará até a Wall House, uma imponete estrutura de pedra cujo nome continua um mistério. Dentro você encontrará uma coleção de objetos que relembram o glorioso e modesto passado da ilha, dos dias em que era chamada de Ouanalao pelos Aruaques até ser batizada de Saint Barthélemy pelo Christopher Columbus. Além de toda a sua história política, sendo governada pela França, depois Inglaterra, passando pela Suécia e voltando à França. O museu ilustra a vida difícil dos nativos da ilha após os primeiros turistas descobrirem sua terra.

Pôr do sol
Ao final da tarde, é hora de andar por Shell Beach. É o ponto perfeito para um mergulho relaxante ou um drink especial no bar da praia, enquanto espera o Sol se pôr no horizonte. Se você veio à cidade apenas para o dia, provavelmente é horário de voltar ao barco, pondendo ver o pôr do Sol, em movimento pelas águas caribenhas.


Se tiver um pouco mais de tempo em Gustávia, talvez tenha um momento para tomar um drink beira-mar, ou um jantar à luz de velas? Ou quem sabe dançar nas pistas com uma mixagem direta de Paris, Kingston, Ibiza, New York? A noite é livre!