Lewis Hamilton conquistou a Pole Position em Monte Carlo usando o composto C5, o mais macio do fim de semana

Texto e fotos: Pirelli

Ele se classificou à frente de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas e Max Verstappen que ficou em terceiro.


Hamilton recebeu o prêmio Pirelli Pole Position das mãos de Sir Jackie Stewart, fundador da organização Race Against Dementia, que recebe a arrecadação do leilão de um pneu Pirelli idêntico ao da conquista da pole no fim de semana do GP de Mônaco.

Possíveis estratégias de corrida
Teoricamente, a estratégia  mais eficaz para a corrida de Mônaco que tem 78 voltas é a de uma parada. A janela de pit stop é muito grande, devido ao baixo desgaste e degradação dos pneus neste circuito, a maneira mais rápida é começar no composto Soft, depois mudar para o pneu Hard em qualquer ponto entre as voltas 10 e 22, de acordo a tática de cada equipe. Essa janela significa que as equipes podem aproveitar ao máximo ficar na pista caso entre um Safety Car, uma forte possibilidade em Mônaco.


Uma estratégia um pouco mais lenta é começar com o Soft e depois mudar para o Médio em qualquer ponto entre as voltas 18 e 25. Obviamente, isso requer um pouco mais de cuidado com os pneus, pois significa andar mais com um composto mais mole. Por fim, as duas paradas, mas isso só seria relevante se a degradação do Soft fosse maior do que o esperado no caso de temperaturas mais altas, as paradas seriam de 10 a 12 voltas cada, seguidas por um stint final no pneu Hard.


Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “O pneu Soft foi utilizado do início ao fim da classificação, a pista tinha condições um pouco mais quentes se comparada com os dias anteriores, devemos assistir a uma corrida de uma só parada amanhã, a menos que algo inesperado aconteça ou que haja maior degradação do que o previsto no pneu Soft. Dependendo da estratégia escolhida pelos pilotos, pode haver algum grau de gerenciamento de pneus, uma primeira parte longa no Soft ou um longo período com o Médio, por exemplo. A estratégia aqui é freqüentemente influenciada pelo Safety Car, então, como sempre, isso pode ser decisivo”.

Jogos de pneus disponíveis para a corrida