Uma aula de pilotagem do pentacampeão nas ruas do principado

Texto e fotos: Pirelli

Lewis Hamilton afirmou: "foi a corrida mais difícil que eu já tive", com uma estratégia de uma parada para trocar do Soft para o Médio durante o safety car na volta 11, o piloto da Mercedes precisou controlar seu ritmo na pista. Usando o composto amarelo, ele teve que se virar com seus perseguidores que se aproximavam usando o composto Hard, essa guerra foi até o final das 78 voltas do GP.


Pontos chave
  • O safety car foi acionado na volta 11 por causa dos destroços deixados pela Ferrari de Charles Leclerc que bateu em outro carro na tentativa de ultrapassagem, a maioria dos pilotos usou este safety car para fazer o pit stop.
  • Hamilton, que era o líder da prova, colocou pneus Médios. Depois da parada, Max Verstappen ficou em segundo lugar, ele colocou o composto Hard, mas acabou sendo penalizado com cinco segundos pela confusão na saída do pit lane, com isso sua corrida teve um novo objetivo e foco que era ultrapassar Hamilton e abrir, não conseguiu e isso acabou lhe custando inclusive o pódio.
  • Valtteri Bottas, que terminou em quarto na pista e terceiro depois da penalização do holandês, foi forçado a fazer uma segunda parada, ainda sob o safety car, com danos na roda após o incidente com Verstappen.
  • Hamilton controlou o ritmo durante as muitas voltas restantes da corrida para maximizar a vida útil de seus pneus Médios, ele foi perseguido de perto por Verstappen na pista.
  • Pierre Gasly fez uma parada na volta 62 para colocar pneus Soft e tentar ganhar o ponto extra pela volta mais rápida da corrida, conseguiu e ainda chegou em quinto lugar.
Como cada composto se comportou

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Vimos um emocionante GP em condições climáticas incertas, com um grande duelo entre Hamilton e Verstappen durante a maior parte do tempo, eles ficaram tão perto que até houve algum contato entre os dois a apenas algumas voltas do final. Hamilton administrou um composto de pneus mais suave do que seus rivais, completando 66 voltas no Médio depois de fazer sua única parada sob o safety car, que provou ser um momento crucial na corrida. A decisão da Ferrari de colocar o pneu Hard em Vettel garantiu seu pódio, enquanto a capacidade de Hamilton de cuidar de seus pneus levou a uma vitória que deixaria Niki Lauda orgulhoso”.

Stint por piloto

Campeonato pilotos

Construtores