Fábrica da Goodyear em Americana completa 45 anos

Unidade se destaca pela constante busca por inovação e desenvolvimento tecnológico

Texto e fotos: Goodyear

A Goodyear, uma das principais fabricantes de pneus e prestes a completar 100 anos no Brasil em 2019, comemora no próximo dia 7 de dezembro os 45 anos de operação da fábrica da Goodyear em Americana (SP). Inaugurada em 1973, a planta é uma das mais modernas instalações da Goodyear no mundo e se tornou referência no desenvolvimento econômico e social de Americana e região.


Alguns fatos marcaram a história da fábrica nestes 45 anos, tais como a inauguração em 2001 do Campo de Provas, considerado um dos mais modernos centros de testes da Goodyear do mundo; o início em 2007 do programa Zero Envio de Resíduos para Aterro; o recebimento em 2011 do prêmio internacional Shingo Prize, que destaca as melhores empresas utilizando o conceito de manufatura de classe mundial; as certificações ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO TS 16949, e o reconhecimento em 2016 e em 2017 como uma das três Melhores Empresas para Trabalhar no ranking do instituto Great Place to Work.


Em 2018, a Goodyear foi vencedora na primeira edição do prêmio de fornecedores Supplier Awards do grupo Randon, na categoria Sustentabilidade com Foco no Processo, com a apresentação do projeto da Gestão de Recursos Hídricos da Goodyear, que permite a reutilização de 73% da água captada. O volume de água proveniente dessa redução é suficiente para suprir a necessidade de 27.200 habitantes, tendo em vista o consumo humano médio de água por dia para cada habitante recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Ao longo dos últimos anos, a fábrica da Goodyear em Americana passou por diversos processos de expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias. Um exemplo é o sistema de cogeração de energia com gás natural, visando autossuficiência em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta. A unidade também é reconhecida por seu processo de gestão participativa, baseado na construção de times de alta performance.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.