Levorin celebra 75 anos de história com novidades para o mercado de 2 rodas do Brasil

Texto: Eduardo Abbas / Levorin
Fotos: Levorin / Arquivo

Era um momento de transformação do mundo, a segunda grande guerra ainda fazia parte do cotidiano dos europeus, aqui no Brasil o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt convenceu Getúlio Vargas na formação da Força Expedicionária Brasileira, por outro lado, liberou recursos para a Companhia Siderúrgica Nacional. Quem nesse período triste da humanidade pensaria em criar algo pensando no futuro?


Pois é, foi no meio dessa bagunça que Hércules Levorin fundou a empresa que levaria o nome da família nos anos pós-guerra, com importantes iniciativas nas áreas de transporte, iniciou as atividades da empresa como metalúrgica e adquiriu uma fábrica de correias planas para ingressar no setor de artefatos de borracha. Tudo começou em um modesto galpão de 200 m² no bairro da Moóca, em São Paulo.


Hoje, a Levorin agregou o sotaque francês, faz parte da Michelin e é a única fabricante de pneus de bicicleta na América Latina. A empresa dá agora um grande passo em direção a um segmento relativamente novo do mercado, lança pneus para scooter e de quebra amplia a linha para bicicletas urbanas e Montain Bike.


Eu fui gentilmente convidado para conhecer essas duas novidades para os veículos de duas rodas em um evento que contou com uma das melhores explanações que já vi nesse setor, nada escapou ao discurso direto e bem esclarecedor de seus diretores, segundo Francis Ferreira, presidente da Levorin, “somos líder em reposição nos segmentos de pneus de bicicletas (América do Sul) e de motocicletas (Brasil), a Levorin está investindo no Brasil. Apresentamos uma forte ampliação em nossa gama de produtos, com aplicações para diferentes segmentos, incluindo os que não atuávamos. Um dos destaques é que retomamos o nome Matrix, referência em motos, muito bem-conceituado no país, oferecendo pneus para scooters de 100 a 300cc com design moderno e esportivo. A novidade chega para completar nosso portfólio de produtos com novas tecnologias, qualidade e confiança”.


Vamos conhecer as novidades, começando pelo pneu para Scooter. O novo LEVORIN Matrix Scooter é um produto sem câmara focado no conforto do usuário, unindo aderência e segurança na frenagem em pista molhada com desempenho superior. Um dos destaques é seu desenho otimizado, com sulcos em aclive para melhorar o escoamento de água, ele tem como características:
  • Maior conforto para o usuário na pilotagem
  • Maior segurança e aderência
  • Referência de frenagem em pista molhada
Os pneus LEVORIN Matrix Scooter têm aplicação no canal de reposição (revenda de varejo) em diversos modelos à venda no mercado brasileiro, como Suzuki Burgman (90/90-10 e 100/90-10), Honda Lead (90/90-12 e 100/90-10), Yamaha NMax (110/70-13 e 130/70-13), Honda PCX (90/90-14 e 100/90-14) e Dafra Citycom 300i (110/70-16 e 130/70-16).


São 10 medidas disponíveis, cobrindo mais de 95% deste segmento. Para os pneus dianteiros, as medidas são 3.50-10, 90/90-10, 90/90-12, 90/90-14, 110/70-13, 110/70-16. E para os pneus traseiros, são 100/90-10, 130/70-13, 100/90-14, 130/70-16. O LEVORIN Matrix Scooter oferece a gama a mais completa do mercado.


O novo pneu quer abocanhar uma fatia desse segmento que hoje representa 32% do mercado brasileiro e que deve atingir em 2021 algo em torno de 63%!


LEVORIN Matrix Scooter tem sua banda com 1 composto e 2 polímeros, foi desenvolvido levando-se em conta um pedido principal dos usuários de Scooter: melhor absorção de impacto. Ele deve chegar em todas as lojas da rede credenciada no começo de dezembro, seu preço também é bem atraente, será 15% menor que o concorrente direto.


Das duas rodas com motor para as duas impulsionadas por arroz e feijão. A linha de pneus LEVORIN para bicicletas tem a melhor tecnologia empregada na construção dos pneus, a linha Mountain Bike é composta pelos modelos LEVORIN EXCESS EX, LEVORIN ERUPTION e LEVORIN COLINA, desenvolvidos com compostos específicos para as condições de rodagem no solo brasileiro. A tecnologia de construção diferenciada garante maior durabilidade e excepcional desempenho.


Segundo Rafael Nogueira, gerente de marketing da Levorin “Os pneus LEVORIN para bicicletas possuem estrutura otimizada para oferecer o máximo em desempenho, sem perder em tração e conforto. Com DNA próprio, a Levorin investe no desenvolvimento de produtos com excelente custo-benefício, aptos a encarar qualquer situação e qualquer tipo de terreno”.


São três desenhos de Montain Bike direcionados para aplicações em terrenos específicos (para solos macios/médios/secos) e possuem as seguintes tecnologias:
  • TPI: a resistência estrutural dos pneus foi elevada de 28 para 33 TPI, conferindo aos produtos maior robustez e agilidade na pilotagem (melhora na dirigibilidade), tornando toda a gama compatível para uso e-bike.
  • Chaffer (Cotton Shield): uma fina faixa de fibras naturais com borracha para proteção/vedação na região do talão/aro.
  • Overlap: forma de construção que consiste em uma terceira camada estrutural embaixo da rodagem, conferindo maior proteção ao furo e menor desgaste.
LEVORIN EXCESS EX
  • Maior tração em terrenos macios e arenosos
  • Fácil limpeza de detritos na banda de rodagem
  • Excelente performance
LEVORIN ERUPTION
  • Tração em terrenos muito duros ou pavimentados
  • Desenho ideal para uso MTB ou urbano
  • Une desempenho, leveza e precisão em terrenos mais sólidos e com mais velocidade
  • Combinação ideal entre tração e conforto
LEVORIN COLINA
  • Melhor tração em terrenos arenosos
  • Blocos otimizados para as mais diversas condições de Mountain Bike
  • Excelente desempenho em terrenos sólidos ou macios
As novas medidas de pneus para bicicletas Mountain Bike aro 29” são LEVORIN EXCESS EX (29x2.0 e 29x2.3); LEVORIN ERUPTION (29x2.1 e 29x2.3); e LEVORIN COLINA (29x2.1 e 29x2.3).


A lista de novidades da Levorin para bicicletas inclui ainda os pneus LEVORIN Praieiro para o segmento urbano 700. Entre as novas medidas estão 700x32; 700x35; 700x38 e 700x42. Por fim, os pneus LEVORIN Cyclocross para uso on/off-road ganham opções de medidas 700x38 e 700x42, todos os produtos tem 5 anos de garantia contra danos de fabricação. A Tecnologia de ponta que cria esses pneus maravilhosos para as bikes também se preocupa em mante-los sempre rodando, por isso foram apresentadas também duas novas tecnologias para pneus de bicicletas, direcionadas a empresas com frotas ou modelos compartilhados.


A primeira tecnologia é o LEVORIN Mousse, que permite reduzir os custos com a manutenção das bicicletas. Adotando borracha expandida dentro dos pneus, a novidade evita custos e tempo da bicicleta parada para reparo por problemas com pneus furados ou descalibrados. A tecnologia já foi testada e deverá estar disponível no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019. Outro destaque é o pneu LEVORIN Bike Tubeless, de aço, um modelo sem câmara para bicicletas de uso diário. O selante presente dentro do pneu veda 70% dos riscos de furos, prolongando a utilização da bicicleta na frota e reduzindo a necessidade da retirada de circulação, evitando a necessidade de manutenção deste tipo de ocorrência em um espaço de três meses.


Seja com motor ou com músculos, as duas rodas sempre serão bem representadas e pensadas pela Levorin, afinal de contas, não se atravessa gerações sempre com o melhor produto para oferecer.