Citroën C4 Picasso Intensive, o teste da semana

Um carro confortável, econômico e cheio de tecnologia é uma excelente opção para quem quer saber como será o futuro

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Citroën

Carros modernos são assim, sempre surpreende quem já passou por muitos bancos de automóveis, já leu muito sobre este ou aquele acessório de segurança e acumulou horas e mais horas em apresentações ou mesmo aulas de aprimoramento, sempre tem alguma coisinha que vai te deixar mais impressionado, não por saber que tem, mas por ver como funciona, com esse francês foi assim, alguns itens de segurança espantam pela eficiência.


Durante uma semana eu pude avaliar o C4 Picasso Intensive, um desses automóveis que levam tudo de melhor que a montadora pode colocar em um determinado modelo, tanto que é um enorme sucesso na Europa, já aqui no Brasil está começando a ser descoberto.


É um carro de linhas suaves e com uma enorme preocupação com a eficiência aerodinâmica, a versão que eu testei era configurada para 5 pessoas, existe uma opção para 7 lugares que é ideal para quem tem família grande ou dá muita carona para os amigos dos filhos. A parte mecânica tem o motor Turbo THP (Turbo High Pressure) 165 de 165 cv de potencia, torque de 240 Nm, é um dos mais modernos do mercado, tem Injeção direta sequencial, Turbo compressor Twin-scroll, Bomba eletrônica de alta pressão e se completa com o câmbio automático EAT6 III de seis marchas e Shift-paddles para aventuras manuais.


O C4 Picasso Intensive é mais que um rostinho bonito, ele também é um ótimo exemplo de como os carros deverão ser daqui pra frente, isso porque o uso de tecnologias ligadas à direção inteligente estão inseridas neste modelo. Algumas já são muito difundidas como o sistema Keyless, Botão Start/Stop, Hill Assist, Park Assist, câmera de ré, mas existem outras mais raras que são encontradas apenas em modelos muito mais caros:
  • Reconhecimento de placas de velocidade - O sistema reconhece as placas de limite de velocidade e fornece esta informação ao motorista por meio do painel de instrumentos;
  • Alerta de atenção do motorista - Este sistema manda um alerta, assim que detecta o primeiro ziguezague, com uma mensagem visual do tipo "esteja vigilante" (associada a um sinal sonoro);
  • Alerta e correção de desvio involuntário de faixa - Este sistema é uma ajuda para lutar contra a sonolência ou um simples momento de desatenção ao volante a partir de 65 km/h. Com a ajuda de uma câmera na parte superior do pára-brisa que identifica as linhas de marcação no solo, o sistema corrige a trajetória do veículo alertando o motorista assim que ele detecta um risco de ultrapassagem involuntária de faixa sem ativar as luzes indicadoras de direção;
  • Sistema ativo de ponto cego – Aciona um alerta visual nos retrovisores quando detecta outro veículo no ponto cego (à esquerda ou à direita). Quando o sistema é ativado, ele corrige a trajetória à medida que o condutor se aproxima do veículo detectado;
  • Comutação automática de faróis alto/baixo – Sensor responsável pela comutação dos faróis alto/baixo em função do trânsito, não ofuscando a visão de motoristas no sentido contrário.
Isso sem contar o conforto que o carro oferece, tanto na cidade quanto na estrada, começando pelos bancos que usam o sistema “Relax” com apoios de cabeça, assento de passageiro relax semielétrico com conforto estendido e assentos do motorista e do passageiro com massageadores, isso deixa a viagem com o C4 Picasso Intensive muito mais agradável, principalmente pelo ar condicionado automático e o sistema de som de qualidade superior.


Na cidade é um excelente carro para as tarefas do dia-a-dia, tem um tamanho generoso porém não exagerado, cabe em qualquer vaga de estacionamento de tamanho regulamentado e possui todos os dispositivos para se fazer manobras com segurança. Nas ruas e avenidas, ele é muito eficiente e as ajudas eletrônicas aumentam muito a sensação de segurança, em uma cidade como São Paulo onde os motoqueiros vivem andando entre os carros e muitas vezes se colocam em posição de ponto cego, os alarmes e sensores do carro garantem não ser surpreendido por um desses kamikazes urbanos.


O C4 Picasso Intensive só usa gasolina como combustível, com isso seu consumo é sempre favorável, mesmo com a qualidade da nossa ser muito baixa em relação a outros países, ele fez em situação de tráfego pesado, congestionamento, dias de calor e ar condicionado ligado a média, segundo dados do computador de bordo, de 10,3 km/l, isso se deve ao equilíbrio e ajuste do câmbio, suas marchas mais baixas trocam rapidamente, na maior parte do tempo ele roda entre 40 e 60 km/h em 4ª marcha e chega até a engatar a 5ª dependendo da fluidez do transito.


Onde ele é mesmo um carro surpreendente é na estrada, não somente pelo ótimo desempenho que tem, mas pelas ajudas eletrônicas que garantem maior segurança ao motorista, tanto aquele que guia quanto aquele que está em um carro próximo. Claro que testei o reconhecimento de placa e o alerta de correção de faixa, são dois dispositivos muito importantes e que funcionam muitíssimo bem. No caso do reconhecimento, optei por usar uma rodovia com variações de velocidade em muitos trechos, sempre que o alerta era dado no painel eu programava novamente o Cruise Control, as placas na rodovia Raposo Tavares são muito próximas, praticamente a cada 5 km se altera a velocidade, a leitura é perfeita e o carro imediatamente dá o alerta de estar muito abaixo ou acima do limite.


Já o alerta de correção é muito, mas muito eficiente. Dirigindo na reta com a aproximação de uma curva, eu segurei firme o volante do C4 Picasso Intensive antes da chegada da parábola e mantive a velocidade (no caso 90 km/h) para “varar” a faixa e fiquei esperando uma ação ser executada. Próximo de entrar na curva, o sistema já identificava que o carro começava a sair do traçado, senti um leve esforço no volante trazendo de volta para dentro do traçado e um enorme alerta no painel avisando do perigo de se trocar de faixa sem aviso. Não precisei tomar uma ação propriamente dita, o carro fez tudo sozinho e ainda deu a maior bronca, tipo, se liga meu!


Sem esses percalços nem sustos, dirigir o C4 Picasso Intensive é um enorme prazer, a direção elétrica progressiva age com muita precisão, o nível de ruído interno é quase zero e permite conversar tranquilamente com os outros passageiros, os enormes pára-brisa e teto solar panorâmico dão uma visão muito diferente durante a viagem, se tem a impressão de que o mundo fica maior dentro deste carro e isso contrasta com o consumo baixo que ele revelou ter na estrada, segundo dados do computador de bordo, a média ficou em ótimos 13 km/l, no caso garantiria uma autonomia de mais de 650 km, descontando o uso também feito na cidade.


O C4 Picasso Intensive já está nas concessionárias da Citroën, tem preço sugerido de R$ 144.490, 3 anos de garantia, plano de manutenção com Preços Fixos, pós-venda para as revisões com parcelamento dos custos, Chrono Service (Troca de pastilhas, correias, velas, escapamento, alinhamento, balanceamento e até instalação de acessórios, tudo em até duas horas), Citroën Assistance (Serviços de emergência disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer localidade do Brasil), Diagnóstico Computadorizado e a certeza que, você vai estar a um passo do futuro.


Ficha Técnica


Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.