Com a função de regular a admissão de ar para o processo de combustão, o TBI (Throttle Body Injection) - também conhecido como corpo de borboleta - mantém o funcionamento correto da marcha lenta e da aceleração do veículo

Texto e fotos: Bardahl

No entanto, sem a limpeza adequada do sistema, o acúmulo de sujeira pode provocar a perda de rendimento, aumento no consumo e falha nas acelerações. Para impedir este tipo de problema, a Promax Bardahl conta com o produto ideal: o TBI Cleaner. Com ele, é possível realizar a limpeza completa do corpo de borboleta.
“O funcionamento do TBI pode ser afetado pelo acúmulo de sujeira na peça, provenientes da admissão do ar, partículas que passam pelo filtro, vapores de óleo e gases provenientes da combustão. Este mal funcionamento afeta sua operação, abrindo mais ou menos do que o ideal, fechando de forma incorreta ou até o seu total travamento, aberto ou fechado”, explica Arley Barbosa da Silva, responsável pelo Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação da Promax Bardahl.
“Desta forma, a mistura para combustão fica prejudicada e o motorista percebe falha na aceleração, oscilação da marcha lenta, aumento no consumo e até perda de potência. Às vezes, parece que o veículo acelera sozinha e, em alguns casos mais críticos, o motor pode até morrer durante uma manobra, por exemplo”, completa. Arley


A aplicação do produto é simples e rápida. Confira o modo de uso:
  • Deixe o motor funcionando à temperatura normal de trabalho (+/- 90°C).
  • Com o motor em marcha-lenta, desconecte a mangueira do filtro de ar da entrada do TBI.
  • Aplique o TBI Cleaner aos poucos, na entrada do TBI, acelerando e desacelerando o motor, até que tenha o nível de limpeza desejado.
  • Reconecte a mangueira do filtro de ar e efetue a regulagem, se necessário.
  • Em caso de limpeza externa do motor, o produto deve ser utilizado com este frio e deve-se aguardar pelo menos 30 minutos antes de dar partida.

O TBI Cleaner Bardahl pode ser encontrado em autopeças, centros e lojas automotivas e na loja virtual da Promax Bardahl. Para saber mais sobre a Promax Bardahl e seus produtos, acesse: www.bardahl.com.br.