• O tempo da pole de 2016 foi batido já no FP1;
  • Temperatura da pista chega a 54º c, mas a previsão do tempo para amanhã é incerta;
  • 0,6 segundos separam o Soft do Ultrasoft, diferença entre o Médio e o Soft é de cerca de 0,3 segundos.

Texto e fotos: Pirelli

No retorno de Hockenheim para a Fórmula 1 pela primeira vez desde 2016, a temperatura da pista no FP2 foi de mais de 50º C. Ferrari, Mercedes e Red Bull tiveram um ritmo muito semelhante. Max Verstappen, da Red Bull, cravou o tempo mais rápido do dia no FP2, com pneus P Zero Purple Ultrasoft, nomeados junto ao Médio e ao Soft. Foi a estreia do Ultrasoft nesta pista. Apesar do clima inesperadamente quente de hoje, as condições devem piorar esta noite, com possibilidades de chuva no sábado. No domingo, o tempo deve ser seco. Isso pode adicionar mais um elemento nos cálculos de estratégias, com cerca de 0,9 segundos separando os pneus nomeados para a Alemanha, do médio para o Ultrasoft.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "A temperatura em Hockenheim foi mais alta que o esperado hoje, mas todos os pneus tiveram desempenho de acordo com nossas expectativas. O pneu Médio ficou um pouco mais próximo do Soft do que esperávamos nessas condições, por causa do calor. Entretanto, o clima quente deve mudar amanhã, o que obviamente terá um impacto no comportamento dos pneus e na estratégia de corrida. Os treinos livres de hoje serviram para que pilotos e equipes se familiarizassem novamente com Hockenheim e para avaliar como os pneus de 2018 interagem com o circuito. Pelo que vimos até agora, todos os três compostos são opções viáveis para a corrida, mas ainda há muito desenvolvimento por vir e muitos dados para serem analisados."

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

Pressões mínimas para a largada e limites de cambagem