Desenvolvedora de soluções tecnológicas de powertrain, a Cummins Brasil traz para o mercado brasileiro mais uma novidade para o segmento de caminhões médios e pesados

Texto e fotos: Textofinal Comunicação

O Repto 600 Nm, eixo de tomada de força que vai sobre o motor utilizado em betoneiras ou caminhões de lixo, está disponível para o motor ISB 6.7, ampliando a gama de Reptos da empresa que conta atualmente com a versão de 400 Nm.


Indispensável aos equipamentos que necessitam de tomada de força para movimentar a bomba hidráulica, o novo Repto 600 Nm traz melhorias no processo de desenvolvimento de engenharia da Cummins. De acordo com Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil, a novidade foi montada em nova posição estratégica, ou seja, no ponto mais elevado e central, para facilitar a conexão e o trabalho do usuário. “A tomada alinhada com o implemento eleva ainda a vida útil de todo o sistema”, afirma Santos.
O Repto 600Nm recebeu ainda a carcaça do volante capaz de comportar uma engrenagem independente e permitir com que o torque de 600Nm seja atingido na ponta da tomada, oferecendo ao usuário capacidade de acoplar sistemas maiores, elevando a vida útil do sistema do veículo. Com uma carcaça de volante maior, a novidade contempla os veículos de ciclo urbano que fazem o uso de embreagens maiores.


Essa carcaça ainda traz um conceito de otimização de peso e espessura, fabricada em alumínio, com dimensão mais compacta. Segundo o supervisor, “como consequência deste trabalho de engenharia, o menor peso do motor e a possibilidade de ampliar a carga do equipamento. O objetivo da Cummins é oferecer a solução completa para o cliente, trazendo um sistema otimizado para betoneiras atendendo balões com capacidade de carga que varia entre 7 e 12 m3”, informa o supervisor.