• Sebastian Vettel conquista a pole para a Ferrari com Ultrasoft, amanhã é esperado tempo mais quente que hoje;
  • A estratégia foi fundamental na classificação, os pilotos da Ferrari e Mercedes vão começar a corrida com pneus Soft;
  • Com várias estratégias possíveis na corrida, é esperada uma mistura com os três compostos selecionados.

Texto e fotos: Pirelli

O piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, marcou a pole position usando pneus Ultrasoft P Zero Purple quebrando o recorde da pista de Xangai com temperatura do asfalto entre 14º e 15º.


O pneu Ultrasoft foi o mais usado na classificação, Kevin Magnussen, da Haas e os carros da Williams foram os únicos a usar o Soft durante o Q1. Os pneus Soft também apareceram no Q2 onde Mercedes e Ferrari fizeram seus melhores tempos e vão começar com eles a corrida de amanhã. A última sessão, o Q3, foi disputada exclusivamente com pneus Ultrasoft com a pole position definida na última volta.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "As temperaturas mais baixas de hoje certamente ajudaram o Ultrasoft, um composto favorecido por temperaturas menores. No entanto, a situação pode mudar novamente, já que condições mais quentes são esperadas para amanhã. A classificação foi um pouco mais difícil que o esperado, já que a chuva limpou a pista deixando com uma aderência mínima. Os pilotos tiveram aquecer mais cuidadosamente os pneus, mesmo com todas essas dificuldades, Vettel marcou o novo recorde da pista. Trabalho extra para a Red Bull, que conseguiu substituir o motor de Daniel Ricciardo a tempo de participar do treino classificatório. O Q2 mostrou-se crucial para a estratégia: amanhã os pilotos da Mercedes e da Ferrari começarão com pneus Soft. Apenas do ponto de vista da tática, muitas variações serão possíveis na corrida, incluindo aquelas de uma parada. Graças a esta seleção, todos os três compostos podem desempenhar um papel fundamental na corrida ".

Como os pneus se comportaram hoje


Pneus disponíveis para a corrida