• Daniel Ricciardo vence com a Red Bull usando uma estratégia de duas paradas, a segunda durante o Safety Car;
  • Uma grande variedade de estratégias de pneus durante a corrida, os três compostos disponíveis foram usados por vários pilotos;
  • Um longo período com Safety Car e a temperatura mais alta do asfalto que os outros dias influenciaram as estratégias de corrida.

Texto e fotos: Pirelli

Daniel Ricciardo venceu o GP da China partido do sexto lugar no grid, ele largou com pneu Ultrasoft e fez dois pit stops. A segunda foi durante o Safety Car, permitindo que ele recomeçasse com pneus Soft novos e ganhasse enorme vantagem sobre os outro pilotos que fizeram uma estratégia diferente.


Seu companheiro de equipe, Max Verstappen, adotou a mesma estratégia similar e ambos fizeram a troca simultaneamente, já Valtteri Bottas, que chegou em segundo, adotou uma estratégia completamente diferente, semelhante a do seu companheiro de equipe Lewis Hamilton. Os pilotos da Ferrari começaram pelo Soft, fizeram apenas uma parada para colocar o Médio e seguiram até o fim da corrida. Os líderes foram os protagonistas de uma luta acirrada até o final, onde a administração dos pneus foi de extrema importância. Na corrida houve uma grande variedade de estratégias, com vários pilotos usando os três compostos disponíveis.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Depois do Bahrein, hoje também assistimos a um grande prêmio em que as diferentes estratégias das principais equipes levaram a um final emocionante, com muitas táticas em jogo. Na corrida, as equipes encontraram condições muito diferentes do resto do fim de semana: hoje as temperaturas do asfalto foram cerca de 20° mais altas do que nos últimos dias. O Safety Car longo influenciou a estratégia e mudou o resultado, com ambos Red Bull se aproveitando da situação para fazer a parada e recomeçar com pneus mais novos que dos rivais diretos. Seis pilotos, incluindo o vencedor, usaram todos os três compostos disponíveis na corrida".

Comportamento dos pneus durante a corrida


Stints por piloto


Resultados e Campeonatos