Anders Lundgren e Lasse Sundberg construiram essa moto incrĂvel como tributo ao co-fundador sueco da Indian, Oscar Hedström
Texto e fotos: Indian Motorcycle
Quando perguntado sobre como Ă© pilotar essa mĂ¡quina, Anders sorri e diz: “É incrĂvel, como se vocĂª tivesse voltado aos anos 1920s com um foguete entre as suas pernas”.
O estilo, chamado de "boardtracker", Ă© Ăºnico. Eram motos de corrida das dĂ©cadas de 1910 e 1920, que mais pareciam bicicletas com motor. SĂ£o facilmente identificadas pelas rodas grandes, com o mesmo diĂ¢metro na frente e atrĂ¡s. Elas corriam em pistas ovais com piso de madeira, tambĂ©m chamadas de Board Tracks.
Estas pistas tinham estrutura baseada na mesma ideia dos velĂ³dromos europeus, feitos para bicicletas. Eram construĂdas com tĂ¡buas de madeira normalmente com curvas de atĂ© 60 graus de inclinaĂ§Ă£o, o que permitia altĂssimas velocidades. Sem contar que as motos participantes nĂ£o tinham freios!
Super Scout
Apresentando um motor equipado com um turbo Garret 25, refrigerado a Ă¡gua, a Super Scout foi construĂda no workshop da dupla em Stolcomo e agora, ela entrega de 150 a 200 cavalos na roda traseira, dependendo da pressĂ£o do turbo.
“QuerĂamos construir uma motocicleta que tivesse relaĂ§Ă£o com a histĂ³ria da Indian nas corridas de Board Track e que ao mesmo tempo, incluĂsse a nova era da tecnologia que a Indian entrega hoje. A Scout foi o modelo perfeito e o nome “Super Scout” foi escolhido para honrar as antigas versões, que eram quase invencĂveis nas pistas”, conta Anders.
O motor, bomba de combustĂvel, lanterna e pedal de embreagem sĂ£o da Scout moderna, mas o quadro Ă© formado por 3 partes removĂveis. O Lasse Sundberg (da Roth Engenharia) construiu o quadro artesanalmente e disse que foi a parte mais difĂcil de fazer, surpreendentemente mais complicado do que a instalaĂ§Ă£o do turbo.
O turbo Garret 25 tem uma vĂ¡lvula de alĂvio da pressĂ£o externa (espere atĂ© vocĂª ouvi-la) e controle de pressĂ£o do turbo. O coletor do escapamento, o cano de saĂda da turbina e a vĂ¡lvula de pressĂ£o sĂ£o todos em aço inoxidĂ¡vel, encaixados o mais justo possĂvel ao quadro para nĂ£o interferir nas linhas finas da moto.
Anders explica qual foi a ideia sobre a montagem do turbo: “NĂ³s querĂamos dar a motocicleta uma força extra e tambĂ©m mostrar que podemos combinar um visual antigo com tecnologia moderna”.
A Super Scout tem tambĂ©m uma eletrĂ´nica impressionante. O Anders instalou um mĂ³dulo de injeĂ§Ă£o totalmente programĂ¡vel e para acessar/monitorar as informações do motor e fazer os ajustes Ă© utilizado um iPad com conexĂ£o via chave de acesso Bluetooth.
O incrĂvel trabalho de pintura foi feito pela Pobben’s Colour & Custom, de Hagfors e a cor Ă© azul Springfield.
Anders estĂ¡ animado para os prĂ³ximos meses: “Ainda estou testando a ciclĂstica da moto e estamos na fase final de ajuste do motor”, diz. “A Super Scout foi planejada para ser uma corredora do dia-a-dia... se nĂ£o estiver vendida atĂ© lĂ¡”.
LISTA DE PEÇAS USADAS
- Roda dianteira: Raiada com 60 raios aro 23 x 3,75”, pneu Pirelli
- Freio dianteiro: Sistema de freio hidrĂ¡ulico embutido da marca Beringer com acionamento via cabo e alavanca. De acionamento K-tech embutida
- Roda traseira: Raiada com 60 raios aro 23 x 3,75”, pneu Pirelli
- Freio traseiro: Freio Cnc da marca Harrison, integrado Ă coroa e cilindro mestre K-tech
- SuspensĂ£o dianteira: Feixe de molas da marca W&W
- GuidĂ£o: Estilo boardtrack da Roth Engenharia, com acelerador embutido e piscas em Led integrados
- Dummy tank: (um tanque de combustĂvel falso, jĂ¡ que o verdadeiro fica embaixo do banco. Uma peça que serve para dar acabamento):Estilizado como uma Indian Scout de 1920. Esconde toda a eletrĂ´nica, corpo do acelerador, cilindro mestre dianteiro, etc
- Tanque de combustĂvel: Feito artesanalmente pela Roth Engenharia, usa a bomba de combustĂvel interna da Scout e estĂ¡ posicionado embaixo do banco
- Banco: RĂ©plica da H e F de boardtrack
- PĂ¡ra-lamas traseiro: Feito artesanalmente pela Roth Engenharia
- Farol dianteiro: Indian Scout LED
- Lanterna traseira: Luz de LED embaixo do banco, integrada com piscas embutidos
- Motor: 1133cc Indian Scout 2016, com acabamento jateado para um design antigo
- Radiadores: De uma Honda CRF450, com ventoinhas elétricas
- CombustĂvel: E85, injetores de 1,600cc, mĂ³dulo de injeĂ§Ă£o programĂ¡vel. (no caso o “E” vem de Etanol e o “85” da porcentagem)
- Sistema elĂ©trico: MĂ³dulo de injeĂ§Ă£o com conexĂ£o bluetooth que mostra as informações do motor e permite ajustes atravĂ©s de um iPad
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