Os furgões são pouco queridos no Brasil, não fazem parte da cultura nem mesmo são objetos do desejo, mas a Citroën quer mudar isso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Citroën

Americanos e europeus são mais práticos quando se trata de comprar um carro que pode servir tanto de lazer quanto para trabalhar, quando se tem um pequeno negócio ou se é um prestador de serviço, ele tem conforto e espaço para as duas coisas, é grande no tamanho certo e fechado, o nome desse modelo? Furgão, um pequeno caminhão fechado que serve para transporte de cargas não muito pesadas e também pessoas.


Eu fui convidado para conhecer esse modelo da Citroën chamado Jumpy (a pronuncia é JÂMPI) que segundo a montadora vai mudar o modo de pensar do brasileiro sobre esse segmento, será ótimo, pois não dá mais para ficar assistindo coisas como carros populares carregando escadas no teto ou sedãs médios com os vidros pintados para não se ver o interior, é aquela coisa que conheço desde os áureos tempos de “acoxambração”, tipo, feito nas coxas.


Nos Estados Unidos eles sempre estão nas séries, filmes e nas ruas, na Europa eles garantem que os produtos transportados não sofram com o calor, o frio e principalmente com a chuva e isso desde sempre, os modelos clássicos da marca ainda são encontrados em vários lugares do mundo, até no Brasil. Mas por que aqui eles não pegaram fortemente? A resposta é simples, por causa do preço, os concorrentes que são encontrados no país custam muito caro para terem uma utilização tão versátil como encontramos em outros países, mas agora esse tipo de impedimento parece estar com os dias contados.


Ele é um carro que a Citroën inicia a ofensiva no segmento de veículos utilitários leves, desenvolvido a partir da experiência de mais de 80 anos da marca na produção e comercialização de furgões e que oferece soluções modernas e criativas para todos os tipos de utilização, já tem mais de 600 mil unidades comercializadas e inúmeros prêmios conquistados ao redor do mundo. Para os empreendedores, e-commerce, delivery e logística em geral, a apresentação desse novo modelo, que tem uma nova plataforma modular como grande aliado, vai ficar surpreender com o excelente custo-benefício.


O Novo Citroën Jumpy vem com o motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi, que pertence à nova geração de propulsores da Citroën, alia alto desempenho, economia de combustível e redução drástica das emissões de poluentes. Com 115 cv a 3.500 rpm e torque de 30 kgfm a 1.750 rpm, Sistema BlueHDi, uma tecnologia que elimina até 90% de óxidos de nitrogênio e 99,9% de partículas, turbina de geometria variável com overbooster e intercooler, EGR – Sistema de Recirculação de gases do escapamento, caixa de câmbio manual de seis velocidades e redução de 6% em seu diferencial se comparada à do Jumpy europeu, melhorando desempenho e economia de combustível.


Suas dimensões também e soluções de engenharia são generosas, a Modularidade Moduwork possibilita o transporte de materiais de 4 metros de comprimento sobre o assoalho plano, “Mesa-escrivaninha” embutida no banco central, carga útil de 1.500 kg e um PBT total de 3. 219 kg, além de um compartimento de carga de 6,1 m³ (que pode chegar a até 6,6 m3 com o Moduwork). Com 5.309 mm de comprimento, 2.204 mm de largura e distância entre - eixos de 3.275 mm, altura de 1,93 m, portas traseiras com abertura de até 180º, porta lateral deslizante com 935 mm, três lugares no banco dianteiro e um ótimo acabamento que possibilita ao motorista ter acesso a todas as informações do carro.


O Novo Citroën Jumpy também é recheado de muita tecnologia veicular, como ESP (Controle de Estabilidade), Hill Assist (Assistente de partida em rampas), limitador e regulador de velocidade, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor com ajuste elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, Coffee Cup Alert – Indicador de fadiga, Day running light (DRL) – Luz diurna de segurança, GSI – Indicador de troca de marcha: que indica o momento ideal para a troca de marcha, sempre buscando a redução do consumo de combustível, Sistema de freios com ABS e duplo airbag, é ágil nas manobras e muito agradável de dirigir tanto na estrada quanto na cidade. A preocupação com a suspensão para se adaptar à realidade brasileira não foi esquecida e tudo isso é auxiliado pela direção precisa e progressiva.


Nessa primeira investida, o Citroën Jumpy chega com duas versões e preço promocional de lançamento:
  • Jumpy Furgão, de R$ 83.990 por R$ 79.990, traz de série direção eletrohidráulica, computador de bordo, roda de aço 215/65 R16 com estepe homogêneo, volante com regulagem de altura e profundidade, duplo airbag (com proteção para os três ocupantes), freios ABS, ESP, Hill Assist, limitador e regulador de velocidade, GSI – Indicador de troca de marcha, rádio FM/AM/MP3, vidros e travas elétricas, Tomada 12V, separador de carga, banco do motorista com regulagem de altura, protetor de cárter, entre outros.
  • Jumpy Furgão Pack, de R$ 91.990 por R$ 87.990, soma aos itens da versão base e inclui o Moduwork, ar-condicionado, retrovisores elétricos, travamento seletivo do compartimento de carga, vidros com função “one touch”, tomada 12V no compartimento de carga, faróis de neblina, entre outros.

E as novidades não param por aí, para Dercyde Gomes, diretor de pós-venda da Citroën do Brasil “Entendemos que o proprietário do Jumpy utiliza o veículo como ferramenta de trabalho. Por isso, orientamos a área de pós-venda para priorizar o atendimento dos utilitários, o Jumpy terá custo de manutenção menor do que seus concorrentes, algo extremamente importante para quem depende do veículo para garantir seu sustento”. Essa ação faz parte do Compromisso Citroën Pro e garante aos proprietários do Jumpy prioridade nos serviços nas concessionárias da marca, são ações como:
  • Revisão no mesmo dia: com agendamento prioritário e entrega do veículo no mesmo dia, ou revisão seguinte gratuita;
  • Revisão Preço Fixo: respeito ao preço divulgado (ver tabela abaixo), ou o cliente não paga;
  • Veículo reserva: para deslocamento pessoal, caso o Jumpy do cliente precise ficar mais do que quatro dias em reparo;
  • Facilidade de pagamento: em até quatro vezes no cartão, para todos os serviços e peças;
  • 8 anos de assistência 24 horas: com serviço de reboque gratuito.
O Citroën Jumpy possui três anos de garantia contratual ou 100.000 km, além de oferecer o custo de manutenção mais baixo de seu segmento:

20.000km
R$ 846,00
40.000km
R$ 846,00
60.000km
R$ 862,00
80.000km
R$ 1.271,00
100.000km
R$ 862,00

Claro que nesse primeiro momento, o Citroën Jumpy procura ser querido entre os empreendedores individuais e empresas para uma ampliação no número de veículos deste tipo aqui no Brasil, mas nada impede que sejam utilizados com outras características muito comuns em outros países, como pequenos motorhomes, estúdios de gravação, emissoras de rádio e televisão, enfim, não existe limite para sua utilização, o que falta mesmo é ser mais amado, coisa fácil de conseguir, afinal de contas, de amor os franceses entendem.


Ficha Técnica