• A Volvo está exibindo na Fenatran 2017 o primeiro caminhão autônomo já testado em uma operação real e comercialmente viável para o setor de transporte no Brasil;
  • O novo veículo é dirigido para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro.

Texto e fotos: Volvo

Com uma solução desenvolvida pelos especialistas da marca no Brasil a partir de tecnologias disponíveis globalmente no Grupo Volvo, o novo VM Autônomo foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos da planta durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira. O caminhão autônomo, sozinho, elimina até 5% dessa perda.


“Somos reconhecidos mundialmente por nossos produtos inovadores. Este é mais um lançamento de um veículo que vai revolucionar o transporte no agronegócio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “A Volvo tem a inovação no seu DNA”, complementa o presidente.

Precisão
O novo caminhão foi desenvolvido e testado com grande sucesso nas lavouras da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá, no Paraná. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras. “Com uma precisão de 2,5 centímetros, ele reduz as perdas a valores mínimos”, explica Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina.


“Não esmagar os pés de cana remanescentes na colheita era uma reivindicação antiga que tínhamos. O pisoteamento de soqueiras e a compactação do solo são atualmente o principal malefício da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, maior inclusive que os problemas provocados pelo clima e por pragas”, afirma Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar. Pesquisas do setor sucroalcooleiro informam que atualmente no Brasil o pisoteio das soqueiras diminui em cerca de 5% a produtividade anual da cultura. “Esta nova tecnologia contribuirá decisivamente para melhorar a produtividade na operação”, diz Meneguetti.


A precisão no trajeto do caminhão na plantação é muito importante, porque as soqueiras resultantes da colheita se transformam novamente em pés adultos de cana-de-açúcar nas safras subsequentes. Como a colheita ocorre num período curto de tempo, o trabalho tem que ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Por causa da severidade própria da operação, da pouca visibilidade noturna e da palha que cai sobre o solo, o motorista não consegue conduzir o veículo de forma precisa a evitar o pisoteamento dos brotos.

Tecnologia de ponta
“A tecnologia da Volvo proporciona alta precisão no traçado do caminhão. O motorista atua muito mais como um gestor do equipamento do que propriamente como condutor”, destaca Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. “O setor sucroalcooleiro opera com larga escala. Nossa solução garante maior produtividade no campo e, consequentemente, mais rentabilidade no negócio”, observa Gilberto Ribas, vice-presidente de engenharia do Grupo Volvo América Latina.


O caminhão autônomo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba, no Paraná, em colaboração com os especialistas da marca na Suécia e com os técnicos da Usina Santa Terezinha. “Nós trazemos para o Brasil o que há de mais avançado nesta área e também desenvolvemos tecnologia de ponta no país”, finaliza Lirmann.

Volvo na liderança dos Serviços Conectados
Líder mundial em soluções de transporte, a Volvo está também na vanguarda com serviços conectados em caminhões. O FH, que já era o caminhão mais conectado do mercado, recebe agora novos serviços que o tornam ainda mais avançado. “A conectividade presente nos caminhões Volvo é uma importante ferramenta para aumentar a disponibilidade das frotas e melhorar a rentabilidade do transportador”, declara Felipe Battistella, diretor de serviços do Grupo Volvo América Latina.


A empresa está lançando a Manutenção Inteligente Volvo e a Gestão de Combustível, dois serviços criados para baixar os custos da operação de transporte e diminuir o número de paradas não planejadas dos caminhões. A Manutenção Inteligente é uma central de monitoramento conectado, de planejamento e agendamento de manutenções preventivas. O serviço é voltado para os veículos que tenham planos de manutenção da marca.


É o mais novo pacote de opções do Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frotas da Volvo. O objetivo é otimizar as manutenções e diminuir o tempo de parada para melhorar a produtividade do transporte. “É um novo aliado dos frotistas na gestão da manutenção”, diz Deise Kindinger, responsável pela área de desenvolvimento de serviços conectados do Grupo Volvo América Latina.
Como os caminhões saem de fábrica com um alto grau de tecnologia embarcada, eles são equipados com um módulo eletrônico que transmite os dados do veículo para uma central da Volvo. Usando os dados obtidos por meio da inteligência e da conectividade do caminhão, os agentes da central verificam remotamente qual a situação do veículo, indicando a previsão de parada e quais serviços precisam ser realizados.

Proatividade
Os técnicos entram em contato com o gestor da frota para planejar a data de parada de manutenção. O transportador também é informado do horário do atendimento, o técnico que irá atender e o tempo estimado para realização do serviço. Ao mesmo tempo, a concessionária escolhida se prepara para receber o veículo e o cliente, disponibilizando peças, mecânicos e consultores no horário combinado. Para reforçar, o cliente ainda recebe por e-mail e mensagens todas as informações no dia anterior à parada.


Avisado também remotamente do status do veículo, o motorista e o transportador podem, de acordo com sua conveniência, escolher o melhor momento e a concessionária mais próxima, em qualquer ponto do País. Quando chegar na concessionária escolhida, a Central Volvo já terá programado de antemão o horário do início da manutenção, escalado o técnico e separado as peças. A central tem acesso a muitos dados do veículo, como o número do chassi, códigos de falha e quilometragem, por exemplo.

Gestão de Combustível
A Volvo também lança a Gestão de Combustível, um serviço de consultoria remota de consumo de combustível para os caminhões da marca. Ele foi criado para reduzir gastos com diesel, que chegam a representar 50% dos custos do transportador. O serviço mantém o envio de relatórios customizados mensais, com recomendações para melhorar a condução do veículo. São sugestões de condução baseadas nos dados do Dynafleet e da operação da frota.
Os dados são analisados constantemente por um especialista em condução e o relatório é bastante detalhado, mostrando ao gestor uma visão geral de toda a frota, com informações por caminhão e por motorista. O gestor da frota também é contatado por telefone para garantir o entendimento das recomendações e acompanhar a evolução dos resultados.
A Volvo mantém ainda um canal de suporte receptivo para dúvidas de condução econômica e interpretação de relatórios do Dynafleet. A rede de concessionárias Volvo oferece treinamento e formação de motoristas. Com mais informações, o gestor se antecipa e faz mudanças na condução dos veículos e treinamentos com os motoristas. O sistema consegue verificar se os recursos do caminhão estão sendo utilizados total e adequadamente. Mostra, por exemplo, se o motorista antecipa a frenagem, o grau de utilização do modo automático da caixa de câmbio, a utilização do piloto automático e uma série de outros indicadores.

Nova Central Multimídia
A Volvo apresenta também a nova Central Multimídia da linha F. “Ela é mais moderna, tem mais tecnologia e traz mais conveniência para o condutor, que terá mais facilidade na jornada de trabalho e acesso a muito mais informações”, diz Marco Massuchetto, analista de desenvolvimento de negócios da área de serviços da Volvo.


O multimídia Volvo tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, que também pode ser operada pelos controles no volante, por comando de voz, ou pelo teclado no painel. É mais segurança para o motorista, que não precisa tirar as mãos do volante. Fazendo o pareamento do celular, o condutor pode atender um telefonema por meio de comando de voz, utilizando o sistema de áudio como viva-voz. O sistema tem vários aplicativos para entretenimento, como Spotify, Deezer e Tune in. Possui funcionalidades para o negócio do transporte, como a versão on-board do Dynafleet atualizada e o novo sistema de navegação, que informa condições de tráfego em tempo real.
O motorista ainda pode otimizar o trajeto, evitando engarrafamentos ou vias congestionadas ou interrompidas. Assim, planeja melhor rotas e o horário de partida, evitando perda de tempo e gasto desnecessário de combustível. A nova central também possui um browser para acesso à internet e outras aplicações, como previsão do tempo. Alguns dos serviços requerem pareamento com o celular ou acesso a uma rede wifi.
Com novo visual, o Dynafleet melhora a operação e a produtividade, avaliando o perfil do condutor de acordo com a aplicação e oferecendo dados para o motorista e o gestor da frota. A interpretação dos resultados ficou mais fácil: motorista e gestor trabalham juntos para baixar o consumo, com melhor planejamento logístico e o uso de técnicas de condução, aprimoradas com as recomendações na tela do Dynafleet. A central também tem a opção Dual Bluetooth, que permite conectar dois celulares. É mais conveniência ao motorista que viaja com um familiar ou um segundo condutor.