• Lewis Hamilton conquista a pole com o melhor tempo de todo o fim de semana usando pneus supersoft;
  • Com estratégia alternativa, Kimi Raikkonen e Valtteri Bottas partem para a corrida com compostos soft;
  • São esperados dois pit stops para a maioria dos pilotos durantes as 53 voltas, isso se a pista estiver seca e a temperatura amena.

Texto e fotos: Pirelli

O piloto da Mercedes Lewis Hamilton demoliu o recorde da pista de Suzuka e conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Japão usando o pneu supersoft. Sebastian Vettel e Hamilton passaram pelo Q1 com pneus macios enquanto os companheiros de equipe, Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, adotaram uma estratégia alternativa, ambos estabeleceram sua melhor volta no Q2 com o pneu soft, o mesmo que eles iniciarão a corrida dessa madrugada. Bottas e Raikkonen estão entre vários os pilotos que foram penalizados no grid, por isso essa mudança de escolha de compostos se comparados com os companheiros de equipe onde vão tentar ganhar várias posições na corrida da madrugada. Espera-se que o tempo seco de hoje permaneça amanhã, duas paradas deve ser a estratégia ideal, no entanto existe sempre a possibilidade de um carro de segurança ou mesmo a interrupção da corrida em Suzuka, como aconteceu nos treinos livres de quinta e sexta e no Q1 de hoje.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "A notável volta de Hamilton, que anula o recorde anterior de Suzuka, sublinhou o ritmo do carro e os pneus da Fórmula 1 de última geração. A pole deste ano foi 3,3 segundos mais rápida que a de 2016, com os pneus funcionando perfeitamente. Esperamos duas paradas de boxes para a maioria dos pilotos da corrida amanhã, já que este é um dos circuitos que absorvem a maior quantidade de energia dos pneus em todo o campeonato. Já vimos algumas táticas na qualificação, com dois pilotos que cumprem as penalidades no grid optando por começar os pneus soft. Isso deve permitir que eles ganhem algumas posições executando um primeiro stint mais longo do que seus rivais diretos. O fim de semana passado na Malásia provou que, com a estratégia certa, é ainda é possível obter um bom resultado, mesmo começando lá atrás".

Pneus utilizados no fim de semana


Top 10

Maior número de voltas por composto

Melhor tempo por composto

Pneus disponíveis para a corrida