• O piloto da Mercedes Lewis  Hamilton  venceu o GP japonês com a estratégia supersoft - soft e uma parada com pista seca;
  • A estratégia alternativa usada pela equipe para Valtteri Bottas acabou deixando o finlandês fora do pódio;
  • Quase todos os pilotos fizeram apenas uma parada mesmo em um dos circuitos mais exigentes para os pneus de toda a temporada.

Texto e fotos: Pirelli

Com temperaturas de pista em mais de 40 graus proporcionou condições muito mais fáceis que no início do fim de semana, Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio do Japão largando da pole, usando a estratégia de uma parada e trocando o supersoft pelo soft. Esta foi a mesma tática adotada pela maioria dos pilotos, mas uma exceção notável foi a do companheiro de equipe de Hamilton, Valtteri Bottas, que escolheu começar com soft e fazer um primeiro período maior, isso para compensar a penalidade sofrida no grid, o mesmo se aplicou a Kimi Raikkonen da Ferrari. O período mais longo no soft foi realizado por ambas as Renault que foram os últimos a fazer a troca. Graças às suas curvas longas e de alta velocidade, Suzuka é um dos mais exigentes circuitos para pneus. No entanto, os primeiros períodos prolongaram-se graças a entrada o carro de segurança e o primeiro carro de segurança virtual, o que reduziu ainda mais a degradação dos pneus.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Ambos os compostos foram usados de acordo com nossas expectativas, embora a pista e as temperaturas eram muito mais elevadas do que no começo do fim de semana. Os poucos treinos livres devido ao clima e bandeiras vermelhas, deixou as equipes sem muitas informações sobre as condições e a estratégia para essa corrida, mesmo assim, usando um composto mais macio do que nos anos anteriores, a maioria dos pilotos conseguiu completar o GP com apenas um pit stop enquanto os que foram penalizados optaram por uma estratégia alternativa de soft para supersoft tentando recuperar posições".

Melhor tempo por composto

Stints dos pilotos na corrida