PaĂ­s relança campanha educacional e sustentĂ¡vel com crianças para o turismo de observaĂ§Ă£o responsĂ¡vel de cetĂ¡ceos, que atrai milhares de turistas e movimenta milhões de dĂ³lares

Texto e fotos: Ministério do Turismo do Uruguai

Temporada de baleias movimenta turismo e economia uruguaia. Desde julho atĂ© novembro sobem para as costas do paĂ­s as baleias Francas, em busca de Ă¡guas tranquilas para se reproduzir, amamentar e cuidar de seus filhotes. A chegada dos cetĂ¡ceos cativa os turistas e moradores locais, aumentando a quantidade de visitantes, consequentemente movimentando a economia. Pensando nisso, o MinistĂ©rio de Turismo do Uruguai junto a instituições locais lança a nova ediĂ§Ă£o da campanha de conscientizaĂ§Ă£o para preservaĂ§Ă£o e respeito aos cetĂ¡ceos. A principal aposta na campanha estĂ¡ nas crianças, que a longo prazo garantem a disseminaĂ§Ă£o orgĂ¢nica e sustentĂ¡vel do tema. A iniciativa Ă© apoiada pela DireĂ§Ă£o Nacional do Meio Ambiente, o INAU e os governos locais de Maldonado e Rocha.


O show das baleias Franca Austral começa na AntĂ¡rtida, passam por Porto Madryn (Argentina) e logo sobem as costas uruguaias, e terminam seu balĂ© em FlorianĂ³polis, onde permanecem atĂ© novembro, quando encerram o perĂ­odo de reproduĂ§Ă£o. Durante os meses de julho e novembro, no Uruguai, muitos curiosos se aproximam diariamente das praias para desfrutar do espetĂ¡culo oferecido pelas baleias.


A observaĂ§Ă£o de cetĂ¡ceos como atividade comercial teve inĂ­cio em 1955 na AmĂ©rica do Norte, ao longo da costa sul da CalifĂ³rnia. Hoje, este turismo Ă© realizado em mais de 100 paĂ­ses, principalmente AntĂ¡rtida onde os passeios partem em busca da grande baleia azul. Globalmente, a observaĂ§Ă£o gera US$ 2,1 trilhões por ano e aproximadamente 13 milhões de pessoas contratam expedições para observaĂ§Ă£o de baleias anualmente.
Esse turismo, no Uruguai, pode ser feito desde terra firme ou embarcações de empresas especializadas no setor, sempre dentro das regras internacionais para esse tipo de atividade, que movimenta a economia uruguaia, principalmente nas regiões de Rocha e PiriĂ¡polis.


No decreto 261/02, estĂ¡ regulamentada a observaĂ§Ă£o de cetĂ¡ceos no paĂ­s e estabelece que estĂ£o proibidas as atividades que perturbem esses animais, nĂ£o Ă© possĂ­vel chegar a menos de 300 m deles, salvo em casos expressamente autorizados.  Foi promulgada uma lei em 2013 que declara que o Uruguai Ă© um santuĂ¡rio de baleias e golfinhos, a lei nº 19.128. Estas normativas garantem benefĂ­cios aos animais e tambĂ©m ao turismo ecolĂ³gico no paĂ­s com o objetivo principal de cuidar do recurso, salvaguardando a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços oferecidos.
Uruguai estĂ¡ a favor da conservaĂ§Ă£o das baleias e golfinhos respaldados na Lei de ProteĂ§Ă£o Ao Ambiente (Lei 17.283). O paĂ­s Ă© membro da ComissĂ£o Baleeira Internacional (CBI), onde cada ano membros do governo votam contra a caça.