O lançamento do MICHELIN Pilot
Sport 4 S é um marco na vida de quem procura pneus especiais para carros de
alta performance
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Michelin
Os homens se diferenciam dos
animais por vários motivos, um deles é poder perpetuar a espécie e evoluir por
meio da escrita, a comunicação entre gerações não se perde, está registrada nas
mais diversas formas de arquivo, hoje vivemos a era digital, mas antigamente os
livros e documentos guardavam nossas experiências ao longo do tempo. Desde que
foi inventada na Mesopotâmia em torno de 3200 AEC (antes da era comum) a
escrita nunca viveu um momento tão sublime como nos dias de hoje, poder contar
uma história com requintes de detalhes é o que dignifica a nossa espécie.
Eu fui gentilmente convidado para
escrever mais um capítulo de sucesso do momento contemporâneo que estamos
testemunhando, esta é a vez do novo pneu que a fabricante francesa desenvolveu
para carros de alta performance, aqueles que são objeto do desejo e sonho de
vários mortais. Em um evento em que a tecnologia fez dueto com nobres de carne e osso,
pude conhecer o MICHELIN Pilot Sport 4 S,
um produto que supera em muito os seus concorrentes, ele é fruto da incansável busca
pela perfeição e dos mais de 700 milhões de Euros que são investidos anualmente
no desenvolvimento de novos produtos.
Essa jóia da engenharia de pneus não
tem concorrentes diretos, próximos sim, mas nada que encare de frente a enorme
quantidade de tecnologia colocada nesse aglomerado de borracha, fibras, aço e
muita pesquisa, segundo Anoildo Mattos,
gerente de Marketing da Michelin América Latina, “quando falamos no segmento de superesportividade, alto desempenho,
velocidade e perfeição são atributos que vêm em 1º lugar, é um pneu de ultra
alta performance, seu diferencial vem do investimento da Michelin em tecnologia
e inovação, fazendo com que seja o no 1 nas performances de segurança e
durabilidade”.
Já para Ana Paula Guimarães, diretora de Marketing da Michelin América
Latina, “em um cenário onde a indústria
busca incessantemente o máximo de performances no desenvolvimento de produtos e
serviços, o pneu chega para conquistar o posto de nova referência no segmento,
ao oferecer as máximas performances tanto no piso seco quanto no molhado”, e
isso nós jornalistas pudemos comprovar dirigindo os “carros dos sonhos” em testes privados que a fabricante preparou especialmente para o evento.
Antes seguir para a pista de
testes, é bom saber onde estamos pisando, ou melhor, com que calçados iremos
enfrentar o desafio proposto. Trata-se de algo já conhecido, a tecnologia ‘Bi-Compound’ consiste na aplicação de
dois tipos diferentes de borracha na banda de rodagem, para melhor segurança:
do lado interno da banda de rodagem há um novo composto de borracha e uma
sílica especial que, quando combinados, ajudam a repelir a água em pisos
molhados, do lado externo da banda de rodagem, um novo elastômero híbrido
para uma excepcional aderência no seco. O controle do veículo é garantido pela
tecnologia ‘Dynamic Response’, onde
uma cinta híbrida de aramida e nylon assegura uma transmissão dos movimentos do
volante ao pneu de maneira muito mais rápida e precisa.
Então vamos lá, o primeiro carro é
o Mercedes C-180, na verdade são dois
e esse é o único teste comparativo, o adesivado está com os pneus Pilot Sport 4 S e o outro todo original
com os pneus de seu concorrente mais próximo. A diferença é espantosa entre dois veículos idênticos e com o mesmo tempo de utilização, para apimentar mais o teste a chuva e o frio não deram trégua! Com os novos pneus
as manobras podem ser exageradas a aderência ao piso molhado nos exercícios de
slalon, Teste do Alce, curva fechada e freada é impressionante, em algumas
curvas nem cheguei a tocar no pedal do freio, só acelerando consegui controlar
o carro de forma perfeita.
A frenagem é um capitulo a parte,
não tivemos piso seco porém os testes feitos por institutos renomados mostram
que o MICHELIN Pilot Sport 4 S precisa
apenas de 33,66 metros
para passar de 100 km/h
a 0 km/h ,
o seu maior competidor direto demanda quase um metro a mais (+ 0,83 m ).
A aderência também é ótima, em um
circuito de 2,6 km
de comprimento, o MICHELIN Pilot Sport4
S demonstrou ser entre 0,4 s e 1,39 s mais rápido que os concorrentes, por
volta, o que representa quase um segundo em média mais veloz, num percurso
relativamente curto.
Já no piso molhado a frenagem
atinge níveis de segurança muito importantes, com velocidade de 80 km/h , o novo pneu apenas
precisa de 27,73 metros para
parar o carro totalmente.
O segundo teste foi feito com carros da Jaguar em um “game” desenvolvido pela
montadora que consistia em passar entre dois postes de aferição em um circuito
randômico no menor tempo. Como o objetivo era acelerar rapidamente e frear
fortemente, pude comprovar que, mesmo em condições críticas em carros com muito torque, o MICHELIN Pilot Sport 4
S não se acovarda, seu contato com o solo molhado (a chuva não
deu trégua...) tanto nas retomadas de velocidade quanto nas freadas mais fortes
garantem que o carro esteja sempre na mão do condutor.
Isso se reflete na
durabilidade do pneu, segundo os testes de desgaste conduzidos pelo Dekra Test Center, o MICHELIN Pilot Sport 4 S oferece
a melhor durabilidade do seu segmento: 27%
superior à média dos principais concorrentes.
O último desafio é na pista do Autódromo Velo Cittá, que fica em Mogi
Guaçu, interior de São Paulo. É certamente um dos melhores traçados para esse
tipo de teste com carros de desempenho superior, vou apenas citar o que fiz com
o Nissan GTR, com o Porsche que avaliei na seqüência não
consegui realizar a contento, o instrutor que me acompanhou não parou de falar
um minuto sequer e parecia estar com medo de ser passageiro.
Lá fui eu no comando do “Monstro” rodando por boa parte do mais
de 3.000 metros
do circuito. Como eu já conhecia as curvas e retas de outras passagens, foi fácil
notar que, mesmo dirigindo um carro com características muito peculiares, o
rodar é muito doce e firme, mesmo as poças d’água que se formaram na pista não foram
obstáculo para uma pilotagem segura e rápida, a velocidade era menor que em condições
de sol, mesmo assim não diminuíram o prazer de conduzir um carro tão espetacular como esse.
Mesmo forçando uma “atravessada” em uma das curvas, o pneu
se mostrou muito eficiente na retomada do rumo, não chega a assustar quem
dirige nem mesmo o passageiro e de quebra ainda mantém a beleza do design do
carro, isso porque a tecnologia ‘Premium
Touch effect’, que é uma inovação patenteada pela MICHELIN, está disponível no novo pneu MICHELIN Pilot Sport4 S. Ela simula o efeito da textura aveludada
na lateral do novo pneu, o que valoriza a sua estética e, conseqüentemente, a
do carro junto com o protetor da roda evita arranhões tão indesejáveis quando
se toca, por exemplo, uma guia.
O MICHELIN Pilot Sport4 S será fabricado nas unidades dos Estados
Unidos e da França, já é equipamento original da Ferrari GTC4LUSSO 2017, Mercedes
AMG Classe E E63 2017, Mercedes AMG Classe
E E43 2017, Porsche Panamera 2016
e Porsche Boxster/Cayman 718, chega ao
mercado brasileiro no fim do mês de agosto para equipar os super carros que já se
encontram em toda America Latina, com 34 dimensões diferentes nos aros de 19 e 20 polegadas .
O pneu que não pode ser montado
invertido carrega no DNA as premissas da fabricação limpa, segura e respeitosa
que a empresa apregoa pelo mundo, coloca uma interrogação na cabeça dos
concorrentes e mais uma vez faz história, ainda bem que estamos aqui para poder
escrever mais este capítulo de olhos bem abertos para o futuro, que parece
chegar sempre primeiro na fabricante francesa.
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