Rodada 12 de 20 - Spa-Francorchamps, de 25 a 27 de agosto de 2017

Texto e fotos: Pirelli

A Pirelli levará o pneu P Zero Roxo ultramacio pela primeira vez para Spa-Francorchamps, na Bélgica, junto com o P Zero Vermelho supermacio e o P Zero Amarelo macio. Estes são os três pneus mais macios da gama, escolhidos juntos pela sexta vez nesta temporada. Porém, uma variável famosa em Spa é o clima. Então, há também uma forte chance de vermos o Cinturato Verde intermediário ou o Cinturato Azul para condições de chuva, em algum momento durante o fim de semana. Spa é o circuito favorito de quase todos os pilotos, pois incorpora curvas clássicas como a Eau Rouge e a Pouhon, que o tornam um verdadeiro passeio de montanha-russa, bem como um teste de bravura.

Os três compostos selecionados


O circuito do ponto de vista do pneu

  • Mais longo circuito do ano, com 7.004 metros de extensão.
  • Desenho do traçado com influência geográfica, o que significa que pode estar chovendo em uma parte da pista e não em outra.
  • Mudanças no nível da elevação em relação ao do mar e compressões geram forças nos pneus vindas de todas as direções.
  • Acerto dos carros precisa ser um compromisso entre pressão aerodinâmica para as curvas sem aumentar muito o arrasto nas grandes retas.
  • Altas velocidades e grandes curvas colocam quantidade de energia significativa nos pneus.
  • Ultrapassagens são muito possíveis em Spa, abrindo a porta para uma grande variedade de possibilidades estratégicas.
  • As equipes escolheram os três compostos disponíveis para a etapa, não se concentrando apenas na opção mais macia.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "A Pirelli estava correndo em Spa para as 24 horas no mês passado, o que mostrou tudo que torna este circuito famoso: clima variável, competição imprevisível e exigências pesadas sobre os pneus. Agora que estamos trazendo o pneu ultramacio da Fórmula 1, esperamos que essas demandas aumentem ainda mais com a última geração de carros. Duas paradas parecem ser uma estratégia provável, mas saberemos mais após as primeiras sessões de treinos livres. Trabalhar a estratégia de corrida ideal é especialmente complicado em Spa, pois ela precisa ser flexível. A possibilidade de chuva, da entrada de carros de segurança ou mesmo uma bandeira vermelha - como vimos no ano passado - significa que as equipes, muitas vezes, precisam reagir a mudanças de circunstâncias ao invés de seguir com um plano fixo".

Pneus selecionados até o momento