Filme que estreou na Berlinale Special é uma homenagem ao clássico Cubano “Morango e Chocolate”

Texto e fotos: Esfera Filmes

ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA, do diretor Fernando Pérez, estreia nesta quinta-feira, dia 24 de agosto.  Com première mundial no Festival de Berlim desse ano, o filme arrebatou três prêmios no Cine Ceará, entre eles, o de Melhor Direção. Definido pelo diretor como um drama alegre. Essencialmente sobre a amizade, tendo a cidade de Havana como pano de fundo. ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA também é um filme sobre como sobreviver à precariedade material de maneira positiva.


É um filme sobre a relação entre dois amigos que apesar de tão diferentes, talvez opostos, conseguem estabelecer uma comunicação. A amizade supera todos os conflitos e diferenças. Essa é a chave do filme define Fernando Pérez.
Patricio Wood interpreta Miguel, um morto vivo que, mesmo tendo saúde para se movimentar, está paralisado e prisioneiro de si próprio. Nunca converte seus desejos emoções. “É uma espécie de anti-herói. Ajuda e cuida do amigo doente, mas é incapaz de expressar emoções. É nobre, mas está ferido e o espectador não sabe a razão.”
Jorge Martínez interpreta Diego, um moribundo cheio de vida e bom humor. Embora imobilizado sobre uma cama, o personagem se move o tempo todo: na imaginação, na atitude, no pensamento. Apesar da doença, quer continuar desfrutando dos prazeres da vida. Essa alegria de viver, mesmo na precariedade, é o que lhe dá energia para seguir.

Ficha Técnica
DIREÇÃO: Fernando Pérez
ROTEIRO: Fernando Pérez, Abel Rodríguez
FOTOGRAFIA: Raúl Pérez Ureta
MONTAGEM: Sergio Sanus
SOM: Evelio Manfred Gay Salinas
PRODUTOR EXECUTIVO: Danilo León, José María Morales
ELENCO: Patricio Wood, Yailene Sierra, Jorge Martínez
PAÍS: CUBA / ESPANHA
ANO: 2016
DURAÇÃO: 93 minutos