SoluĂ§Ă£o permite reduzir o consumo da bateria em atĂ© 50% com o veĂ­culo em repouso, alĂ©m de evitar picos de energia

Texto e fotos: Valeo

Atenta Ă s demandas e tendĂªncias do setor automotivo, a Valeo Service, marca referĂªncia no aftermarket, anuncia ao mercado uma nova tecnologia nos reguladores de voltagem para alternadores. Com a mudança, os componentes passam de mono para multi-funĂ§Ă£o, ou seja, a ter outras atribuições alĂ©m de monitorar e controlar a tensĂ£o corrente produzida. Dentre essas atividades estĂ¡ a reduĂ§Ă£o do consumo da bateria em atĂ© 50%, quando o veĂ­culo estĂ¡ em repouso, por exemplo.
A nova tecnologia permite ainda a preservaĂ§Ă£o do alternador e demais equipamentos eletrĂ´nicos em caso de superaquecimento e evita picos de energia. É essa a peça responsĂ¡vel por desligar o ar-condicionado de um carro 1.0L na subida, por exemplo, garantindo um melhor desempenho do veĂ­culo.


Os reguladores multifunĂ§Ă£o da Valeo contam com um circuito diferenciado, projeto exclusivo da marca, que dispensa o uso de diodos de excitaĂ§Ă£o – um dispositivo elĂ©trico – que controla perfeitamente a tensĂ£o mĂ¡xima da bateria. “Por sermos uma empresa que fornece tambĂ©m para as montadoras, trabalhamos fortemente no desenvolvimento de novas soluções como essa, pois torna nossos produtos mais competitivos. Dessa forma, Ă© essencial que o mercado de reposiĂ§Ă£o priorize a utilizaĂ§Ă£o de peças originais, uma vez que componentes de segunda linha nĂ£o possuem a mesma tecnologia e durabilidade”, afirma Robson Costa, gerente de Marketing e Produtos da Valeo Service.
JĂ¡ disponĂ­vel no mercado de reposiĂ§Ă£o, essa inovaĂ§Ă£o pode ser aplicada em algumas das principais fabricantes do PaĂ­s, como Ford, Volkswagen, Peugeot, Renault, Fiat e Chevrolet.

Nova tecnologia para motores de partida
A Valeo tambĂ©m desenvolveu uma nova tecnologia para motores de partida, chamada TSC. Inovadora, a soluĂ§Ă£o permite um aumento de 30% da potĂªncia e reduĂ§Ă£o de atĂ© 20% em volume em comparaĂ§Ă£o a tecnologia anterior, D7E. “Essa novidade reĂºne em um Ăºnico produto tudo o que o mercado busca otimizar em seus projetos, que Ă© um maior desempenho com menos material. Trata-se de uma tendĂªncia de mercado que foi antecipada pela Valeo”, destaca Robson Costa.
Os benefĂ­cios da tecnologia TSC ocorrem graças Ă  utilizaĂ§Ă£o de imĂ£s permanentes no lugar das bobinas de campo, outro pioneirismo da Valeo. Essa medida proporciona um menor consumo de corrente na partida e ocupa menor volume na mĂ¡quina. Como o sistema de imĂ£s permanentes nĂ£o utiliza energia elĂ©trica, existe ainda uma melhora significativa na eficiĂªncia do motor de partida.