Em dias mais frios o sistema de aquecimento interno do veĂ­culo Ă© mais utilizado e aumenta o nĂºmero de doenças respiratĂ³rias

Texto e fotos: Grupo Freudenberg

Com a chegada do inverno e dos meses mais frios do ano – com constantes mudanças de temperatura – a ocorrĂªncia de problemas respiratĂ³rios pode aumentar. E alĂ©m da casa e do trabalho, o carro Ă© outro local em que passamos vĂ¡rias horas do dia, principalmente em cidades com grandes volumes de carros, trĂ¢nsito intenso e altos Ă­ndices de poluiĂ§Ă£o. Geralmente, Ă© quando os sistemas de aquecimento dos veĂ­culos sĂ£o mais usados.
LĂ­der mundial na fabricaĂ§Ă£o de filtros de ar de cabine de veĂ­culos, a micronAir, marca que pertence a Freudenberg FIltration Technologies, empresa do Grupo Freudenberg, traz aos motoristas e mecĂ¢nicos quatro motivos para ficarem atentos ao filtro de ar-condicionado dos veĂ­culos no inverno, ressaltando a importĂ¢ncia da troca do Ăºnico item do carro que Ă© destinado a saĂºde dos ocupantes.

Mudança de temperatura e do hĂ¡bito
Ao contrĂ¡rio do que ocorre no verĂ£o, em que as pessoas se dividem entre abrir os vidros do carro ou ligar o ar-condicionado, a chegada do inverno torna comum que as pessoas fechem os vidros do carro e optem pelo recurso de aquecimento interno, sendo este sistema a principal porta de entrada de fungos, bactĂ©rias e partĂ­culas alergĂªnicas. Por isso, Ă© importante verificar se o filtro do carro estĂ¡ no prazo de validade para manter o conforto dentro do seu veĂ­culo e evitar a inalaĂ§Ă£o de microorganismos.

Mau cheiro
Em algumas cidades como SĂ£o Paulo, por exemplo, a poluiĂ§Ă£o Ă© muito grande e nĂ£o Ă© difĂ­cil passar por Ă¡reas com cheiro desagradĂ¡vel; muito pior, Ă© ter esse cheiro dentro do seu veĂ­culo. Para evitar esse problema, e manter o seu carro sempre aquecido no inverno e com um odor agradĂ¡vel, Ă© recomendĂ¡vel utilizar filtros de ar-condicionado com carvĂ£o ativado, que alĂ©m da limpeza do ar, tambĂ©m bloqueia odores indesejĂ¡veis.

Doenças respiratĂ³rias
As doenças respiratĂ³rias sĂ£o uma das principais causas de morte no mundo. Estima-se que 30% da populaĂ§Ă£o sofra com alergias ou asma. Um carro com o ar-condicionado ligado faz o mesmo papel de um aspirador de pĂ³, trazendo para o interior do veĂ­culo toda a poluiĂ§Ă£o presente no ar, que faz, por ano, mais de 3,3 milhões de vĂ­timas.
Neste caso os filtros mais indicados sĂ£o os antialĂ©rgicos, como o micronAir Blue, que alĂ©m de todas as funções dos outros filtros, neutraliza tambĂ©m as partĂ­culas alergĂªnicas e os poluentes gasosos. Esta Ă© uma tecnologia desenvolvida pelo Grupo Freudenberg e deverĂ¡ estar disponĂ­vel ainda este ano no paĂ­s.

Segurança
AlĂ©m dos benefĂ­cios a saĂºde, os filtros tambĂ©m agem a favor da segurança dos ocupantes por evitarem a entrada e o acĂºmulo de partĂ­culas de sujeira, que aceleram o embaçamento dos vidros do automĂ³vel quando ficam depositadas no interior das janelas, retendo umidade e, assim, limitando significativamente a visĂ£o do condutor. Por este motivo, na hora de trocar o seu filtro peça o filtro original micronAir, que Ă© a principal marca fornecedora das montadoras e todas as peças sĂ£o produzidas tendo em vista o cumprimento Ă s mais rĂ­gidas exigĂªncias da indĂºstria automotiva.
De acordo com Carlos Matos, gerente de mercado de filtros automotivos para a AmĂ©rica do Sul, “nossos filtros foram precisamente projetados para o sistema de ventilaĂ§Ă£o do automĂ³vel. Os produtos originais garantem que a instalaĂ§Ă£o fique perfeita e nĂ£o acarrete problemas futuros. O filtro de ar de cabine de fĂ¡brica tambĂ©m opera perfeitamente em todas as temperaturas entre -40 graus e 85 graus, ou seja, a qualidade do ar Ă© boa tanto no calor tropical quanto no frio Ă¡rtico”.
“AlĂ©m da qualidade, a durabilidade Ă© outro diferencial importante dos produtos da micronAir, uma vez que podem ser substituĂ­dos apenas uma vez ao ano ou a cada 15.000 quilĂ´metros, perĂ­odo que representa o dobro de tempo em relaĂ§Ă£o aos itens de outros fabricantes”, finaliza Matos.