• Valtteri Bottas conquista a segunda pole da carreira, usando pneus Ultramacios;
  • Seu companheiro de equipe Lewis Hamilton iniciará na P8 por causa de uma penalidade: ele larga com os pneus Supermacios que usou no Q2 e parte para uma estratégia diferente;
  • A previsão é de tempo nublado durante a maior parte da corrida, só um pit stop é esperado.

Texto e fotos: Pirelli

O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, marcou o melhor tempo no treino classificatório para o Grande Prêmio da Áustria, usando os pneus ultramacios e foi quase dois segundos mais rápido que o tempo da classificação do ano passado.


O seu companheiro de equipe Lewis Hamilton vai partir de oitavo no grid após uma penalidade, mas optou por uma estratégia alternativa, escolheu o pneu supermacio para fazer o melhor tempo no Q2. Isso significa que ele é o único no top 10 a começar a corrida com esse composto, o que deve permitir que ele execute uma primeira parte mais longa do que seus rivais diretos. A estratégia, obviamente, vai ser diretamente influenciada pelo clima, porém, as condições para amanhã são imprevisíveis. Se a corrida estiver seca, é provável que a maioria dos pilotos façam somente uma parada.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "O principal ponto de hoje foi a decisão de Lewis Hamilton fazer uma estratégia alternativa, que pode ter sido influenciada pela penalidade. Ao largar com pneus supermacios e ficar mais tempo na pista, ele pode optar depois pelo ultramacio ou o macio até a bandeirada final, claro que dependendo das circunstâncias da corrida. Parece que a estratégia one-stop será a escolha preferida para amanhã, mas é claro que isso também depende das condições climáticas, que ainda parecem ser incertas. Mais uma vez, vimos o aumento da velocidade dos carros agora na Áustria: o pole foi quase dois segundos mais rápido que o tempo obtido na classificação no ano passado ".

Grande Prêmio da Áustria 2017 - Conjuntos disponíveis para a corrida