Bem no coração da Morávia está situada a histórica cidade de Olomouc, famosa por seus históricos monumentos barrocos, pela rica vida cultural, pelas  tradições regionais populares e por suas vivências culinárias

Texto e fotos: CCCR — CzechTourism

A apenas duas horas de trem a partir de Praga é possível desfrutar das delicias desta cidade, sem grande volume de turistas.


Olomouc barroca
Por toda parte é possível apreciar o estilo artístico dos séculos XVII e XVIII.  A arquitetura barroca está representada não apenas nos  vários monumentos históricos mais interessantes da UNESCO, como também nos monumentos sacros locais e na fortificação municipal. A Coluna barroca da Santíssima Trindade (sloup Nejsvětější Trojice) é seu monumento histórico mais importante. Com 35 metros de altura este é o grupo escultórico mais alto da República Tcheca. Outro local barroco de destaque se eleva acima da cidade, na colina Svatý Kopeček. Ali se encontra a basílica barroca da Visitação da Virgem Maria (bazilika Navštívení Panny Marie), com uma maravilhosa decoração interior. Sendo um importante lugar de peregrinação,há sempre muitos peregrinos por lá.

Passeio no zoo
Na colina Svatý Kopeček se encontra, além da basílica da Visitação da Virgem Maria, também o Jardim Zoológico de Olomouc (Olomoucká zoologická zahrada). Famoso sobretudo por seu aquário de tubarões, que é o maior da República Tcheca, ali também fica uma torre mirante, da qual é possível observar toda a cidade de Olomouc. O Jardim Zoológico fica aberto todo o ano e na temporada alta o ingresso custa 110 CZK para adultos e 70 CZK para crianças. Da cidade, várias linhas de ônibus vão diretamente à colina Svatý Kopeček.

Queijinhos curados de Olomouc (Olomoucké tvarůžky)
Os queijinhos curados de Olomouc (Olomoucké tvarůžky), conhecidos por seu intenso odor, ganharam este nome nos mercados onde eram vendidos e ainda que não sejam fabricados diretamente em Olomuc, estão fortemente ligados à cidade. São vendidos em lojas especializadas e, combinados com a cerveja local, possibilitam uma experiência gastronômica fora de série.

Venda do Olomouc card
Quem decidir ir a Olomouc pode adquirir o Olomouc card, cartão turístico com o qual é possível visitar sem pagar nada  78 lugares muito interessantes, não apenas em Olomouc, mas também na Morávia Central e nas montanhas Jeseníky. No preço do cartão está incluído também o transporte público na cidade. Comprando o cartão recebe-se grátis um guia prático com informações sobre as atrações onde o cartão pode ser usado. Há opções para 48 horas por 240 CZK, ou para 5 dias por 480 CZK. À venda no Escritório de Turismo de Olomouc.