Para algumas famílias, férias significam pernas para o ar

Texto e fotos: Consejo de Promoción Turística

Para outras, é a oportunidade de mergulhar fundo em uma cultura totalmente diferente. Para todas, o México certamente tem algo a oferecer.


Poucos países no mundo podem se definir tão diversificado quanto o México. A federação formada por 31 estados e o distrito federal tem ao seu favor o mar do Caribe, o oceano Pacífico e seu pôr do sol e um interior cheio de história e cultura - o país é berço das civilizações maia e asteca, que figuram entre os povos mais evoluídos e complexos de todo o planeta.
São os atributos naturais e culturais que pautam os principais destinos turísticos do país e que certamente vão animar famílias que querem unir os momentos de sossego a experiências singulares durante as férias.
O povo mexicano é um atrativo à parte: alegre, cordial e educado, sempre disposto a resolver qualquer imprevisto e agradar o turista. Esse povo, aliás, é responsável por criar os deliciosos sabores já conhecidos pelos brasileiros - inclusive crianças -, que aprenderam a apreciar a culinária mexicana básica por meio dos tacos, tortillas, nachos, guacamole e outros petiscos.
Mas a comida do México pode proporcionar experiências bem mais intensas e é tão rica que foi declarada patrimônio cultural inatingível pela Unesco. Preparações de sabores complexos, à base de feijões, milhos, pimentas, chocolates e baunilha, certamente vão agradar os pequenos e os adultos.
Os destinos são muitos. Você pode optar por Cancún, com seu mar de um tom de azul inacreditável e uma infraestrutura de hospedagem para atender as expectativas mais exigentes, ou um destino com mais história, como as ruínas maias e astecas, ou ainda vivenciar as muitas festas populares cheias de cor e de sabor.
Das pirâmides de Teotihuacán aos mergulhos de Cancún, do nado com golfinhos de Nayarit à atmosfera colorida e genuína de Oaxaca, conheça os principais destinos mexicanos para curtir em família.

Caribe
A península de Yucatán tem a combinação perfeita de um belo mar, areia clara e um bom hotel - Cancún, Playa e Riviera Maya são seus representantes mais populares. A rede hoteleira está preparada para atender hóspedes de todas as idades, com serviços de babá e de recreação durante todo o dia. Mas a região tem muito mais a oferecer: Tulum e Chichen Itzá abrigam ruínas da civilização maia e podem fazer parte de um roteiro cultural riquíssimo para toda da família. Parques de diversão dão o tom de aventura ao passeio, com nado com golfinhos e tubarões, grandes tirolesas e excelentes mergulhos nos cenotes - as típicas grutas banhadas por águas cristalinas.

Riviera Nayarit
Banhado pelo oceano Pacífico, o estado de Nayarit apresenta um mix bastante eclético de possibilidades: programas de praia e de montanha se misturam num roteiro que pode englobar observação de baleias jubarte, desova de tartarugas marinhas, nado com golfinhos e passeio num mangue de crocodilos. A região ainda abriga uma das tribos indígenas mais autênticas do México, abertas à visitação. Os Huicholes sofreram pouquíssima influência espanhola e ainda mantêm costumes da era pré-colombiana.

Los Cabos
Se esta região da Baja Califórnia ganhou o título de "aquário do mundo" de Jacques Cousteau, certamente as principais atrações são pautadas pela riqueza submarina. O Parque Marinho Nacional Cabo Pulmo é o lar de 300 espécies de peixes tropicais, mais de dois mil tipos de invertebrados e abriga o único sistema de corais rígidos da América do Norte. Já na Baía de La Paz, a atração é nadar com os tubarões-baleia, que chegam por essas águas de janeiro a junho. O centro histórico de San José del Cabo é o ponto de partida para conhecer mais sobre o período em que os jesuítas permaneceram na região, a fim de catequizar os locais. Erguido em 1730, ainda conserva a charmosa praça, o casario e a igreja original.

Mazatlán
Chamada de "pérola do Pacífico", Mazatlán é um destino frequentemente lembrado por famílias que desejam curtir belas praias sem o burburinho de outras regiões do México. O Parque Huana Coa, a 40 minutos da cidade, é dedicado a esportes de aventura, com trilhas que devem ser atravessadas por grandes tirolesas e jipes e certamente trarão fortes emoções a todos os familiares. Baleias, golfinhos e leões marinhos também são habitués da região e criam belos momentos de observação. O aquário de Mazatlán é considerado um dos mais completos de toda a América Latina.

Cidade do México
Poucas famílias pensam na capital federal ao planejar as férias no México. No entanto, a cidade está na rota da maioria dos voos que sai do Brasil, servindo de base para conexões a outras cidades. Por que não ficar uns dias por lá? É a chance para aproveitar uma das mais efervescentes e dinâmicas metrópoles do mundo. Filhos mais velhos certamente já devem ter ouvido falar de Frida Kahlo e Diego Rivera e vão adorar conhecer o museu construído na antiga casa azul, que pertenceu ao casal. Próximo à capital estão as pirâmides de Teotihuacán, um cenário de tirar o fôlego até mesmo daquelas crianças que torcem o nariz para as aulas de história.

Oaxaca
As construções coloridas da cidade de Oaxaca, que fica no estado de mesmo nome, respiram cultura. Não é raro topar com apresentações típicas no meio da rua ou presenciar uma sessão de fogos de artifício na praça central. As festas populares, a gastronomia local e as ruínas remontam aos tempos pré-colombianos, quando os povos zapotecas habitavam o local. A cidade ainda é famosa pelo alimento mais unânime entre as crianças: o chocolate, consumido pelos locais até mesmo no café da manhã. As caveiras, fantasias e altares coloridos montados para a festa dos mortos, nos primeiros dias de novembro, certamente aguçarão a imaginação de pais e filhos.