PÉ EMBAIXO: Toyota arrasa na Classificação e larga em 1º e 2º lugares na prova deste sábado e domingo. Brasileiros nas poles da GTE Pro (Daniel Serra) e GTE Am (Fernando Rees)


  • Kobayashi no Toyota #7 virou uma volta fantástica, a mais rápida em Le Mans de todos os tempos, mais até do que antes de colocarem as duas chicanes na reta de Mulsanne!;
  • Nakajima no Toyota #8 ficou em 2º a 2s4 completando a primeira fila toda nipônica;
  • Porsche em 3º (o #1) e 4º (o #2 que teve problemas no motor) lugares, com mais uma Toyota em 5º;
  • 24 Horas serão poucas para esse desafio.

Texto: Carlos Lua
Fotos: Lemans.org


O Brasil faz duas poles: na categorias GT, graças às atuações de Daniel Serra (Aston Martin #97) e Fernado Rees (Corvette #50, aquele grafitado pelo artista de rua francês Ramzi Adek) Lucas di Grassi nos testes obrigatórios não conseguiu sair a tempo do carro (em virtude de sua fratura) e teve que ficar de fora da prova. Na GTE Pro todos os 14 carros inscritos estão separados por menos de dois segundos!. Tem muita briga pela frente, depende demais do nível das equipes dentro da pista e dos boxes.


Entre os LMP2 a melhor colocação ficou com Bruno Senna (4º na categoria e 10º na geral) com seu ORECA #31, seguido bem de pertinho (1 décimo) por Nelsinho Piquet (5º na categoria e 11º na geral) com o ORECA #13 da mesma Equipe. André Negrão no seu ORECA disfarçado de Alpine #35 foi 8º na categoria e 14º na geral. Os ORECA aliás, além de estar em maior número do que os Ligier, Dallara e Riley mostraram que são mais rápidos de velocidade de ponta, melhores nad freadas e contornam as curvas em maior velocidade. Não é à toa que foi um ORECA, o #26 que com o inglês Alex Lynn virou uma volta tão boa que teria sido pole position na geral na Le Mans de 2011! Isso acabou deixando Rubinho Barrichello apenas em 17º na categoria e 23º na geral.


Contra os ORECA fica a dúvida se terão que substituir o conjunto de freios na altura das 12 horas de prova. Isso deve ajudar aos concorrentes a ficarem mais por perto.


Assim como contra os Toyota na LMP1, em busca da primeira vitória da marca na prova francesa, pesa a dúvida se em ritmo de corrida conseguirão ser tão eficientes quanto os Porsche. Resta esperar para ver.


Os outros brasileiros na prova, os dois pilotos da Ford, Pipo Derani #67 (9º na categoria e 40º na geral) e Tony Kanaan #68 (12º na categoria e 43º na geral) contam com um desempenho em prova melhor do que os dos treinos,


O Grid obtido com os mehores tempos das 3 sessões de Classificação

1 - #7 Conway/Kobayashi/Sarrazin (Toyota TS050) - 3'14”791
2 - #8 Buemi/Davidson/Nakajima (Toyota TS050) - Toyota - 3'17”128
3 - #1 Jani/Lotterer/Tandy (Porsche 919) - Porsche LMP Team - 3’17”259
3 - #2 Bernhard/Bamber/Hartley (Porsche 919) - Porsche LMP Team - 3'18”067
5 - #9 Lapierre/Kunimoto/Lopez (Toyota TS050) - Toyota - 3'18”625
6 - #4 Webb/Kraihamer/Bonanomi (Enso CLM P1/01-Nismo) - Bykolles - 3'24”170
7 - #26 Rusinov/Thiriet/Lynn (Oreca 07-Gibson) - G-Drive Racing - 3’25”352
8 - #25 Gonzalez/Trummer/Petrov (Oreca 07-Gibson) - Manor - 3’25”549
9 - #38 Tung/Laurent/Jarvis (Oreca 07-Gibson) - DC Racing - 3’25”911
10 - #31 Prost/Canal/Senna (Oreca 07-Gibson) - Rebellion - 3'26”736
11 - #13 Piquet Jr/Hansson/Beche (Oreca 07-Gibson) - Rebellion - 3’26”811
12 - #24 Graves/Hirschi/Vergne (Oreca 07-Gibson) - Manor - 3’26”871
13 - #28 Perrodo/Vaxiviere/Collard (Oreca 07-Gibson) - TDS Racing - 3'27”108
14 - #35 Panciatici/Ragues/Negrão (Alpine A470-Gibson) - Signatech - 3’27”517
15 - #37 Cheng/Gommendy/Brundle (Oreca 07-Gibson) - DC Racing - 3’27”540
16 - #27 Aleshin/Sirotkin/Shaitar (Dallara P217-Gibson) - SMP Racing - 3’27”782
17 - #36 Dumas/Menezes/Rao (Alpine A470-Gibson) - Signatech - 3’28”051
18 - #39 Guibbert/Trouillet/Winslow (Oreca 07-Gibson) - Graff - 3’28”368
19 - #40 Allen/Matelli/Bradley (Oreca 07-Gibson) - Graff - 3’28”891
20 - #22 Rojas/Hirakawa/Gutierrez (Oreca 07-Gibson) - G-Drive - 3’28”937
21 - #32 Owen/De Sadeleer/Albuquerque (Ligier JSP217-Gibson) - United Autosports - 3’29”151
22 - #21 Hedman/Hanley/Rosenqvist (Oreca 07-Gibson) - Dragonspee - 3’29”777
23 - #29 Lammers/Van Eerd/Barrichello (Dallara P217-Gibson) - RT Ned - 3’29”976
24 - #47 Lacorte/Sernagiotto/Belicchi (Dallara P217-Gibson) - Villorba - 3’30”014
25 - #45 Patterson/Mcmurry/Capillaire (Ligier JSP217-Gibson) - Algarve - 3’30”164
26 - #23 Barthez/Buret/Berthon (Ligier JSP217-Gibson) - Panis Barthez - 3'31”346
27 - #34 Moore/Hanson/Chandhok (Ligier JSP217-Gibson) - Tockwith - 3’33”536
28 - #49 Konopka/Calko/Breukers (Ligier JSP217-Gibson) - Arc - 3’33”921
29 - #17 Lafargue/Lafargue/Zollinger (Ligier JSP217-Gibson) - Idec - 3’36”230
30 - #43 Keating/Bleekemolen/Taylor (Riley MK30-Gibson) - Keating - 3’37”007
31 - #33 Nicolet/Nicolet/Maris (Ligier JSP217-Gibson) - Eurasia - 3'42"660
32 - #97 Turner/Adam/Serra (Aston Martin VANTAGE) - Aston Martin - 3'50”837
33 - #51 Calado/Pier Guidi/Rugolo (Ferrari 488 GTE) - AF Corse - 3'51”028
34 - # 95 Thiim/Sørensen/Stanaway (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 3'51”038
35 - #71 Rigon/Bird/Molina (Ferrari 488 GTE) - AF Corse - 3'51”086
36 - #69 Briscoe/Westbrook/Dixon (Ford GT) - Ganassi - 3'51”232
37 - #63 Magnussen/Garcia/Taylor (Chevrolet Corvette C7R) - Corvette - 3'51”484
38 - #92 Christensen/Estre/Werner (Porsche 911 RSR) - Porsche - 3'51”847
39 - #66 Mücke/Pla/Johnson (Ford GT) - Ganassi - 3'51”991
40 - #67 Priaulx/Tincknell/Derani (Ford GT) - Ganassi - 3'52”008
41 - #64 Gavin/Milner/Fässler (Chevrolet Corvette C7R) - Corvette - 3'52”017
42 - #82 Vilander/Fisichella/Kaffer (Ferrari 488 GTE) - Risi - 3'52”138
43 - #68 Hand/Müller/Kanaan (Ford GT) - Ganassi - 3'52”178
44 - #91 Lietz/Makowiecki/Pilet (Porsche 911 RSR) - Porsche - 3'52”593
45 - #50 Rees/Brandela/Philippon (Chevrolet Corvette C7R) - Larbre - 3'52”843
46 - #98 Dalla Lana/Lamy/Lauda (Aston Martin Vantage) - Aston Martin - 3'53”233
47 - #62 Macneil/Sweedler/Bell (Ferrari 488 GTE) - Scuderia Corsa - 3'53”312
48 - #77 Ried/Cairoli/Dienst (Porsche 911 RSR 991) - Dempsey Proton - 3'53”381
49 - #55 Cameron/Scott/Cioci (Ferrari 488 GTE) - Spirit of Race - 3’53”641
50 - #84 Smith/Stevens/Vanthoor (Ferrari 488 GTE) - JMW - 3'53”977
51 - #83 Krohn/Jönsson/Bertolini (Ferrari 488 GTE) - DH - 3'54”088
52 - #90 Yoluc/Hankey/Bell (Aston Martin Vantage) - TF Sport - 3'54”319
53 - #99 Howard/Gunn/Bryant (Aston Martin Vantage) - Beechdean - 3'54”328
54 - #93 Long/Al Faisal/Hedlund (Porsche 911 RSR 991) - Proton - 3'54”621
55 - #61 Mok/Sawa/Griffin (Ferrari 488 GTE) - Clearwater Racing - 3’54”955
56 - #60 Wee/Katoh/Parente (Ferrari 488 GTE) - Clearwater - 3'54”994
57 - #88 Bachler/Lemeret/Al Qubaisi (Porsche 911 RSR) - Proton - 3’55”468
58 - #54 Flohr/Castellacci/Beretta (Ferrari 488 GTE) - Spirit of Race - 3'56”301
59 - #86 Wainwright/Barker/Foster (Porsche 911) - Gulf Racing - 3’56”469
60 - #65 Nielsen/Balzan/Curtis (Ferrari 488 GTE) - Scuderia Corsa - 3'58"249

  • Para falar a verdade, com o aumento tão grande das velocidades, os problemas de tráfego vão aumentar, já que será maior o número de ultrapassagens entre as diferentes classes.  Isso vai ser decisivo para as colocações finais.
  • E tem mais uma coisa ainda para prestar muita atenção, à eficiência dos três pilotos escalados em cada carro. É que além da diferença de experiências e idades dos trios (pilotos de 17 anos até 62 anos de idade), 44 estreantes e mais a noite e o cansaço, a classificação vai virar uma verdadeira montanha russa. Uma corrida para ninguém perder.
  • Neste sábado um warm-up às 9 da manhã (4 da manhã hora de Brasília) e a largada às 15 horas (10 da manhã hora de Brasília).
  • Assista pelo aplicativo da prova ou pelo Youtube.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.