Com a inauguraĂ§Ă£o da Smart Store
em Moema, a DPaschoal atinge o nĂvel mĂ¡ximo em atendimento sem esquecer de
ninguém
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: DPaschoal / Eduardo Abbas / Arquivo
Sabe aquele amigo que vocĂª sĂ³
lembra que ele existe quando precisa? Ă€s vezes nĂ£o Ă© por maldade, a vida
corrida e os compromissos quase sempre inadiĂ¡veis sempre sĂ£o motivos para “esquecer” da responsabilidade de manter
contato, estar presente e procurar mesmo quando nĂ£o se precisa, mas convenhamos
que nem sempre (ou na maior parte das vezes) isso Ă© assim.
Claro que isso também acontece
comigo, sou uma pessoa que dĂ¡ um grande valor Ă s amizades e procura manter
contato sempre que possĂvel, tenho vergonha de apenas procurar quando preciso,
mas, e sempre existe um mas, geralmente quando a gente fica na “mĂ£o” Ă© que vem Ă nossa memĂ³ria bolorenta
quem serĂ¡ aquele que vai te ajudar no momento de desespero. Aconteceu comigo
justamente quando o verĂ£o se despediu de 2017 e deixou esse frio insuportĂ¡vel
tomar conta dos nossos dias.
Mais que um amigo, meu automĂ³vel
Ă© uma forma de ganhar a vida, nĂ£o sou Uber, preciso me movimentar pela cidade
para compromissos que sĂ£o fontes de conteĂºdo para o site. As reuniões,
coletivas, cabines e demais encontros sociais geralmente estĂ£o distantes de
casa e para chegar até eles é preciso usar o carro, que é quase um filho
bonzinho, te pede pouco, te exige quase nada, mas precisa estar com a
manutenĂ§Ă£o em dia, descuidei-me e a bateria original de longa data resolveu
pedir aposentadoria.
Aquela situaĂ§Ă£o do “e agora?” bateu forte e tive que correr
atrĂ¡s da soluĂ§Ă£o, que por coincidĂªncia estava muito perto da minha casa.
Conheço a DPaschoal hĂ¡ muitos anos,
afinal de contas eles estĂ£o no mercado de reposiĂ§Ă£o desde 1949 quando foi
inaugurada a primeira loja em Campinas, interior de SĂ£o Paulo. SĂ£o mais
lembrados por vender pneus e ter um atendimento muito bom, mas veja, Ă© aquela
coisa de nĂ£o ver os amigos faz tempo, eles prestam serviços automotivos
especializados de toda natureza, tem de 160 lojas prĂ³prias, 800 credenciadas, 10
unidades de recapagem, 21 Truck Centers e subdivisões como a DPK, Rede Auto Z, Maxxi Training
e Daterra, alĂ©m da FundaĂ§Ă£o Educar.
Sem fazer muito alarde, como Ă© bem
tĂpico deles, foi inaugurada uma loja bem perto da minha casa, Ă© a primeira Smart Store de serviços automotivos do
Brasil. LĂ¡ eu encontrei a bateria da BOSCH
que eu procurava, Ă© a moderna S5 e que
o gerente Paulo Cesar fez questĂ£o de
instalar no meu valente veĂculo. A S5
Ă© uma das mais modernas do mercado, 100% livre de manutenĂ§Ă£o, composta por uma
liga de chumbo-cĂ¡lcio-prata com alta resistĂªncia contra corrosĂ£o atĂ© mesmo em
temperaturas altas, tem grades expandidas que melhoram o desempenho da partida
a frio, para quem tem carro FLEX,
nĂ£o existe nada melhor.
Esse atendimento nĂ£o Ă©
exclusividade minha, é assim com qualquer cliente que usa os serviços da
empresa. Encontrei por lĂ¡ o meu amigo de longa data, o Eliel Bartels, Head de Tecnologia e InovaĂ§Ă£o da DPaschoal e batemos um longo papo sobre
a nova cara da Loja Conceito, que reĂºne tecnologias exclusivas para o
atendimento e prestaĂ§Ă£o de serviços automotivos nĂ£o encontrados em nenhum outro
lugar do mundo, a loja Ă© como se fosse a filha mais nova do Eliel.
Perguntei: “qual Ă© o objetivo da loja?” Segundo ele, “o conceito de Smart Store Ă© de uma loja que tem uma roupagem diferente
das outras unidades da DPaschoal,
essa roupagem passa por 10 anos medindo e analisando o cliente, concluĂmos que
existem 3 comportamentos que ele tem na demanda do nosso negĂ³cio: transparĂªncia,
preço justo e horĂ¡rio adequado”. Tudo isso pode ser obtido por nĂ³s,
clientes, sempre que utilizarmos as lojas, foi criado inclusive um cartĂ£o
fidelidade, o AUTOCARD, que facilita
a vida de gente esquecida como eu e vocĂª, meu caro leitor.
Todas as iniciativas foram
desenvolvidas pelo CTTi – Centro de
Treinamento TĂ©cnico e de InovaĂ§Ă£o da DPaschoal,
espaço dedicado Ă pesquisa e produĂ§Ă£o de conteĂºdo para o setor, ainda segundo o
Eliel, o funcionamento Ă© simples: “o cliente vai atĂ© a loja para algum tipo de
manutenĂ§Ă£o, geralmente ele jĂ¡ tem uma relaĂ§Ă£o pronta de serviços para serem
executados, Ă© atendido por um consultor que tira as dĂºvidas sobre alguma coisa
do carro e faz uma anĂ¡lise tĂ©cnica e objetiva com as ferramentas de avaliaĂ§Ă£o
junto com o cliente, ambos vĂ£o chegar a uma conclusĂ£o se realmente precisa ou
nĂ£o trocar um item testado, Ă© um diagnĂ³stico inicial diante da necessidade
criando assim uma empatia da mĂ¡xima transparĂªncia”.
Perguntei: “o cliente vem diretamente na loja, como foi meu caso ou ele pode
agendar?” Segundo ele: “tanto faz,
mas dentro do conceito da Smart Store tem a chamada hora marcada que pode ser
feita pelo site, teleatendimento ou pessoalmente. Ele pode comprar, por
exemplo, um pneu no site, depois a loja mais prĂ³xima serĂ¡ indicada e ele agenda
um horĂ¡rio, isso acontece em todas as unidades”. Existem opções para tudo,
perguntei “se o cliente resolve comprar
um pneu de outra marca fora da loja, ele pode vir fazer a montagem aqui?”
segundo ele “sim, pode acontecer de nĂ£o
ter aquele determinado pneu ou marca na loja, vocĂª pode trazer os pneus
comprados fora e serĂ¡ atendido da mesma maneira, aqui ele compra um serviço, o
atendimento e o preço nĂ£o vĂ£o mudar e serĂ£o os mesmos, a idĂ©ia Ă© fazer amigos e
clientes perenes e nĂ£o atendimento pontual”.
Dentro da loja de Moema que fica
na Alameda dos Maracatins, 1310, encontrei uma enorme quantidade de
equipamentos, alguns deles feitos exclusivamente pra a DPaschoal, mas como se trata de um local pequeno, o estoque nĂ£o Ă©
tĂ£o grande. Perguntei “por que em Moema?”
segundo ele “Ă© uma regiĂ£o que tem uma
diversidade de veĂculos que vai ajudar a testar algumas novidades tecnolĂ³gicas,
tem carros de 20 a
500 mil que entram na loja, eu consigo em uma regiĂ£o pequena concentrar vĂ¡rios
tipos de veĂculos e clientes diferentes, isso Ă© bom pra gente testar alguns
produtos e sistemas que nĂ³s temos. O estoque Ă© pequeno, mas aqui eu consigo
usar o sistema da distribuiĂ§Ă£o de peças sem perda de tempo, Ă© a menor loja da
rede, com isso eu uso a distribuiĂ§Ă£o feita pela DPK com mais freqĂ¼Ăªncia, eu consigo colocar tecnologia, sistema,
entrega e se estĂ¡ dando certo em Moema em outras regiões serĂ¡ igual, ou melhor,”.
A idĂ©ia Ă© ampliar para outras regiões de SĂ£o Paulo e outras cidades do Brasil
esse conceito Smart Store, a proposta Ă© ousada: nos prĂ³ximos 4 ou 5 meses serĂ£o
inauguradas mais 15 lojas!
Com cafĂ© e pĂ£o de queijo dĂ¡ pra acompanhar
o ATE – Advanced Time Experience que Ă© exclusivo da empresa, em tempo real sĂ£o mostrados os serviços que estĂ£o sendo realizados por meio de um televisor
na sala de espera. A loja carrega um investimento enorme, em 10 anos foram 80
milhões de reais no desenvolvimento de todas as tecnologias empregadas, principalmente
no HUB de distribuiĂ§Ă£o e de logĂstica
reversa que Ă© a maior do mundo, lĂ¡ o cliente leva de 25 a 30 minutos para ter o
carro avaliado e se quiser passa a fazer parte do AUTOCARD que jĂ¡ tem 3 milhões de clientes cadastrados.
“Todos os meses as lojas recebem 140.000 veĂculos, cerca de 50.000
utilizam algum serviço ou compram algum produto, antes o cliente vinha a cada
1,2 anos, hoje em dia esse numero mudou para 3 vezes ao ano por conta dessa
coisa de cuidar do carro como um todo, nĂ£o somente de partes, como o pneu,
ficou claro que nĂ³s estamos ajudando ele a zelar pelo bem, o amigo cliente passa
a acreditar e vem junto com a gente”, completa Eliel.
Com todas as informações que
foram levantadas no diagnĂ³stico, no futuro o dono vai receber um aviso que estĂ¡
no momento da substituiĂ§Ă£o de algum componente, tudo isso atravĂ©s de um algoritmo
desenvolvido pela DPaschoal que
simula a utilizaĂ§Ă£o e desgaste das peças, isso evita fazer a troca sem
necessidade e compensa a falta de tempo para cuidar da manutenĂ§Ă£o, a empresa se
responsabiliza pelo seu, digamos, esquecimento.
O meu carro estĂ¡ pronto, o cartĂ£o
junto com os documentos e chega hora de voltar Ă normalidade do meu dia sem
precisar me preocupar daqui pra frente, o prĂ©-loja, o durante loja e pĂ³s-loja,
com sĂ£o conhecidas as ações, cobrem todo o ciclo do cliente e do veĂculo seja
nessa ou nas outras unidades, sempre com a mesma tecnologia e preocupaĂ§Ă£o com o
atendimento, afinal Ă©tica, educaĂ§Ă£o e paixĂ£o pelo que se faz estĂ¡ no DNA da
empresa que nĂ£o aceita uma avaliaĂ§Ă£o menor que notas 9 e 10.
Foi uma aula de capacidade e
preocupaĂ§Ă£o com o bem de outra pessoa, pude comprovar o que existe de mais
moderno em tecnologia de manutenĂ§Ă£o, posso sim me despreocupar em esquecer
detalhes do carro, mas jamais vou deixar o café e a conversa com os amigos
ficar tanto tempo distante, afinal de contas sĂ³ podemos contar com eles na
nossa tumultuada vida!
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