Com a inauguraĂ§Ă£o da Smart Store em Moema, a DPaschoal atinge o nĂ­vel mĂ¡ximo em atendimento sem esquecer de ninguĂ©m

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: DPaschoal / Eduardo Abbas / Arquivo

Sabe aquele amigo que vocĂª sĂ³ lembra que ele existe quando precisa? Ă€s vezes nĂ£o Ă© por maldade, a vida corrida e os compromissos quase sempre inadiĂ¡veis sempre sĂ£o motivos para “esquecer” da responsabilidade de manter contato, estar presente e procurar mesmo quando nĂ£o se precisa, mas convenhamos que nem sempre (ou na maior parte das vezes) isso Ă© assim.


Claro que isso tambĂ©m acontece comigo, sou uma pessoa que dĂ¡ um grande valor Ă s amizades e procura manter contato sempre que possĂ­vel, tenho vergonha de apenas procurar quando preciso, mas, e sempre existe um mas, geralmente quando a gente fica na “mĂ£o” Ă© que vem Ă  nossa memĂ³ria bolorenta quem serĂ¡ aquele que vai te ajudar no momento de desespero. Aconteceu comigo justamente quando o verĂ£o se despediu de 2017 e deixou esse frio insuportĂ¡vel tomar conta dos nossos dias.


Mais que um amigo, meu automĂ³vel Ă© uma forma de ganhar a vida, nĂ£o sou Uber, preciso me movimentar pela cidade para compromissos que sĂ£o fontes de conteĂºdo para o site. As reuniões, coletivas, cabines e demais encontros sociais geralmente estĂ£o distantes de casa e para chegar atĂ© eles Ă© preciso usar o carro, que Ă© quase um filho bonzinho, te pede pouco, te exige quase nada, mas precisa estar com a manutenĂ§Ă£o em dia, descuidei-me e a bateria original de longa data resolveu pedir aposentadoria.


Aquela situaĂ§Ă£o do “e agora?” bateu forte e tive que correr atrĂ¡s da soluĂ§Ă£o, que por coincidĂªncia estava muito perto da minha casa. Conheço a DPaschoal hĂ¡ muitos anos, afinal de contas eles estĂ£o no mercado de reposiĂ§Ă£o desde 1949 quando foi inaugurada a primeira loja em Campinas, interior de SĂ£o Paulo. SĂ£o mais lembrados por vender pneus e ter um atendimento muito bom, mas veja, Ă© aquela coisa de nĂ£o ver os amigos faz tempo, eles prestam serviços automotivos especializados de toda natureza, tem de 160 lojas prĂ³prias, 800 credenciadas, 10 unidades de recapagem, 21 Truck Centers e subdivisões como a DPK, Rede Auto Z, Maxxi Training e Daterra, alĂ©m da FundaĂ§Ă£o Educar.


Sem fazer muito alarde, como Ă© bem tĂ­pico deles, foi inaugurada uma loja bem perto da minha casa, Ă© a primeira Smart Store de serviços automotivos do Brasil. LĂ¡ eu encontrei a bateria da BOSCH que eu procurava, Ă© a moderna S5 e que o gerente Paulo Cesar fez questĂ£o de instalar no meu valente veĂ­culo. A S5 Ă© uma das mais modernas do mercado, 100% livre de manutenĂ§Ă£o, composta por uma liga de chumbo-cĂ¡lcio-prata com alta resistĂªncia contra corrosĂ£o atĂ© mesmo em temperaturas altas, tem grades expandidas que melhoram o desempenho da partida a frio, para quem tem carro FLEX, nĂ£o existe nada melhor.


Esse atendimento nĂ£o Ă© exclusividade minha, Ă© assim com qualquer cliente que usa os serviços da empresa. Encontrei por lĂ¡ o meu amigo de longa data, o Eliel Bartels, Head de Tecnologia e InovaĂ§Ă£o da DPaschoal e batemos um longo papo sobre a nova cara da Loja Conceito, que reĂºne tecnologias exclusivas para o atendimento e prestaĂ§Ă£o de serviços automotivos nĂ£o encontrados em nenhum outro lugar do mundo, a loja Ă© como se fosse a filha mais nova do Eliel.


Perguntei: “qual Ă© o objetivo da loja?” Segundo ele, “o conceito de Smart Store Ă© de uma loja que tem uma roupagem diferente das outras unidades da DPaschoal, essa roupagem passa por 10 anos medindo e analisando o cliente, concluĂ­mos que existem 3 comportamentos que ele tem na demanda do nosso negĂ³cio: transparĂªncia, preço justo e horĂ¡rio adequado”. Tudo isso pode ser obtido por nĂ³s, clientes, sempre que utilizarmos as lojas, foi criado inclusive um cartĂ£o fidelidade, o AUTOCARD, que facilita a vida de gente esquecida como eu e vocĂª, meu caro leitor.


Todas as iniciativas foram desenvolvidas pelo CTTi – Centro de Treinamento TĂ©cnico e de InovaĂ§Ă£o da DPaschoal, espaço dedicado Ă  pesquisa e produĂ§Ă£o de conteĂºdo para o setor, ainda segundo o Eliel, o funcionamento Ă© simples: “o cliente vai atĂ© a loja para algum tipo de manutenĂ§Ă£o, geralmente ele jĂ¡ tem uma relaĂ§Ă£o pronta de serviços para serem executados, Ă© atendido por um consultor que tira as dĂºvidas sobre alguma coisa do carro e faz uma anĂ¡lise tĂ©cnica e objetiva com as ferramentas de avaliaĂ§Ă£o junto com o cliente, ambos vĂ£o chegar a uma conclusĂ£o se realmente precisa ou nĂ£o trocar um item testado, Ă© um diagnĂ³stico inicial diante da necessidade criando assim uma empatia da mĂ¡xima transparĂªncia”.


Perguntei: “o cliente vem diretamente na loja, como foi meu caso ou ele pode agendar?” Segundo ele: “tanto faz, mas dentro do conceito da Smart Store tem a chamada hora marcada que pode ser feita pelo site, teleatendimento ou pessoalmente. Ele pode comprar, por exemplo, um pneu no site, depois a loja mais prĂ³xima serĂ¡ indicada e ele agenda um horĂ¡rio, isso acontece em todas as unidades”. Existem opções para tudo, perguntei “se o cliente resolve comprar um pneu de outra marca fora da loja, ele pode vir fazer a montagem aqui?” segundo ele “sim, pode acontecer de nĂ£o ter aquele determinado pneu ou marca na loja, vocĂª pode trazer os pneus comprados fora e serĂ¡ atendido da mesma maneira, aqui ele compra um serviço, o atendimento e o preço nĂ£o vĂ£o mudar e serĂ£o os mesmos, a idĂ©ia Ă© fazer amigos e clientes perenes e nĂ£o atendimento pontual”.


Dentro da loja de Moema que fica na Alameda dos Maracatins, 1310, encontrei uma enorme quantidade de equipamentos, alguns deles feitos exclusivamente pra a DPaschoal, mas como se trata de um local pequeno, o estoque nĂ£o Ă© tĂ£o grande. Perguntei “por que em Moema?” segundo ele “Ă© uma regiĂ£o que tem uma diversidade de veĂ­culos que vai ajudar a testar algumas novidades tecnolĂ³gicas, tem carros de 20 a 500 mil que entram na loja, eu consigo em uma regiĂ£o pequena concentrar vĂ¡rios tipos de veĂ­culos e clientes diferentes, isso Ă© bom pra gente testar alguns produtos e sistemas que nĂ³s temos. O estoque Ă© pequeno, mas aqui eu consigo usar o sistema da distribuiĂ§Ă£o de peças sem perda de tempo, Ă© a menor loja da rede, com isso eu uso a distribuiĂ§Ă£o feita pela DPK com mais freqĂ¼Ăªncia, eu consigo colocar tecnologia, sistema, entrega e se estĂ¡ dando certo em Moema em outras regiões serĂ¡ igual, ou melhor,”. A idĂ©ia Ă© ampliar para outras regiões de SĂ£o Paulo e outras cidades do Brasil esse conceito Smart Store, a proposta Ă© ousada: nos prĂ³ximos 4 ou 5 meses serĂ£o inauguradas mais 15 lojas!


Com cafĂ© e pĂ£o de queijo dĂ¡ pra acompanhar o ATE – Advanced Time Experience que Ă© exclusivo da empresa, em tempo real sĂ£o mostrados os serviços que estĂ£o sendo realizados por meio de um televisor na sala de espera. A loja carrega um investimento enorme, em 10 anos foram 80 milhões de reais no desenvolvimento de todas as tecnologias empregadas, principalmente no HUB de distribuiĂ§Ă£o e de logĂ­stica reversa que Ă© a maior do mundo, lĂ¡ o cliente leva de 25 a 30 minutos para ter o carro avaliado e se quiser passa a fazer parte do AUTOCARD que jĂ¡ tem 3 milhões de clientes cadastrados.


“Todos os meses as lojas recebem 140.000 veĂ­culos, cerca de 50.000 utilizam algum serviço ou compram algum produto, antes o cliente vinha a cada 1,2 anos, hoje em dia esse numero mudou para 3 vezes ao ano por conta dessa coisa de cuidar do carro como um todo, nĂ£o somente de partes, como o pneu, ficou claro que nĂ³s estamos ajudando ele a zelar pelo bem, o amigo cliente passa a acreditar e vem junto com a gente”, completa Eliel.


Com todas as informações que foram levantadas no diagnĂ³stico, no futuro o dono vai receber um aviso que estĂ¡ no momento da substituiĂ§Ă£o de algum componente, tudo isso atravĂ©s de um algoritmo desenvolvido pela DPaschoal que simula a utilizaĂ§Ă£o e desgaste das peças, isso evita fazer a troca sem necessidade e compensa a falta de tempo para cuidar da manutenĂ§Ă£o, a empresa se responsabiliza pelo seu, digamos, esquecimento.


O meu carro estĂ¡ pronto, o cartĂ£o junto com os documentos e chega hora de voltar Ă  normalidade do meu dia sem precisar me preocupar daqui pra frente, o prĂ©-loja, o durante loja e pĂ³s-loja, com sĂ£o conhecidas as ações, cobrem todo o ciclo do cliente e do veĂ­culo seja nessa ou nas outras unidades, sempre com a mesma tecnologia e preocupaĂ§Ă£o com o atendimento, afinal Ă©tica, educaĂ§Ă£o e paixĂ£o pelo que se faz estĂ¡ no DNA da empresa que nĂ£o aceita uma avaliaĂ§Ă£o menor que notas 9 e 10.


Foi uma aula de capacidade e preocupaĂ§Ă£o com o bem de outra pessoa, pude comprovar o que existe de mais moderno em tecnologia de manutenĂ§Ă£o, posso sim me despreocupar em esquecer detalhes do carro, mas jamais vou deixar o cafĂ© e a conversa com os amigos ficar tanto tempo distante, afinal de contas sĂ³ podemos contar com eles na nossa tumultuada vida!