AÉREAS: Bell 505 Jet Ranger X recebe certificação da FAA

Aeronave é sucesso de vendas mundial, com mais de 300 pedidos firmes de compra, sendo mais de 30 só no Brasil

Texto e fotos: TAM Aviação Executiva

A Bell Helicopter, subsidiária da Textron e representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou que o Bell 505 Jet Ranger X recebeu a certificação da FAA (Federal Aviation Administration) e está apto a operar em espaço aéreo norte-americano. A recém-anunciada certificação reafirma o compromisso inabalável da Bell Helicopter com o desenvolvimento e a introdução de novos produtos no mercado.


Lançado em 2013, o helicóptero foi da sua concepção ao primeiro voo bem sucedido em apenas 20 meses. Desde então, a aeronave acumulou mais de 1.000 horas de voo e passou por testes rigorosos para garantir o máximo em qualidade e desempenho. Em janeiro deste ano, a aeronave também recebeu a certificação do TCCA (Transport Canada Civil Aviation).
O 505 Jet Ranger X tem tecnologia de ponta com aviônicos Garmin G1000H totalmente integrados, duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Turbomeca Arrius 2R com sistema FADEC (com duplo canal), HTAWS (sistema de alerta de terreno), cartas aeronáuticas digitais, visão sintética, sistema “Pathway in the Sky” e excelente visibilidade para a tripulação.
Outro grande destaque é a versatilidade de sua cabine, que tem capacidade para até 5 pessoas e foi projetada com assentos anti-crash, que podem ser facilmente removidos. Seu piso é totalmente plano, e as portas são mais largas, quando comparadas às habituais, para facilitar o acesso de passageiros e cargas.
De acordo com o diretor comercial da TAM AE, Rafael Mugnaini, no Brasil o modelo já é um sucesso. “A Bell conseguiu reunir em um único produto atributos que são muito apreciados pelos operadores, como confiabilidade, velocidade e performance. Somado a isso, há o fato do modelo ser o monoturbina leve mais espaçoso, o que aumenta significativamente o conforto. E esta combinação coloca o 505 na vanguarda do segmento“.
O Bell 505 Jet Ranger X é um sucesso absoluto de vendas. Já são mais de 300 pedidos firmes de compra do modelo em todo o mundo, sendo mais de 30 de clientes brasileiros. A homologação da ANAC deve acontecer nos próximos meses e a partir de então, a aeronave poderá ser entregue e iniciar suas operações também no Brasil.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.