• No Brasil, o ContiSportContact 5 P equipa de fĂ¡brica o Mercedes Classe C 63 AMG Coupe;
  • O ContiSportContact 5  P estĂ¡ disponĂ­vel no segmento de reposiĂ§Ă£o, nos aros 18 a 23, para aplicaĂ§Ă£o nos eixos dianteiro e traseiro;
  • Teste foi promovido pela revista australiana MOTOR.

Texto e fotos: Continental

O ContiSportContact 5 P da Continental foi o grande vencedor do teste comparativo de pneus high performance promovido pela ediĂ§Ă£o de maio da revista australiana MOTOR. Os editores analisaram o desempenho de nove pneus de diferentes marcas, todos na dimensĂ£o 235/35 R19, utilizando um Ford Focus RS e as pistas de Sydney Dragway, na AustrĂ¡lia, e Motorsport Park, no CanadĂ¡.


Nesta avaliaĂ§Ă£o, a performance consistente nas cinco disciplinas que pautaram o teste foi a chave para o sucesso da marca alemĂ£, com destaque para o desempenho apresentado pelo pneu em piso molhado. A Continental, um dos maiores grupos sistemistas do mundo, Ă© mundialmente reconhecida por ser a principal fornecedora de pneus para automĂ³veis de luxo e alta performance. Na Alemanha, berço do desenvolvimento desse tipo de veĂ­culo, uma a cada trĂªs unidades sai de fĂ¡brica calçada com pneus da marca.
O ContiSportContact 5 P Ă© o modelo mais esportivo e de alta tecnologia produzido pela Continental. VeĂ­culos esportivos de alta performance e modelos top de linha customizados podem obter um ganho real em termos de aceleraĂ§Ă£o, frenagem e dirigibilidade quando equipados com esses pneus. É o caso, por exemplo, do Mercedes Classe C 63 AMG Coupe que deixa a fĂ¡brica brasileira calçado originalmente com pneus ContiSportContact 5 P da Continental.
O ContiSportContact 5 P entrega elevado desempenho com o mĂ¡ximo de segurança e espaços de frenagem muito reduzidos, permitindo uma direĂ§Ă£o extremamente precisa para carros com proposta claramente esportiva, como Ă© o caso dos modelos da Mercedes-AMG e tambĂ©m de veĂ­culos como Audi R8, Lamborghini Gallardo e Porsche 911.
Entre os diversos avanços presentes no ContiSportContact 5 P estĂ¡ a tecnologia Black ChilliTM. Trata-se de um composto inteligente acionado apenas em situações de frenagem e que permite ao pneu atingir rapidamente a temperatura ideal para entregar o seu melhor desempenho, alĂ©m de otimizar a sua aderĂªncia.
Quando a tecnologia nĂ£o estĂ¡ acionada, o pneu roda mais “frio”, ou seja, com uma absorĂ§Ă£o mĂ­nima de energia sob a forma de calor, garantindo uma maior quilometragem, reduzindo o consumo de combustĂ­vel, minimizando a resistĂªncia ao rolamento e, consequentemente, diminuindo a emissĂ£o de CO₂, protegendo o meio ambiente.
O ContiSportContact 5 P integra o portfolio de pneus da Continental Ă  disposiĂ§Ă£o do consumidor no mercado brasileiro. DisponĂ­vel em diferentes dimensões para aplicaĂ§Ă£o nos eixos dianteiro e traseiro, ele Ă© oferecido nos aros 18 a 23, em larguras de 225 mm a 335 mm e em relações de aspecto de 40, 35, 30 e 25.
Nos Ăºltimos dez anos, o segmento de veĂ­culos de luxo no Brasil apresentou um crescimento anual superior a 12%. Mesmo com a desaceleraĂ§Ă£o econĂ´mica, em 2016 foram emplacadas cerca de 105 mil unidades. Em 2007, a fatia do segmento de veĂ­culos de luxo representava cerca 2% dos total de emplacamentos de automĂ­veis de passeio e comerciais leves no Brasil. Hoje, chega a 7%*.

* Fonte: Segundo dados internos de pesquisas da Continental Pneus Brasil