AÉREAS: Airbus lança novo interior do A320 Airspace


  • O premiado design proporciona mais conforto e melhor ambiente e serviço;
  • Destaque para o maior compartimento superior da categoria.

Texto e fotos: Airbus

Na esteira do sucesso do A330neo e A350 apresentados em 2016, a Airbus acaba de anunciar a adição do A320 à Família Airspace. O DNA da marca é baseado em uma linha consistente de bons elementos de cabine, que proporcionam benefícios significativos para passageiros e diferenciais para as companhias aéreas. Além de contar com a mesma ergonomia de cockpit que os wide-bodies, o A320 também trará o mesmo design de cabine e a tecnologia mais recente. Dentre os aprimoramentos estão:

  • O maior compartimento superior (OHSC) da categoria: chamado de "Airspace Bin", ele acomoda oito malas por compartimento, em vez de cinco, e permite o armazenamento vertical de bagagens maiores e mais pesadas.
  • Luz de teto exclusiva: a experiência personalizada de luz de bordo começa na entrada da aeronave, proporcionando um ambiente acolhedor, e se prolonga ao longo de toda a extensão com recursos variáveis de iluminação.
  • Novos painéis laterais com mais espaço de cabine: 2,5 cm a mais de espaço na altura dos ombros para maior espaço pessoal.
  • Nova esquadria para as janelas: as novas persianas, totalmente integradas, oferecem uma janela maior e vistas sem obstruções, proporcionando uma experiência similar à do A350.
  • Novo design dos lavatórios: o novo design, mais espaçoso, conta ainda com um sistema de luz para ambientação e coberturas antibacterianas, borrifador automático de aromas e opções de som e opcionais sem toque.
  • Iluminação em LED colorido: Com 16,4 milhões de opções de cores, a nova iluminação de cabine controlável que cria uma experiência de bordo personalizada para todo o ambiente a 30 mil pés de altura.
  • Estrutura harmonizada da porta: as novas linhas das esquadrias são similares às do design dos modelos A350 XWB e A330neo da Família Airspace.


"A cabine do A350 XWB provou-se extremamente popular, com excelente feedback de passageiros e designers profissionais", comentou Dr. Kiran Rao, vice-presidente executivo de estratégia de produtos da Airbus Commercial Aircraft. "Essa aprovação nos deu confiança para implementar a mesma linguagem ao A330neo e, agora, à Família A320".


As companhias aéreas expressaram grande interesse no maior compartimento superior do novo A320 Airspace, quando revelado aos clientes na AIX Expo, em abril. "O A320 oferece às companhias aéreas um volume quarenta por cento maior para as malas dos passageiros, permitindo acomodar bagagens de mão maiores do que a concorrência no segmento de corredor único", diz Ingo Wuggetzer, vice-presidente de Cabin Marketing. "Mais espaço no compartimento superior significa embarques mais rápidos, valor agregado por passageiro e uma melhor experiência geral".


Recursos adicionais, como painéis laterais menos volumosos e opções para os lavatórios ("Smart-Lav" e "Space-Flex"), mantêm um design consistente com aquele da popular série Airspace de wide-bodies. Os passageiros também vão gostar da plataforma IFE modular com funcionalidades de vídeo acima da cabeça e áudio/vídeo por assento sob demanda, assim como as fontes de energia por assento, conectividade sem fios flexível e telefonia móvel (GSM a bordo). O pacote completo de interiores da Airspace está previsto para 2020 e será implementado às estruturas atuais.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.