O mais indicado Ă© sempre trocar o produto original por outro com as mesmas caracterĂ­sticas funcionais

Texto e fotos: ZEN

Uma das dĂºvidas mais frequentes recebidas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da ZEN refere-se Ă  troca da polia. Muitos motoristas questionam se Ă© possĂ­vel substituir a polia de roda livre por uma rĂ­gida. De acordo com os tĂ©cnicos da empresa, o mais indicado Ă© sempre trocar o produto original por outro com as mesmas caracterĂ­sticas funcionais, isto Ă©, que sejam do mesmo sistema. Caso contrĂ¡rio, poderĂ£o ocorrer danos ao tensor e Ă s polias desviadoras devido ao aumento de vibraĂ§Ă£o em todo o sistema de acessĂ³rios e Ă  elevaĂ§Ă£o do nĂ­vel de ruĂ­dos na correia. AlĂ©m disso, aumenta-se o risco de uma eventual quebra do eixo do alternador e, o que Ă© pior, a reduĂ§Ă£o da vida Ăºtil da peça.


ResponsĂ¡vel por passar o giro do motor do automĂ³vel para o alternador por meio de uma correia, a polia transforma a energia mecĂ¢nica em elĂ©trica para carregar a bateria. A polia de roda livre representa a segunda geraĂ§Ă£o da peça – no total, sĂ£o trĂªs e cada uma representa uma evoluĂ§Ă£o tecnolĂ³gica ao longo do tempo. A primeira leva o nome de polia rĂ­gida e tem funĂ§Ă£o Ăºnica e exclusiva de transmitir, tambĂ©m por meio de uma correia, o movimento do motor ao alternador.
JĂ¡  a polia de roda-livre contĂ©m diversos componentes internos. Sua funĂ§Ă£o adicional permite que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor. Com isso, evita-se que a correia “escorregue” e apresente o famoso “grilado”, aquele som similar ao de um grilo – daĂ­ a origem do termo.
Existe ainda a polia de roda livre com amortecimento, a Z-VIB, que, alĂ©m de executar as mesmas funções das anteriores, isola o rotor do alternador, reduzindo o efeito das vibrações torcionais produzidas pelo motor de combustĂ£o no restante dos acessĂ³rios.
O motorista percebe facilmente quando a polia apresenta falhas. É que ela começa, como dizem os mecĂ¢nicos, a patinar, passando a emitir um barulho anormal. Quando isso acontece, Ă© sinal de que a peça perdeu a capacidade de transmitir o torque, impedindo o alternador de gerar energia para recarregar a bateria. Existem casos em que a peça trava, falha que exige uma investigaĂ§Ă£o mais detalhada para ser identificada. Os dois casos exigem a substituiĂ§Ă£o do componente em uma oficina elĂ©trica de confiança. O procedimento leva cerca de duas horas.

Atendimento ao cliente
A ZEN conta com um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), hĂ¡ mais de 20 anos, para atender dĂºvidas de reparadores e consumidores. A central atende, em mĂ©dia, 1.500 ligações por mĂªs, alĂ©m de atendimentos via e-mail e WhatsApp.
O serviço estĂ¡ disponĂ­vel pelo nĂºmero 0800 47 1919 de segunda a sexta-feira, das 8h Ă s 12h e das 13h Ă s 17h. A fabricante de autopeças catarinense  tambĂ©m oferece atendimento pelo WhatsApp (47) 9 9286-5795.