Por todo território norueguês existem diversos locais reconhecidos pela UNESCO como patrimônios, o que significa que sua importância única para o mundo e para a humanidade foi reconhecida pelo maior órgão internacional de educação, ciência e cultura

Texto e fotos: Visit Norway

Por isso, antes de embarcar em uma viagem para o destino, vale a pena conferir os patrimônios existentes em cada região.

Abaixo alguns dos mais importantes patrimônios da UNESCO localizados na Noruega


Bryggen
As casinhas coloridas do Bryggen são um dos mais importantes cartões postais de Bergen. A série de edifícios hanseáticos atualmente funcionam como restaurantes, museus e pequenas lojinhas, que atraem diversos turistas durante o ano todo. Bryggen se tornou Patrimônio Mundial Cultural da UNESCO em 1979 e é um ícone da história norueguesa.


Fiorde de Geiranger
O fiorde de Geiranger é uma obra-prima da natureza, com majestosos picos nevados, cascatas intocadas e campos verdejantes. Por isso, em 2005 passou a fazer parte da selecionada lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. A região é perfeita para diversas atividades que vão desde caminhadas em trilhas até a pesca.


Igreja de madeira de Urnes
Urnes é a mais antiga igreja preservada da Noruega, construída no século XII. Ela está localizada na belíssima região dos fiordes e desde 1979 é considerada um Patrimônio da Humanidade. Sua arquitetura chama a atenção por ser característica da era viking, como uma construção que se assemelha a estrutura dos barcos, onde surpreendentemente nenhum prego foi utilizado.  A igreja está aberta para visitação de maio a setembro, todos os dias.


Inscrições rupestres de Alta
Na charmosa cidade de Alta, no norte da Noruega, existe um museu um tanto inusitado para o país. Por lá foram encontrados desenhos em pedra que datam do período de 7000 a 2000 AC. Esse tesouro entrou para a lista da UNESCO como patrimônio cultural em 1985 e se destaca por ser o único monumento pré-histórico da Noruega a ser reconhecido pelo órgão internacional. O museu está aberto durante o ano todo e oferece visitas guiadas.


Røros
Røros é um pequena comuna na região central da Noruega, que é considerada Patrimônio da humanidade da UNESCO desde 1980. O cenário do local parece saído de um conto de fadas, não é à toa que serviu de inspiração para o filme Frozen, da Disney. O destino, que também é certificado como sustentável, atrai milhares de visitantes durante o ano todo, oferecendo diferentes atividades para cada estação do ano, que vão desde passeio de trenó na neve até caminhada por uma mina do século XVII.