Pneus para pick-ups e SUVs em destaque no estande da Continental Pneus na Agrishow 2017

Segmento de SUVs vem crescendo no Brasil a uma taxa média anual de 15% Cross e adventure já representam 5% do mercado de carros compactos

Texto e fotos: Continental

No ano passado, a venda de SUVs compactos cresceu 7%*. Pesquisas internas da Continental apontam que o mercado de SUVs no país praticamente dobrou sua participação nos últimos cinco anos e é o que mais cresce entre todos os segmentos. Com uma frota de mais de dois milhões de SUVs, essa categoria de veículos apresenta, desde 2011, um crescimento médio anual de 15% no Brasil.


Com esse segmento atraindo cada vez mais a atenção dos consumidores, a Continental detectou uma oportunidade para ampliar sua presença no mercado com o aumento da oferta de pneus destinados aos Sport Utility Vehicles (SUVs).
Entre os destaques estão o CrossContact LX, o CrossContact LX2, o CrossContact LX Sport e o Cross Contact UHP.Todos contam com avançadas tecnologias como sulcos circunferenciais profundos que se alargam em uso, proporcionando não só alto poder de frenagem no asfalto, concreto e off-road leve, mas também facilitando a expulsão das pedras do solo que aderem às ranhuras. Entre as principais características desses modelos estão a excelente dirigibilidade e a resposta precisa aos movimentos do volante, além de um baixo nível de ruído, com um rodar silencioso e confortável.
Hoje, disponível no mercado de reposição, o ContiCrossContact LX Sport foi concebido como equipamento original, ganhando aprovações na Europa e nos Estados Unidos. Trata-se de um pneu para veículos mais potentes que oferece boa aderência, direção precisa em terrenos secos e molhados, bem como uma elevada quilometragem.
Os visitantes da Agrishow 2017 poderão conhecer ainda o CrossContact UHP. Reconhecido facilmente nos veículos das marcas Mercedes, Land Rover, Audi, BMW e Porsche, é o pneu original de diversos modelos destas marcas. Sua banda de rodagem assimétrica de alta performance incorpora desenhos largos e sulcos profundos, gerando alta capacidade para suportar cargas em curvas, baixo índice de ruído e perfeito escoamento da água. Seu contorno assegura perfeita adequação da área de contato com o piso em situações emergenciais, o que se traduz em menores distâncias nas frenagens e maior estabilidade nas curvas. O composto de última geração empregado em sua banda de rodagem acentua as características de dirigibilidade tanto em piso seco como molhado.
Um outro segmento, de versões cross e adventure, também vem apresentando um sólido crescimento no país, principalmente a partir de 2010. No ano passado, registrou 36 mil unidades vendidas, o que representa cerca de 5% do mercado de carros compactos*.
Especificamente para esse nicho, os engenheiros da Continental desenvolveram o ContiCrossContact AT, modelo totalmente adaptado às necessidades do motorista aventureiro e capaz de oferecer um desempenho superior tanto no asfalto como em superfícies não pavimentadas.
Sua banda de rodagem é mais larga, proporcionando uma área maior de contato com o solo, o que se traduz em melhor distribuição de carga, maior aderência ao asfalto e tração na terra, bem como em um ótimo desempenho nas curvas. Disponível nas versões ContiCrossContact AT, nos aros 15 a 18, e ContiCrossContact AT Adventure, nos aros 14 a 16, a linha ContiCrossContact AT é uma opção perfeita para um amplo universo de modelos produzidos por algumas das principais montadoras presentes no mercado brasileiro.
“O consumidor deste tipo de veículo valoriza muito o prazer de dirigir, a performance e o visual, além de estar consciente da importância da qualidade dos pneus em automóveis com essa proposta versátil”, pondera Luiz Gomes, diretor comercial de pneus de passeio reposição Brasil.
Além disso, na Agrishow também estão expostos os pneus de uso misto, ideais para o uso em pick-ups e jipes da linha Graber, da General Tire, marca integrante do Grupo Continental. É possível aproveitar para ver, em detalhes, a grife primorosa da marca que atende ao nicho 4x4 no segmento de off-road.
É o caso dos all-terrains Grabber AT e AT2. Esta linha proporciona um ótimo desempenho tanto na estrada como fora dela, atrelando robustez e tração off-road com conforto e bom desempenho em pista molhada.
Outro modelo em destaque é o General Tire Grabber MT, desenvolvido para enfrentar os desafios dos caminhos sem pavimentação e que tem a resistência assegurada pelo emprego da lona tripla em sua construção. Blocos de tamanhos diferentes nos ombros asseguram forte poder de tração tanto em pisos compactados, como em terrenos fofos ou lamacentos. A carcaça extremamente robusta do Graber SRL / MT garante uma maior proteção contra impactos, cortes e perfurações. “O Graber MT é um pneu já consagrado nesse nicho no exterior, em particular no mercado norte-americano, por suas qualidades de robustez, durabilidade e segurança”, destaca Luiz Gomes.
Para conhecer o porfolio completo de pneus para pick-ups e SUVs da Continental, visite www.conti.com.br.

* Fonte: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.