Segmento de SUVs vem crescendo no Brasil a uma taxa mĂ©dia anual de 15% Cross e adventure jĂ¡ representam 5% do mercado de carros compactos

Texto e fotos: Continental

No ano passado, a venda de SUVs compactos cresceu 7%*. Pesquisas internas da Continental apontam que o mercado de SUVs no paĂ­s praticamente dobrou sua participaĂ§Ă£o nos Ăºltimos cinco anos e Ă© o que mais cresce entre todos os segmentos. Com uma frota de mais de dois milhões de SUVs, essa categoria de veĂ­culos apresenta, desde 2011, um crescimento mĂ©dio anual de 15% no Brasil.


Com esse segmento atraindo cada vez mais a atenĂ§Ă£o dos consumidores, a Continental detectou uma oportunidade para ampliar sua presença no mercado com o aumento da oferta de pneus destinados aos Sport Utility Vehicles (SUVs).
Entre os destaques estĂ£o o CrossContact LX, o CrossContact LX2, o CrossContact LX Sport e o Cross Contact UHP.Todos contam com avançadas tecnologias como sulcos circunferenciais profundos que se alargam em uso, proporcionando nĂ£o sĂ³ alto poder de frenagem no asfalto, concreto e off-road leve, mas tambĂ©m facilitando a expulsĂ£o das pedras do solo que aderem Ă s ranhuras. Entre as principais caracterĂ­sticas desses modelos estĂ£o a excelente dirigibilidade e a resposta precisa aos movimentos do volante, alĂ©m de um baixo nĂ­vel de ruĂ­do, com um rodar silencioso e confortĂ¡vel.
Hoje, disponĂ­vel no mercado de reposiĂ§Ă£o, o ContiCrossContact LX Sport foi concebido como equipamento original, ganhando aprovações na Europa e nos Estados Unidos. Trata-se de um pneu para veĂ­culos mais potentes que oferece boa aderĂªncia, direĂ§Ă£o precisa em terrenos secos e molhados, bem como uma elevada quilometragem.
Os visitantes da Agrishow 2017 poderĂ£o conhecer ainda o CrossContact UHP. Reconhecido facilmente nos veĂ­culos das marcas Mercedes, Land Rover, Audi, BMW e Porsche, Ă© o pneu original de diversos modelos destas marcas. Sua banda de rodagem assimĂ©trica de alta performance incorpora desenhos largos e sulcos profundos, gerando alta capacidade para suportar cargas em curvas, baixo Ă­ndice de ruĂ­do e perfeito escoamento da Ă¡gua. Seu contorno assegura perfeita adequaĂ§Ă£o da Ă¡rea de contato com o piso em situações emergenciais, o que se traduz em menores distĂ¢ncias nas frenagens e maior estabilidade nas curvas. O composto de Ăºltima geraĂ§Ă£o empregado em sua banda de rodagem acentua as caracterĂ­sticas de dirigibilidade tanto em piso seco como molhado.
Um outro segmento, de versões cross e adventure, tambĂ©m vem apresentando um sĂ³lido crescimento no paĂ­s, principalmente a partir de 2010. No ano passado, registrou 36 mil unidades vendidas, o que representa cerca de 5% do mercado de carros compactos*.
Especificamente para esse nicho, os engenheiros da Continental desenvolveram o ContiCrossContact AT, modelo totalmente adaptado Ă s necessidades do motorista aventureiro e capaz de oferecer um desempenho superior tanto no asfalto como em superfĂ­cies nĂ£o pavimentadas.
Sua banda de rodagem Ă© mais larga, proporcionando uma Ă¡rea maior de contato com o solo, o que se traduz em melhor distribuiĂ§Ă£o de carga, maior aderĂªncia ao asfalto e traĂ§Ă£o na terra, bem como em um Ă³timo desempenho nas curvas. DisponĂ­vel nas versões ContiCrossContact AT, nos aros 15 a 18, e ContiCrossContact AT Adventure, nos aros 14 a 16, a linha ContiCrossContact AT Ă© uma opĂ§Ă£o perfeita para um amplo universo de modelos produzidos por algumas das principais montadoras presentes no mercado brasileiro.
“O consumidor deste tipo de veĂ­culo valoriza muito o prazer de dirigir, a performance e o visual, alĂ©m de estar consciente da importĂ¢ncia da qualidade dos pneus em automĂ³veis com essa proposta versĂ¡til”, pondera Luiz Gomes, diretor comercial de pneus de passeio reposiĂ§Ă£o Brasil.
AlĂ©m disso, na Agrishow tambĂ©m estĂ£o expostos os pneus de uso misto, ideais para o uso em pick-ups e jipes da linha Graber, da General Tire, marca integrante do Grupo Continental. É possĂ­vel aproveitar para ver, em detalhes, a grife primorosa da marca que atende ao nicho 4x4 no segmento de off-road.
É o caso dos all-terrains Grabber AT e AT2. Esta linha proporciona um Ă³timo desempenho tanto na estrada como fora dela, atrelando robustez e traĂ§Ă£o off-road com conforto e bom desempenho em pista molhada.
Outro modelo em destaque Ă© o General Tire Grabber MT, desenvolvido para enfrentar os desafios dos caminhos sem pavimentaĂ§Ă£o e que tem a resistĂªncia assegurada pelo emprego da lona tripla em sua construĂ§Ă£o. Blocos de tamanhos diferentes nos ombros asseguram forte poder de traĂ§Ă£o tanto em pisos compactados, como em terrenos fofos ou lamacentos. A carcaça extremamente robusta do Graber SRL / MT garante uma maior proteĂ§Ă£o contra impactos, cortes e perfurações. “O Graber MT Ă© um pneu jĂ¡ consagrado nesse nicho no exterior, em particular no mercado norte-americano, por suas qualidades de robustez, durabilidade e segurança”, destaca Luiz Gomes.
Para conhecer o porfolio completo de pneus para pick-ups e SUVs da Continental, visite www.conti.com.br.

* Fonte: AssociaĂ§Ă£o Nacional dos Fabricantes de VeĂ­culos Automotores (Anfavea)