Pickup de verdade, o modelo acirra a briga das japonesas no Brasil e com ela conheci um novo restaurante

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan

Carro de trabalho, Ă© essa verdadeira funĂ§Ă£o que as pickups tĂªm em sua vida, que geralmente Ă© longa por conta de sua estrutura mais forte e sua motorizaĂ§Ă£o mais confiĂ¡vel. Antigamente nĂ£o eram tĂ£o cheias de tecnologia nem mesmo havia um cuidado maior com o acabamento, mas hoje elas fazem parte de uma elite de veĂ­culos que servem tanto para a lida quanto para a diversĂ£o.


Durante uma semana eu pude testar o novo modelo da montadora franco japonesa, que chegou ao mercado melhor preparada e muito, mas muito mais bonita e divertida de dirigir. A Nissan Frontier 2017 Ă© uma dessas gratas surpresas que vez ou outra eu tenho a oportunidade de avaliar, ela chega completamente renovada na sua 12ª geraĂ§Ă£o, tem mais de 80 anos de tradiĂ§Ă£o e jĂ¡ vendeu 14 milhões de unidades de 180 paĂ­ses.


A preocupaĂ§Ă£o da Nissan nĂ£o se resumiu apenas ao novo design, a estrutura mais resistente conta com chassi reforçado, mais leve e eficiente. O conforto e a segurança tambĂ©m fazem parte do novo pacote de novidades que o veĂ­culo montado no MĂ©xico traz para os consumidores brasileiros. Tudo começa pelo Ă³timo motor diesel 2.3 biturbo de 190 cv com 45,9 kgfm de torque, 10 quilos mais leve e mais silencioso que a geraĂ§Ă£o anterior e a nova transmissĂ£o automĂ¡tica de sete velocidades com modo seqĂ¼encial para trocas manuais.


Trata-se de um carro completamente novo, seu interior foi desenhado com a preocupaĂ§Ă£o de conforto dos passageiros. A altura da cabine aumentou 874 mm, utiliza nos bancos com a tecnologia “Gravidade Zero”, os dianteiros tem aquecimento, acabamento em couro alĂ©m de cinco ajustes elĂ©tricos no banco do motorista, sĂ³ aĂ­ jĂ¡ dĂ¡ para perceber que o nĂ­vel Ă© outro, o carro Ă© muito confortĂ¡vel desde o primeiro momento, aquele que vocĂª ajusta os espelhos e a altura do volante, tem um baita jeitĂ£o de sedĂ£ grande.


EntĂ£o vamos usar na cidade de SĂ£o Paulo, um lugar de muitas velocidades diferentes e faixas das avenidas nem sempre tĂ£o largas quanto necessĂ¡rias para um carro deste porte. O requinte de se usar uma chave I-Key (presencial) jĂ¡ ajuda naquela bagunça que Ă© procurar o dispositivo nos bolsos, o problema Ă© esquecer quando se entrega o carro para os manobristas. Fazendo os caminhos normais entre a casa e o escritĂ³rio o sentimento Ă© de ser um sedĂ£ grande e alto, a facilidade das manobras nas vagas de estacionamento tem a ajuda dos sensores e da cĂ¢mera de rĂ© e a conduĂ§Ă£o nas ruas menos movimentadas sĂ£o sempre prazerosas.


Ele nĂ£o Ă© um carro gastĂ£o, como sĂ³ existe a versĂ£o Diesel a economia jĂ¡ Ă© meio que esperada, usado em condições normais, seja em avenidas e ruas menos movimentadas ou mesmo dentro de congestionamentos, com ar condicionado ligado, trĂªs pessoas a bordo, a Nissan Frontier 2017 consumiu segundo dados do computador de bordo 11,4 km/l uma Ă³tima marca se levarmos em conta o peso e o tamanho do veĂ­culo.


Ela Ă© apresentada na versĂ£o 4X4 e tem aquela sopa de letras: Controle Inteligente de Descida (HDC), Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), luzes diurnas (DRL), luz de freio (CHMSL), sistemas ABS e EBD, limitador de diferencial (LSD), sistema Shift On The Fly, assistĂªncia de frenagem (BA), Vehicle Dinamic Control (VDC) que visam principalmente a segurança e dĂ¡ uma dinĂ¢mica melhor do carro tanto na estrada quanto em off - road. Por falar em estrada, lĂ¡ vou eu atĂ© a cidade de Itupeva, interior de SĂ£o Paulo, conhecer um novo restaurante que fica escondido entre condomĂ­nios de luxo.


O caminho Ă© aquele que contempla a Marginal Pinheiros, um pequeno trecho da Marginal TietĂª e rodovia dos Bandeirantes, uma estrada de pistas largas e velocidade mĂ¡xima de 120 km/h. No trecho urbano a Nissan Frontier 2017 Ă© muito agradĂ¡vel de ser conduzida, o motor trabalha em rotações baixas o que ajuda muito no consumo, ela nĂ£o faz trocas de marchas constantes, o range Ă© grande. O silencio interno Ă© muito bom, dĂ¡ para se conversar tranquilamente com os demais passageiros sem ser incomodado pelo barulho do motor Diesel nem dos carros em volta.


JĂ¡ na rodovia dos Bandeirantes, a velocidade aumenta e a estabilidade tambĂ©m, Ă© um carro firme e possante, nĂ£o fica devendo nada aos modelos mais “sociais” que nos acompanham pela estrada. ApĂ³s 50 km, duas rodovias menores (Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto e Rod. Vice Pref. Hermenegildo Tonoli) nos levam atĂ© a entrada da cidade, apĂ³s o portal seguimos por vicinais passando por condomĂ­nios de alto luxo que povoam a regiĂ£o.


Mais alguns minutos e na Rod. MĂ¡rio Tonoli, 50 - Parque dos Cafezais V encontramos ele, o Restaurante Riacho Doce, um lugar calmo e aprazĂ­vel onde, em meio Ă  natureza abundante e o riacho que passa ao lado, pudemos almoçar sem preocupaĂ§Ă£o com as horas. É um local para a famĂ­lia toda, com comida farta e muitĂ­ssimo bem feita pelas 12 mulheres que trabalham no local.


O cardĂ¡pio nĂ£o Ă© grande, sĂ£o apenas 10 pratos, 4 saladas e 9 tipos de porções, mas pode ter certeza, sĂ£o extremamente bem elaborados e harmonizam perfeitamente com o ambiente quase selvagem que o local oferece com suas mesas e bancos que lembram uma fazenda tradicional do interior paulista.


Claro que o prato escolhido deve ser peixe, a entrada foi a sensacional Salada Riacho Doce e o prato quente a Pescada com Molho de Graviola, que acompanha arroz com pimentões e batatas soutĂ©. SĂ³ de olhar as fotos dĂ¡ saudade do sabor agridoce que o prato generoso para duas pessoas oferece, o Ăºnico senĂ£o para os mais desavisados Ă© o fato deles apenas aceitarem cartões de dĂ©bito ou dinheiro.


Depois do festivo almoço, com direito a um picolĂ© JundiĂ¡ (a fĂ¡brica Ă© na regiĂ£o), hora de voltar pra casa e terminar o teste com a Nissan Frontier 2017, agora fazendo o mesmo caminho usando o cruise control. As estradas com velocidades sem variaĂ§Ă£o permitem que a pickup trabalhe em um regime muito baixo de rotações, na maior parte do trajeto em 7ª marcha o que proporciona muito mais economia.


Dirigindo dessa maneira dĂ¡ para usufruir dos itens de conforto que o carro possui como o painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) Ă© igual ao do Nissan Kicks, ele tem nove telas que mostram funções como computador de bordo, configurações do sistema de Ă¡udio e detalhes sobre economia de combustĂ­vel, configuraĂ§Ă£o do controle do chassi, sistemas avançados de assistĂªncia ao motorista, tomadas de 12 v, entradas USB, conexĂ£o para iPod, Bluetooth, ar-condicionado digital de duas zonas com saĂ­das traseiras, sistema multimĂ­dia Nissan Multi-App com tela de 6,2 polegadas, navegador por GPS e todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela sensĂ­vel ao toque ou na extensĂ£o no volante multifuncional com iluminaĂ§Ă£o dos botões.


O retorno foi tranqĂ¼ilo e o consumo muito bom, com dados do computador de bordo a mĂ©dia foi de 14,1 km/l sem exagerar muito no pedal da direita e deixando o sistema eletrĂ´nico fazer grande parte do serviço. Ela tem 6 cores para escolher, acessĂ³rios opcionais internos e externos, 3 anos de garantia, 2 anos do Nissan Way Assistance, revisões com preço fechado, ConsĂ³rcio Nissan, Vendas Diretas, test drive e preço sugerido inicial de R$ 166.700 e para mim esse modelo acabou de entrar no roll daqueles que vocĂª nĂ£o quer devolver, principalmente quando ainda tem mais de meio tanque de combustĂ­vel para rodar.


Nissan Frontier LE 4x4 2017
Especificações Técnicas
CARROCERIA
Arquitetura
Picape cabine dupla,  4 portas, 5 lugares
MOTOR
Tipo
2.3L 16 vĂ¡lvulas, Bi-Turbo Diesel EletrĂ´nico c/ Intercooler e InjeĂ§Ă£o Direta
Cilindrada
2.298 cm³
PotĂªncia MĂ¡xima
190 cv @ 3.750 rpm
Torque MĂ¡ximo
45,9 kgfm @ 1.500 ~2.500 rpm
DiĂ¢metro x Curso
85 x 101,3
PotĂªncia EspecĂ­fica
82,8 cv/litro
Torque EspecĂ­fico
19,96 kgfm/litro
Taxa de CompressĂ£o
15,4:1
TRANSMISSĂƒO
Tipo
TransmissĂ£o automĂ¡tica de 7 marchas com modo sequencial
Relações
1ª
4,887

2ª
3,17

3ª
2,027

4ª
1,412

5ª
1

6 ª
0,864

7ª
0,775

Diferencial
3,357
TraĂ§Ă£o
4x4 com bloqueio de diferencial traseiro mecĂ¢nico
SUSPENSĂƒO
SuspensĂ£o dianteira
Braço duplo com barra estabilizadora
SuspensĂ£o traseira
Multilink com molas helicoidais e eixo rĂ­gido, barra estabilizadora
FREIOS
Tipo
 Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros com sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrĂ´nico de distribuiĂ§Ă£o de força (EBD)
RODAS/PNEUS
Rodas
Liga leve 16
Pneus
255/70 R16
Estepe
255/70R16  (liga leve, aro 16)
DIMENSĂ•ES
Comprimento
5.250 mm
Largura
1.850 mm
Altura
1.855 mm
DistĂ¢ncia entre-eixos
3.150 mm
Bitola
1.570 mm
Comprimento mĂ¡ximo da caçamba
1.519 mm
Largura mĂ¡xima da caçamba
1.560 mm
Largura mĂ¡xima da caçamba entre as rodas
1.130 mm
Altura mĂ¡xima da caçamba
473 mm
Capacidade da caçamba
1.054 litros
Ă‚ngulo de ataque
31,6º
Ă‚ngulo de saĂ­da (com para-choque)
27,2º
Ă‚ngulo de inclinaĂ§Ă£o mĂ¡xima em subida
23,7º
Altura de solo
292 mm
Capacidade de transposiĂ§Ă£o de trechos alagados
450 mm (10 a 15 km/h)
Ă‚ngulo do encosto do banco traseiro
23º
CAPACIDADES
Peso bruto total
3.035 kg
Peso em ordem de marcha total
1.985 kg
Capacidade de carga
1.050 kg
Capacidade do tanque de combustĂ­vel
80 litros
DIREĂ‡ĂƒO
Tipo
HidraĂºlica
Voltas Batente a Batente
1,92
Raio de Giro
12,4 m
PERFORMANCE
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h
12,5 S
AceleraĂ§Ă£o MĂ¡xima
180 km/h
Consumo Urnbano (Inmetro)
8,9 km/l
Consumo RodoviĂ¡rio (Inmetro)
10,5 km/l
Consumo Energético (Inmetro)
2,89 MJ/km


Nissan Frontier - Lista de Equipamentos
CĂ¢mbio
CĂ¢mbio automĂ¡tico de 7 marchas com modo manual sequencial
Conforto e ConveniĂªncia
Abertura da tampa de combustĂ­vel por acionamento interno
Acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is (sensor crepuscular)
Acabamento em couro dos bancos, volante, manopla cĂ¢mbio e alavanca freio de estacionamento
Alças de Segurança
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura
Aquecimento dos dois bancos dianteiros
Ar-condicionado automĂ¡tico digital Dual Zone e Filtro de PĂ³len
Banco do motorista com regulagem elĂ©trica (5 ajustes: para frente, para trĂ¡s, reclinar, Ă¢ngulo e altura do assento e lombar)
Banco traseiro rebatĂ­vel
Chave inteligente presencial (I-Key)
Console central com apoio de braço e acabamento em couro
Console de teto com porta Ă³culos
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante
Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
Escurecimento manual de retrovisor
Farois dianteiros com temporizador (Delay Timer)
Ganchos internos na caçamba para fixaĂ§Ă£o de carga  (“Nissan C- Channel”)
Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustĂ¡vel
Luz de cortesia com temporizador
Luz de Leitura
Painel multifuncional colorido de 5 polegadas
Para-brisa com proteĂ§Ă£o “UV”
Porta-revistas nos bancos dianteiros
Retrovisores externos com ajustes e rebatimento elĂ©trico e com indicador de direĂ§Ă£o em LED
SaĂ­das de A/C para o banco traseiro
Sistema eletrĂ´nico de igniĂ§Ă£o (botĂ£o Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
Tomada 12V (2) console central (1) painel acima do rĂ¡dio / (2) USB console
Tomada 12V na caçamba
Travamento e destravamento automĂ¡tico das portas via chave (I-Key)
Vidros elétricos para as quatro portas
Volante multifuncional com iluminaĂ§Ă£o dos botões e com regulagem de altura
AparĂªncia
Estribo Lateral
Farois de neblina com acabamento cromado
Farois dianteiros de rodagem diurna em BI-LED (DRL)
Gancho para reboque dianteiro
Grade frontal cromada
Maçanetas e retrovisores externos cromados
Moldura da porta cromada
Para-choque dianteiro na cor do veĂ­culo
Para-choque traseiro cromado
Para-barro rĂ­gido nas caixas de rodas dianteiras e traseiras
Protetor de cĂ¡rter, motor e tanque de combustĂ­vel
Rack de teto com na cor Prata
Segurança
Air bags frontais para motorista e passageiro
Alarme com sistema imobilizador
Bloqueio mecĂ¢nico do diferencial traseiro com limitador (LSD)
CĂ¢mera de rĂ©
Cintos de segurança dianteiros de trĂªs pontos com limitador de carga e ajuste de altura
Cintos traseiros de trĂªs pontos nas laterais e central de dois pontos
Controles de traĂ§Ă£o e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control)
Controle Inteligente de Descida (HDC)
Freios ABS com controle eletrĂ´nico de frenagem (EBD) e assistĂªncia de frenagem (BA)
Luz de freio de LED (brake light)
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Sistema de Ă¡udio
Antena de Teto
Nissan “Mullti-App” com rĂ¡dio AM/FM, CD player com display colorido de 6,2 polegadas, funĂ§Ă£o RDS, entrada auxiliar para mp3 player, conector USB, conexĂ£o com internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters


Legenda:

SĂ©rie
Opcional
-
NĂ£o disponĂ­vel


Cores
CombinaĂ§Ă£o de cores

Vermelho Alert

Laranja Imperial

Prata Classic

Cinza Grafite

Preto Premium

Branco Aspen


***Ipod™ Ă© uma marca da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e em outros paĂ­ses.

Os logotipos e a marca Bluetooth™ sĂ£o propriedade da Bluetooth SIG, Inc., e qualquer utilizaĂ§Ă£o de tais marcas pela Nissan estĂ¡ sob licença.