Pickup de verdade, o modelo
acirra a briga das japonesas no Brasil e com ela conheci um novo restaurante
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan
Carro de trabalho, Ă© essa
verdadeira funĂ§Ă£o que as pickups tĂªm em sua vida, que geralmente Ă© longa por
conta de sua estrutura mais forte e sua motorizaĂ§Ă£o mais confiĂ¡vel. Antigamente
nĂ£o eram tĂ£o cheias de tecnologia nem mesmo havia um cuidado maior com o
acabamento, mas hoje elas fazem parte de uma elite de veĂculos que servem tanto
para a lida quanto para a diversĂ£o.
Durante uma semana eu pude testar
o novo modelo da montadora franco japonesa, que chegou ao mercado melhor
preparada e muito, mas muito mais bonita e divertida de dirigir. A Nissan Frontier 2017 Ă© uma dessas gratas
surpresas que vez ou outra eu tenho a oportunidade de avaliar, ela chega completamente
renovada na sua 12ª geraĂ§Ă£o, tem mais de 80 anos de tradiĂ§Ă£o e jĂ¡ vendeu 14
milhões de unidades de 180 paĂses.
A preocupaĂ§Ă£o da Nissan nĂ£o se
resumiu apenas ao novo design, a estrutura mais resistente conta com chassi
reforçado, mais leve e eficiente. O conforto e a segurança também fazem parte
do novo pacote de novidades que o veĂculo montado no MĂ©xico traz para os
consumidores brasileiros. Tudo começa pelo Ă³timo motor diesel 2.3 biturbo de
190 cv com 45,9 kgfm de torque, 10 quilos mais leve e mais silencioso que a geraĂ§Ă£o
anterior e a nova transmissĂ£o automĂ¡tica de sete velocidades com modo seqĂ¼encial
para trocas manuais.
Trata-se de um carro
completamente novo, seu interior
foi desenhado com a preocupaĂ§Ă£o de conforto dos passageiros. A altura da cabine
aumentou 874 mm ,
utiliza nos bancos com a tecnologia “Gravidade
Zero”, os dianteiros tem aquecimento, acabamento em couro alĂ©m de cinco ajustes elĂ©tricos no banco do motorista, sĂ³ aĂ jĂ¡ dĂ¡ para perceber que o nĂvel Ă©
outro, o carro Ă© muito confortĂ¡vel desde o primeiro momento, aquele que vocĂª
ajusta os espelhos e a altura do volante, tem um baita jeitĂ£o de sedĂ£ grande.
EntĂ£o vamos usar na cidade de SĂ£o
Paulo, um lugar de muitas velocidades diferentes e faixas das avenidas nem
sempre tĂ£o largas quanto necessĂ¡rias para um carro deste porte. O requinte de
se usar uma chave I-Key (presencial) jĂ¡ ajuda naquela bagunça que Ă© procurar o
dispositivo nos bolsos, o problema Ă© esquecer quando se entrega o carro para os
manobristas. Fazendo os
caminhos normais entre a casa e o escritĂ³rio o sentimento Ă© de ser um sedĂ£
grande e alto, a facilidade das manobras nas vagas de estacionamento tem a ajuda dos sensores e da cĂ¢mera de rĂ© e a conduĂ§Ă£o nas ruas menos movimentadas sĂ£o sempre
prazerosas.
Ele nĂ£o Ă© um carro gastĂ£o, como sĂ³
existe a versĂ£o Diesel a economia jĂ¡ Ă© meio que esperada, usado em condições normais,
seja em avenidas e ruas menos movimentadas ou mesmo dentro de
congestionamentos, com ar condicionado ligado, trĂªs pessoas a bordo, a Nissan Frontier 2017 consumiu segundo
dados do computador de bordo 11,4 km/l uma Ă³tima marca
se levarmos em conta o peso e o tamanho do veĂculo.
Ela Ă© apresentada na versĂ£o 4X4 e
tem aquela sopa de letras: Controle Inteligente de Descida (HDC), Sistema
Inteligente de Partida em Rampa (HSA), luzes diurnas (DRL), luz de freio (CHMSL),
sistemas ABS e EBD, limitador de diferencial (LSD), sistema Shift On The Fly, assistĂªncia de
frenagem (BA), Vehicle Dinamic Control
(VDC) que visam principalmente a segurança e dĂ¡ uma dinĂ¢mica melhor do carro
tanto na estrada quanto em off - road. Por falar em estrada, lĂ¡ vou eu atĂ© a
cidade de Itupeva, interior de SĂ£o Paulo, conhecer um novo restaurante que fica
escondido entre condomĂnios de luxo.
O caminho Ă© aquele que contempla
a Marginal Pinheiros, um pequeno trecho da Marginal TietĂª e rodovia dos
Bandeirantes, uma estrada de pistas largas e velocidade mĂ¡xima de 120 km/h . No trecho urbano
a Nissan Frontier 2017 Ă© muito agradĂ¡vel
de ser conduzida, o motor trabalha em rotações baixas o que ajuda muito no
consumo, ela nĂ£o faz trocas de marchas constantes, o range Ă© grande. O silencio interno Ă© muito bom, dĂ¡
para se conversar tranquilamente com os demais passageiros sem ser incomodado
pelo barulho do motor Diesel nem dos carros em volta.
JĂ¡ na rodovia dos Bandeirantes, a
velocidade aumenta e a estabilidade tambĂ©m, Ă© um carro firme e possante, nĂ£o fica
devendo nada aos modelos mais “sociais” que nos acompanham pela estrada. ApĂ³s 50 km , duas rodovias menores
(Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto e Rod.
Vice Pref. Hermenegildo Tonoli) nos levam atĂ© a entrada da cidade, apĂ³s o portal
seguimos por vicinais passando por condomĂnios de alto luxo que povoam a regiĂ£o.
Mais alguns minutos e na Rod.
MĂ¡rio Tonoli, 50 - Parque dos Cafezais V encontramos ele, o Restaurante Riacho Doce, um lugar calmo
e aprazĂvel onde, em meio Ă natureza abundante e o riacho que passa ao lado,
pudemos almoçar sem preocupaĂ§Ă£o com as horas. É um local para a famĂlia toda,
com comida farta e muitĂssimo bem feita pelas 12 mulheres que trabalham no
local.
O cardĂ¡pio nĂ£o Ă© grande, sĂ£o apenas
10 pratos, 4 saladas e 9 tipos de porções, mas pode ter certeza, sĂ£o extremamente
bem elaborados e harmonizam perfeitamente com o ambiente quase selvagem que o
local oferece com suas mesas e bancos que lembram uma fazenda tradicional do
interior paulista.
Claro que o prato escolhido deve
ser peixe, a entrada foi a sensacional Salada
Riacho Doce e o prato quente a Pescada
com Molho de Graviola, que acompanha arroz com pimentões e batatas soutĂ©. SĂ³
de olhar as fotos dĂ¡ saudade do sabor agridoce que o prato generoso para duas
pessoas oferece, o Ăºnico senĂ£o para os mais desavisados Ă© o fato deles apenas
aceitarem cartões de débito ou dinheiro.
Depois do festivo almoço, com
direito a um picolĂ© JundiĂ¡ (a fĂ¡brica Ă© na regiĂ£o), hora de voltar pra casa
e terminar o teste com a Nissan
Frontier 2017, agora fazendo o mesmo caminho usando o cruise control. As estradas
com velocidades sem variaĂ§Ă£o permitem que a pickup trabalhe em um regime muito
baixo de rotações, na maior parte do trajeto em 7ª marcha o que proporciona
muito mais economia.
Dirigindo dessa maneira dĂ¡ para
usufruir dos itens de conforto que o carro possui como o painel de instrumentos
com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) Ă© igual ao do Nissan
Kicks, ele tem nove telas que mostram funções como computador de bordo,
configurações do sistema de Ă¡udio e detalhes sobre economia de combustĂvel, configuraĂ§Ă£o
do controle do chassi, sistemas avançados de assistĂªncia ao motorista, tomadas
de 12 v, entradas USB, conexĂ£o para iPod, Bluetooth, ar-condicionado digital de
duas zonas com saĂdas traseiras, sistema multimĂdia Nissan Multi-App com tela de
6,2 polegadas ,
navegador por GPS e todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente
na tela sensĂvel ao toque ou na extensĂ£o no volante multifuncional com
iluminaĂ§Ă£o dos botões.
O retorno foi tranqĂ¼ilo e o
consumo muito bom, com dados do computador de bordo a média foi de 14,1 km/l sem
exagerar muito no pedal da direita e deixando o sistema eletrĂ´nico fazer grande
parte do serviço. Ela tem 6 cores para escolher, acessĂ³rios opcionais internos
e externos, 3 anos de garantia, 2 anos do Nissan Way Assistance, revisões com
preço fechado, ConsĂ³rcio Nissan, Vendas Diretas, test drive e preço sugerido inicial
de R$ 166.700 e para mim esse modelo acabou de entrar no roll daqueles que vocĂª nĂ£o quer
devolver, principalmente quando ainda tem mais de meio tanque de combustĂvel para
rodar.
Nissan Frontier LE 4x4 2017
|
||
Especificações Técnicas
|
||
CARROCERIA
|
||
Arquitetura
|
Picape cabine
dupla, 4 portas, 5 lugares
|
|
MOTOR
|
||
Tipo
|
2.3L 16 vĂ¡lvulas,
Bi-Turbo Diesel EletrĂ´nico c/ Intercooler e InjeĂ§Ă£o Direta
|
|
Cilindrada
|
2.298 cm³
|
|
PotĂªncia MĂ¡xima
|
190 cv @ 3.750 rpm
|
|
Torque MĂ¡ximo
|
45,9 kgfm @ 1.500
~2.500 rpm
|
|
DiĂ¢metro x Curso
|
85 x 101,3
|
|
PotĂªncia EspecĂfica
|
82,8 cv/litro
|
|
Torque EspecĂfico
|
19,96 kgfm/litro
|
|
Taxa de CompressĂ£o
|
15,4:1
|
|
TRANSMISSĂƒO
|
||
Tipo
|
TransmissĂ£o automĂ¡tica
de 7 marchas com modo sequencial
|
|
Relações
|
1ª
|
4,887
|
|
2ª
|
3,17
|
|
3ª
|
2,027
|
|
4ª
|
1,412
|
|
5ª
|
1
|
|
6 ª
|
0,864
|
|
7ª
|
0,775
|
|
Diferencial
|
3,357
|
TraĂ§Ă£o
|
4x4 com bloqueio de
diferencial traseiro mecĂ¢nico
|
|
SUSPENSĂƒO
|
||
SuspensĂ£o dianteira
|
Braço duplo com barra
estabilizadora
|
|
SuspensĂ£o traseira
|
Multilink com molas
helicoidais e eixo rĂgido, barra estabilizadora
|
|
FREIOS
|
||
Tipo
|
Discos ventilados dianteiros e tambores
traseiros com sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrĂ´nico de
distribuiĂ§Ă£o de força (EBD)
|
|
RODAS/PNEUS
|
||
Rodas
|
Liga leve 16
|
|
Pneus
|
255/70 R16
|
|
Estepe
|
255/70R16 (liga leve, aro 16)
|
|
DIMENSĂ•ES
|
||
Comprimento
|
|
|
Largura
|
|
|
Altura
|
|
|
DistĂ¢ncia entre-eixos
|
|
|
Bitola
|
|
|
Comprimento mĂ¡ximo da
caçamba
|
|
|
Largura mĂ¡xima da
caçamba
|
|
|
Largura mĂ¡xima da
caçamba entre as rodas
|
|
|
Altura mĂ¡xima da
caçamba
|
|
|
Capacidade da caçamba
|
|
|
Ă‚ngulo de ataque
|
31,6º
|
|
Ă‚ngulo de saĂda (com
para-choque)
|
27,2º
|
|
Ă‚ngulo de inclinaĂ§Ă£o
mĂ¡xima em subida
|
23,7º
|
|
Altura de solo
|
|
|
Capacidade de
transposiĂ§Ă£o de trechos alagados
|
|
|
Ă‚ngulo do encosto do
banco traseiro
|
23º
|
|
CAPACIDADES
|
||
Peso bruto total
|
|
|
Peso em ordem de
marcha total
|
|
|
Capacidade de carga
|
|
|
Capacidade do tanque
de combustĂvel
|
|
|
DIREĂ‡ĂƒO
|
||
Tipo
|
HidraĂºlica
|
|
Voltas Batente a
Batente
|
1,92
|
|
Raio de Giro
|
|
|
PERFORMANCE
|
||
AceleraĂ§Ă£o de
|
12,5 S
|
|
AceleraĂ§Ă£o MĂ¡xima
|
|
|
Consumo Urnbano
(Inmetro)
|
8,9 km/l
|
|
Consumo RodoviĂ¡rio (Inmetro)
|
10,5 km/l
|
|
Consumo Energético
(Inmetro)
|
2,89 MJ/km
|
Nissan Frontier - Lista de Equipamentos
|
|
CĂ¢mbio
|
|
CĂ¢mbio automĂ¡tico de 7
marchas com modo manual sequencial
|
|
Conforto e
ConveniĂªncia
|
|
Abertura da tampa de
combustĂvel por acionamento interno
|
●
|
Acendimento automĂ¡tico
dos farĂ³is (sensor crepuscular)
|
●
|
Acabamento em couro
dos bancos, volante, manopla cĂ¢mbio e alavanca freio de estacionamento
|
●
|
Alças de Segurança
|
●
|
Apoios de cabeça
dianteiros e traseiros com regulagem de altura
|
●
|
Aquecimento dos dois
bancos dianteiros
|
●
|
Ar-condicionado
automĂ¡tico digital Dual Zone e Filtro de PĂ³len
|
●
|
Banco do motorista com
regulagem elĂ©trica (5 ajustes: para frente, para trĂ¡s, reclinar, Ă¢ngulo e
altura do assento e lombar)
|
●
|
Banco traseiro
rebatĂvel
|
●
|
Chave inteligente
presencial (I-Key)
|
●
|
Console central com
apoio de braço e acabamento em couro
|
●
|
Console de teto com
porta Ă³culos
|
●
|
Controle de velocidade
de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante
|
●
|
Desembaçador de vidro
traseiro com temporizador
|
●
|
Escurecimento manual
de retrovisor
|
●
|
Farois dianteiros com
temporizador (Delay Timer)
|
●
|
Ganchos internos na
caçamba para fixaĂ§Ă£o de carga (“Nissan
C- Channel”)
|
●
|
Limpador de para-brisa
com controle intermitente ajustĂ¡vel
|
●
|
Luz de cortesia com
temporizador
|
●
|
Luz de Leitura
|
●
|
Painel multifuncional
colorido de
|
●
|
Para-brisa com
proteĂ§Ă£o “UV”
|
●
|
Porta-revistas nos
bancos dianteiros
|
●
|
Retrovisores externos
com ajustes e rebatimento elĂ©trico e com indicador de direĂ§Ă£o em LED
|
●
|
SaĂdas de A/C para o
banco traseiro
|
●
|
Sistema eletrĂ´nico de
igniĂ§Ă£o (botĂ£o Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
|
●
|
Tomada 12V (2) console
central (1) painel acima do rĂ¡dio / (2) USB console
|
●
|
Tomada 12V na caçamba
|
●
|
Travamento e
destravamento automĂ¡tico das portas via chave (I-Key)
|
●
|
Vidros elétricos para
as quatro portas
|
●
|
Volante multifuncional
com iluminaĂ§Ă£o dos botões e com regulagem de altura
|
●
|
AparĂªncia
|
|
Estribo Lateral
|
●
|
Farois de neblina com
acabamento cromado
|
●
|
Farois dianteiros de
rodagem diurna em BI-LED (DRL)
|
●
|
Gancho para reboque
dianteiro
|
●
|
Grade frontal cromada
|
●
|
Maçanetas e
retrovisores externos cromados
|
●
|
Moldura da porta
cromada
|
●
|
Para-choque dianteiro
na cor do veĂculo
|
●
|
Para-choque traseiro
cromado
|
●
|
Para-barro rĂgido nas
caixas de rodas dianteiras e traseiras
|
●
|
Protetor de cĂ¡rter,
motor e tanque de combustĂvel
|
●
|
Rack de teto com na
cor Prata
|
●
|
Segurança
|
|
Air bags frontais para
motorista e passageiro
|
●
|
Alarme com sistema imobilizador
|
●
|
Bloqueio mecĂ¢nico do
diferencial traseiro com limitador (LSD)
|
●
|
CĂ¢mera de rĂ©
|
●
|
Cintos de segurança
dianteiros de trĂªs pontos com limitador de carga e ajuste de altura
|
●
|
Cintos traseiros de
trĂªs pontos nas laterais e central de dois pontos
|
●
|
Controles de traĂ§Ă£o e
estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control)
|
●
|
Controle Inteligente
de Descida (HDC)
|
●
|
Freios ABS com
controle eletrĂ´nico de frenagem (EBD) e assistĂªncia de frenagem (BA)
|
●
|
Luz de freio de LED
(brake light)
|
●
|
Sensor de
estacionamento traseiro
|
●
|
Sistema Inteligente de
Partida em Rampa (HSA)
|
●
|
Trava de segurança
para crianças nas portas traseiras
|
●
|
Sistema de Ă¡udio
|
|
Antena de Teto
|
●
|
Nissan “Mullti-App”
com rĂ¡dio AM/FM, CD player com display colorido de
|
●
|
Sistema de som com 4
alto-falantes e 2 tweeters
|
●
|
|
|
Legenda:
|
|
●
|
SĂ©rie
|
○
|
Opcional
|
-
|
NĂ£o disponĂvel
|
|
|
Cores
|
|
CombinaĂ§Ă£o de cores
|
|
Vermelho Alert
|
|
Laranja Imperial
|
|
Prata Classic
|
|
Cinza Grafite
|
|
Preto Premium
|
|
Branco Aspen
|
|
| |
***Ipod™ Ă© uma marca
da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e em outros paĂses.
|
|
Os logotipos e a marca
Bluetooth™ sĂ£o propriedade da Bluetooth SIG, Inc., e qualquer utilizaĂ§Ă£o de
tais marcas pela Nissan estĂ¡ sob licença.
|
|
0 ComentĂ¡rios