Nissan Frontier 2017, o teste da semana

Pickup de verdade, o modelo acirra a briga das japonesas no Brasil e com ela conheci um novo restaurante

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Nissan

Carro de trabalho, é essa verdadeira função que as pickups têm em sua vida, que geralmente é longa por conta de sua estrutura mais forte e sua motorização mais confiável. Antigamente não eram tão cheias de tecnologia nem mesmo havia um cuidado maior com o acabamento, mas hoje elas fazem parte de uma elite de veículos que servem tanto para a lida quanto para a diversão.


Durante uma semana eu pude testar o novo modelo da montadora franco japonesa, que chegou ao mercado melhor preparada e muito, mas muito mais bonita e divertida de dirigir. A Nissan Frontier 2017 é uma dessas gratas surpresas que vez ou outra eu tenho a oportunidade de avaliar, ela chega completamente renovada na sua 12ª geração, tem mais de 80 anos de tradição e já vendeu 14 milhões de unidades de 180 países.


A preocupação da Nissan não se resumiu apenas ao novo design, a estrutura mais resistente conta com chassi reforçado, mais leve e eficiente. O conforto e a segurança também fazem parte do novo pacote de novidades que o veículo montado no México traz para os consumidores brasileiros. Tudo começa pelo ótimo motor diesel 2.3 biturbo de 190 cv com 45,9 kgfm de torque, 10 quilos mais leve e mais silencioso que a geração anterior e a nova transmissão automática de sete velocidades com modo seqüencial para trocas manuais.


Trata-se de um carro completamente novo, seu interior foi desenhado com a preocupação de conforto dos passageiros. A altura da cabine aumentou 874 mm, utiliza nos bancos com a tecnologia “Gravidade Zero”, os dianteiros tem aquecimento, acabamento em couro além de cinco ajustes elétricos no banco do motorista, só aí já dá para perceber que o nível é outro, o carro é muito confortável desde o primeiro momento, aquele que você ajusta os espelhos e a altura do volante, tem um baita jeitão de sedã grande.


Então vamos usar na cidade de São Paulo, um lugar de muitas velocidades diferentes e faixas das avenidas nem sempre tão largas quanto necessárias para um carro deste porte. O requinte de se usar uma chave I-Key (presencial) já ajuda naquela bagunça que é procurar o dispositivo nos bolsos, o problema é esquecer quando se entrega o carro para os manobristas. Fazendo os caminhos normais entre a casa e o escritório o sentimento é de ser um sedã grande e alto, a facilidade das manobras nas vagas de estacionamento tem a ajuda dos sensores e da câmera de ré e a condução nas ruas menos movimentadas são sempre prazerosas.


Ele não é um carro gastão, como só existe a versão Diesel a economia já é meio que esperada, usado em condições normais, seja em avenidas e ruas menos movimentadas ou mesmo dentro de congestionamentos, com ar condicionado ligado, três pessoas a bordo, a Nissan Frontier 2017 consumiu segundo dados do computador de bordo 11,4 km/l uma ótima marca se levarmos em conta o peso e o tamanho do veículo.


Ela é apresentada na versão 4X4 e tem aquela sopa de letras: Controle Inteligente de Descida (HDC), Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), luzes diurnas (DRL), luz de freio (CHMSL), sistemas ABS e EBD, limitador de diferencial (LSD), sistema Shift On The Fly, assistência de frenagem (BA), Vehicle Dinamic Control (VDC) que visam principalmente a segurança e dá uma dinâmica melhor do carro tanto na estrada quanto em off - road. Por falar em estrada, lá vou eu até a cidade de Itupeva, interior de São Paulo, conhecer um novo restaurante que fica escondido entre condomínios de luxo.


O caminho é aquele que contempla a Marginal Pinheiros, um pequeno trecho da Marginal Tietê e rodovia dos Bandeirantes, uma estrada de pistas largas e velocidade máxima de 120 km/h. No trecho urbano a Nissan Frontier 2017 é muito agradável de ser conduzida, o motor trabalha em rotações baixas o que ajuda muito no consumo, ela não faz trocas de marchas constantes, o range é grande. O silencio interno é muito bom, dá para se conversar tranquilamente com os demais passageiros sem ser incomodado pelo barulho do motor Diesel nem dos carros em volta.


Já na rodovia dos Bandeirantes, a velocidade aumenta e a estabilidade também, é um carro firme e possante, não fica devendo nada aos modelos mais “sociais” que nos acompanham pela estrada. Após 50 km, duas rodovias menores (Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto e Rod. Vice Pref. Hermenegildo Tonoli) nos levam até a entrada da cidade, após o portal seguimos por vicinais passando por condomínios de alto luxo que povoam a região.


Mais alguns minutos e na Rod. Mário Tonoli, 50 - Parque dos Cafezais V encontramos ele, o Restaurante Riacho Doce, um lugar calmo e aprazível onde, em meio à natureza abundante e o riacho que passa ao lado, pudemos almoçar sem preocupação com as horas. É um local para a família toda, com comida farta e muitíssimo bem feita pelas 12 mulheres que trabalham no local.


O cardápio não é grande, são apenas 10 pratos, 4 saladas e 9 tipos de porções, mas pode ter certeza, são extremamente bem elaborados e harmonizam perfeitamente com o ambiente quase selvagem que o local oferece com suas mesas e bancos que lembram uma fazenda tradicional do interior paulista.


Claro que o prato escolhido deve ser peixe, a entrada foi a sensacional Salada Riacho Doce e o prato quente a Pescada com Molho de Graviola, que acompanha arroz com pimentões e batatas souté. Só de olhar as fotos dá saudade do sabor agridoce que o prato generoso para duas pessoas oferece, o único senão para os mais desavisados é o fato deles apenas aceitarem cartões de débito ou dinheiro.


Depois do festivo almoço, com direito a um picolé Jundiá (a fábrica é na região), hora de voltar pra casa e terminar o teste com a Nissan Frontier 2017, agora fazendo o mesmo caminho usando o cruise control. As estradas com velocidades sem variação permitem que a pickup trabalhe em um regime muito baixo de rotações, na maior parte do trajeto em 7ª marcha o que proporciona muito mais economia.


Dirigindo dessa maneira dá para usufruir dos itens de conforto que o carro possui como o painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é igual ao do Nissan Kicks, ele tem nove telas que mostram funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível, configuração do controle do chassi, sistemas avançados de assistência ao motorista, tomadas de 12 v, entradas USB, conexão para iPod, Bluetooth, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, sistema multimídia Nissan Multi-App com tela de 6,2 polegadas, navegador por GPS e todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela sensível ao toque ou na extensão no volante multifuncional com iluminação dos botões.


O retorno foi tranqüilo e o consumo muito bom, com dados do computador de bordo a média foi de 14,1 km/l sem exagerar muito no pedal da direita e deixando o sistema eletrônico fazer grande parte do serviço. Ela tem 6 cores para escolher, acessórios opcionais internos e externos, 3 anos de garantia, 2 anos do Nissan Way Assistance, revisões com preço fechado, Consórcio Nissan, Vendas Diretas, test drive e preço sugerido inicial de R$ 166.700 e para mim esse modelo acabou de entrar no roll daqueles que você não quer devolver, principalmente quando ainda tem mais de meio tanque de combustível para rodar.


Nissan Frontier LE 4x4 2017
Especificações Técnicas
CARROCERIA
Arquitetura
Picape cabine dupla,  4 portas, 5 lugares
MOTOR
Tipo
2.3L 16 válvulas, Bi-Turbo Diesel Eletrônico c/ Intercooler e Injeção Direta
Cilindrada
2.298 cm³
Potência Máxima
190 cv @ 3.750 rpm
Torque Máximo
45,9 kgfm @ 1.500 ~2.500 rpm
Diâmetro x Curso
85 x 101,3
Potência Específica
82,8 cv/litro
Torque Específico
19,96 kgfm/litro
Taxa de Compressão
15,4:1
TRANSMISSÃO
Tipo
Transmissão automática de 7 marchas com modo sequencial
Relações
4,887

3,17

2,027

1,412

1

6 ª
0,864

0,775

Diferencial
3,357
Tração
4x4 com bloqueio de diferencial traseiro mecânico
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira
Braço duplo com barra estabilizadora
Suspensão traseira
Multilink com molas helicoidais e eixo rígido, barra estabilizadora
FREIOS
Tipo
 Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros com sistema ABS de 4 canais e 4 sensores com controle eletrônico de distribuição de força (EBD)
RODAS/PNEUS
Rodas
Liga leve 16
Pneus
255/70 R16
Estepe
255/70R16  (liga leve, aro 16)
DIMENSÕES
Comprimento
5.250 mm
Largura
1.850 mm
Altura
1.855 mm
Distância entre-eixos
3.150 mm
Bitola
1.570 mm
Comprimento máximo da caçamba
1.519 mm
Largura máxima da caçamba
1.560 mm
Largura máxima da caçamba entre as rodas
1.130 mm
Altura máxima da caçamba
473 mm
Capacidade da caçamba
1.054 litros
Ângulo de ataque
31,6º
Ângulo de saída (com para-choque)
27,2º
Ângulo de inclinação máxima em subida
23,7º
Altura de solo
292 mm
Capacidade de transposição de trechos alagados
450 mm (10 a 15 km/h)
Ângulo do encosto do banco traseiro
23º
CAPACIDADES
Peso bruto total
3.035 kg
Peso em ordem de marcha total
1.985 kg
Capacidade de carga
1.050 kg
Capacidade do tanque de combustível
80 litros
DIREÇÃO
Tipo
Hidraúlica
Voltas Batente a Batente
1,92
Raio de Giro
12,4 m
PERFORMANCE
Aceleração de 0 a 100 km/h
12,5 S
Aceleração Máxima
180 km/h
Consumo Urnbano (Inmetro)
8,9 km/l
Consumo Rodoviário (Inmetro)
10,5 km/l
Consumo Energético (Inmetro)
2,89 MJ/km


Nissan Frontier - Lista de Equipamentos
Câmbio
Câmbio automático de 7 marchas com modo manual sequencial
Conforto e Conveniência
Abertura da tampa de combustível por acionamento interno
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
Acabamento em couro dos bancos, volante, manopla câmbio e alavanca freio de estacionamento
Alças de Segurança
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura
Aquecimento dos dois bancos dianteiros
Ar-condicionado automático digital Dual Zone e Filtro de Pólen
Banco do motorista com regulagem elétrica (5 ajustes: para frente, para trás, reclinar, ângulo e altura do assento e lombar)
Banco traseiro rebatível
Chave inteligente presencial (I-Key)
Console central com apoio de braço e acabamento em couro
Console de teto com porta óculos
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) com comandos no volante
Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
Escurecimento manual de retrovisor
Farois dianteiros com temporizador (Delay Timer)
Ganchos internos na caçamba para fixação de carga  (“Nissan C- Channel”)
Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável
Luz de cortesia com temporizador
Luz de Leitura
Painel multifuncional colorido de 5 polegadas
Para-brisa com proteção “UV”
Porta-revistas nos bancos dianteiros
Retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED
Saídas de A/C para o banco traseiro
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
Tomada 12V (2) console central (1) painel acima do rádio / (2) USB console
Tomada 12V na caçamba
Travamento e destravamento automático das portas via chave (I-Key)
Vidros elétricos para as quatro portas
Volante multifuncional com iluminação dos botões e com regulagem de altura
Aparência
Estribo Lateral
Farois de neblina com acabamento cromado
Farois dianteiros de rodagem diurna em BI-LED (DRL)
Gancho para reboque dianteiro
Grade frontal cromada
Maçanetas e retrovisores externos cromados
Moldura da porta cromada
Para-choque dianteiro na cor do veículo
Para-choque traseiro cromado
Para-barro rígido nas caixas de rodas dianteiras e traseiras
Protetor de cárter, motor e tanque de combustível
Rack de teto com na cor Prata
Segurança
Air bags frontais para motorista e passageiro
Alarme com sistema imobilizador
Bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD)
Câmera de ré
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de carga e ajuste de altura
Cintos traseiros de três pontos nas laterais e central de dois pontos
Controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control)
Controle Inteligente de Descida (HDC)
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Luz de freio de LED (brake light)
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Sistema de áudio
Antena de Teto
Nissan “Mullti-App” com rádio AM/FM, CD player com display colorido de 6,2 polegadas, função RDS, entrada auxiliar para mp3 player, conector USB, conexão com internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters


Legenda:

Série
Opcional
-
Não disponível


Cores
Combinação de cores

Vermelho Alert

Laranja Imperial

Prata Classic

Cinza Grafite

Preto Premium

Branco Aspen


***Ipod™ é uma marca da Apple Inc., registrada nos Estados Unidos e em outros países.

Os logotipos e a marca Bluetooth™ são propriedade da Bluetooth SIG, Inc., e qualquer utilização de tais marcas pela Nissan está sob licença.


Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.