FÓRMULA 1: Treinos Livres do Grande Prêmio da Espanha


  • Os pilotos da Mercedes lideraram os dois treinos livres na Espanha usando os pneus médios no tl1 e o macio no tl2;
  • Condição climática seca e quente nesta sexta-feira, após a chuva de quinta. Ventos variáveis afetam os tempos no tl2;
  • Tempo da pole position de 2016 foi superado já no tl1.

Texto e fotos: Pirelli

A Mercedes ficou na liderança da tabela de tempos das duas sessões de treinos livres de hoje ao superar a Ferrari e a Red Bull, tanto com os pneus médios quanto com os macios. Os duros e médios foram utilizados apenas durante o treino livre. Já no segundo treino livre, em condições mais representativas para o restante do fim de semana, as equipes usaram os pneus macios. Embora ontem tenha sido afetado pela chuva, que limpou a superfície da pista da borracha, as condições climáticas de hoje foram secas e quentes, com o TL2 acabando com 27 graus de temperatura ambiente e 42 na pista.


Muito mais do que 1,5 segundo foi visto até agora de diferença entre os pneus médios e macios, mas as condições da pista eram mais lentas na tarde do que pela manhã, principalmente devido às rajadas variáveis do vento: um fenômeno comum de Barcelona. Isto significa que a diferença de desempenho real foi difícil de avaliar. Como de costume, a superfície estava "verde" e escorregadia na parte da manhã, mas ainda está evoluindo com mais borracha que cada carro deixa durante os treinos.
Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "As rajadas fortes e variáveis de vento tornaram complicado para as equipes definirem tempos consistentes durante o TL2; adicionado à interrupção com a bandeira vermelha que interrompeu as simulações de corrida, não tem sido fácil reunir dados confiáveis até agora. No entanto, vimos uma diferença de cerca de 1,8 segundo entre os compostos duro e médio no TL1, e espera-se que a diferença de desempenho entre o macio e médio seja superior a 1,5 segundo. Estes dois serão os pneus da corrida, e como esperado, nós vimos alguma degradação em ambos. Entender isso com mais precisão será a chave para a estratégia de corrida."

Treino Livre 1





1.Hamilton
 1m21s521
Médio novo



2.Bottas
 1m21s550
Médio novo



3.Raikkonen
 1m22s456
Médio novo




Treino Livre 2




1.Hamilton
 1m20s802
Macio novo


2.Bottas
 1m20s892
Macio novo


3.Raikkonen
 1m21s112
Macio novo


Treino Livre 1 – Melhor tempo por composto
Duro
Hamilton
1m23s531
Médio
Hamilton
1m21s521
Treino Livre 2 – Melhor tempo por composto
Médio
Bottas
1m23s062
Macio
Hamilton
1m20s802
Stints mais longos por composto (voltas)
Duro
Ocon
14 voltas
Médio
Massa
26 voltas
Macio
Bottas
28 voltas
Estatísticas de hoje dos pneus:
Duro
Médio
Macio
kms percorridos *
879
2.625
1.778
Jogos de pneus usados **
24
39
20

Pressões mínimas sugeridas dos pneus: 22.5 PSI na frente e 20 PSI na traseira.

* Quantidade de quilômetros percorridos, por todos os pilotos, nos treinos livres 1 e 2.
** Por composto, somados todos os pilotos.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.