Etanol e dias frios: saiba como evitar problemas para ligar o carro


  • Preço do biocombustível é mais vantajoso nos postos, mas pode gerar dificuldades na partida em baixas temperaturas;
  • Checar se os componentes da ignição e do sistema auxiliar de partida estão funcionando adequadamente é fundamental para evitar contratempos.

Texto e fotos: NGK

Com o preço mais competitivo do que o da gasolina nas últimas semanas, o etanol tem sido a primeira opção de muitos motoristas na hora de abastecer. Porém, a chegada dos dias frios pode fazer com que essa escolha signifique mais transtorno na hora de ligar o carro, especialmente para veículos sem manutenção. Para evitar o problema, é necessário que os sistemas auxiliares de partida a frio estejam com a revisão em dia, assim como os com os componentes da ignição.


De acordo com o consultor de Assistência Técnica da NGK, Hiromori Mori, velas de ignição desgastadas também podem causar dificuldades na partida, por isso, é importante que os motoristas façam a checagem do componente periodicamente. “Para que o sistema auxiliar de partida funcione de maneira adequada é preciso que o sistema de ignição esteja em ordem”, explica o especialista.
Em veículos mais modernos, os sistemas auxiliares de partida tem a função de aquecer o combustível quando a temperatura do motor é inferior a 14ºC e o abastecimento ocorreu com etanol. Como esse sistema precisa de grande potência para funcionar, forçar seu uso com a vela desgastada pode causar problemas na bateria e provocar a sua falha. O mesmo ocorre nos carros que possuem reservatório para gasolina, também chamado de “tanquinho”.
“Neste caso, uma dica importante é que o dono do carro faça a limpeza do reservatório e substituição da gasolina com a chegada das temperaturas mais baixas, para garantir o bom funcionamento do sistema”, comenta Hiromori Mori.
A NGK recomenda que a vela de ignição seja inspecionada conforme orientação do manual do veículo, a cada 10 mil quilômetros ou anualmente. Também é importante checar as condições dos cabos – responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas – sempre que o sistema passar por revisão.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.