• Preço do biocombustĂ­vel Ă© mais vantajoso nos postos, mas pode gerar dificuldades na partida em baixas temperaturas;
  • Checar se os componentes da igniĂ§Ă£o e do sistema auxiliar de partida estĂ£o funcionando adequadamente Ă© fundamental para evitar contratempos.

Texto e fotos: NGK

Com o preço mais competitivo do que o da gasolina nas Ăºltimas semanas, o etanol tem sido a primeira opĂ§Ă£o de muitos motoristas na hora de abastecer. PorĂ©m, a chegada dos dias frios pode fazer com que essa escolha signifique mais transtorno na hora de ligar o carro, especialmente para veĂ­culos sem manutenĂ§Ă£o. Para evitar o problema, Ă© necessĂ¡rio que os sistemas auxiliares de partida a frio estejam com a revisĂ£o em dia, assim como os com os componentes da igniĂ§Ă£o.


De acordo com o consultor de AssistĂªncia TĂ©cnica da NGK, Hiromori Mori, velas de igniĂ§Ă£o desgastadas tambĂ©m podem causar dificuldades na partida, por isso, Ă© importante que os motoristas façam a checagem do componente periodicamente. “Para que o sistema auxiliar de partida funcione de maneira adequada Ă© preciso que o sistema de igniĂ§Ă£o esteja em ordem”, explica o especialista.
Em veĂ­culos mais modernos, os sistemas auxiliares de partida tem a funĂ§Ă£o de aquecer o combustĂ­vel quando a temperatura do motor Ă© inferior a 14ºC e o abastecimento ocorreu com etanol. Como esse sistema precisa de grande potĂªncia para funcionar, forçar seu uso com a vela desgastada pode causar problemas na bateria e provocar a sua falha. O mesmo ocorre nos carros que possuem reservatĂ³rio para gasolina, tambĂ©m chamado de “tanquinho”.
“Neste caso, uma dica importante Ă© que o dono do carro faça a limpeza do reservatĂ³rio e substituiĂ§Ă£o da gasolina com a chegada das temperaturas mais baixas, para garantir o bom funcionamento do sistema”, comenta Hiromori Mori.
A NGK recomenda que a vela de igniĂ§Ă£o seja inspecionada conforme orientaĂ§Ă£o do manual do veĂ­culo, a cada 10 mil quilĂ´metros ou anualmente. TambĂ©m Ă© importante checar as condições dos cabos – responsĂ¡veis por conduzir a alta tensĂ£o produzida pela bobina atĂ© as velas – sempre que o sistema passar por revisĂ£o.