• Voltados para aplicações mistas (on e off-road), o HSC1+ e o HDC1+ se destacam pela resistĂªncia, robustez e alto Ă­ndice de recapagem;
  • Composto empregado na banda de rodagem contribui para ampliar o rendimento quilomĂ©trico, importante diferencial para a atividade canavieira.

Texto e fotos: Continental

A projeĂ§Ă£o para a safra 2017/18 aponta para um aumento de 2,5% na produĂ§Ă£o de cana-de-aĂ§Ăºcar, que deverĂ¡ atingir 620 milhões de toneladas*. Com o inĂ­cio da colheita no Ăºltimo mĂªs de abril, a Continental - empresa de pneus que mais entende de veĂ­culos e integrante de um dos maiores grupos automotivos do mundo - estĂ¡ reforçando a produĂ§Ă£o e a oferta do pneu direcional HSC1+ e do trativo HDC1+ em sua rede de revendas.


Fabricados em Camaçari, na Bahia, eles foram desenvolvidos para aplicaĂ§Ă£o em veĂ­culos que operam tanto no asfalto como em terrenos pedregosos, rochosos, lamacentos ou arenosos (on e off road), cenĂ¡rio conhecido do segmento canavieiro, e estĂ£o em exposiĂ§Ă£o no estande da empresa alemĂ£ na Agrishow 2017. A maior feira de tecnologia agrĂ­cola do mundo estĂ¡ sendo realizada em RibeirĂ£o Preto, interior de SĂ£o Paulo, atĂ© a prĂ³xima sexta-feira, 5.
“Este Ă© o momento ideal para abastecermos o mercado com modelos especialmente desenvolvidos para aplicaĂ§Ă£o em veĂ­culos que operam on e off-road. Os pneus estĂ£o totalmente  adequados Ă s particularidades do mercado brasileiro e Ă s duras demandas da aplicaĂ§Ă£o canavieira, sua principal vocaĂ§Ă£o. Investimos continuamente no desenvolvimento de novas tecnologias e na introduĂ§Ă£o de produtos capazes nĂ£o sĂ³ de economizar combustĂ­vel como entregar uma maior vida Ăºtil, pois sabemos que os pneus estĂ£o entre os maiores custos de operaĂ§Ă£o para os motoristas e frotistas. O HDC1+ montado em conjunto com o HSC1+ proporciona ao usuĂ¡rio um desempenho superior nas duras solicitações da aplicaĂ§Ă£o canavieira”, explica Antonio Junior, gerente de produtos para veĂ­culos comerciais da Continental Pneus.
O HSC1+ e o HDC1+ oferecem um alto rendimento quilomĂ©trico graças ao composto utilizado em sua fabricaĂ§Ă£o, ao seu desenho agressivo, marcado por sulcos extraprofundos autolimpantes e ao seu perfil externo otimizado, que melhora a distribuiĂ§Ă£o da carga em contato com o solo, proporcionando melhor dirigibilidade tanto no asfalto como em terrenos mistos.
Um pacote de cintas reforçadas (Triangle Belt™) confere grande resistĂªncia a pressões altamente concentradas, impedindo fraturas de desgaste e ampliando a traĂ§Ă£o por meio da rigidez estrutural. O Triangle Belt™ tambĂ©m protege a carcaça, aumentando a sua vida Ăºtil e contribuindo para uma maior durabilidade do pneu possibilitando que o pneu seja recapado.
Apesar do crescente aumento de participaĂ§Ă£o dos pneus sem cĂ¢mara, o mercado brasileiro ainda demanda um grande volume de pneus com cĂ¢mara. Mais da metade dos pneus utilizados nas operações de transporte das usinas de aĂ§Ăºcar sĂ£o com cĂ¢mara, pois contam com um talĂ£o mais robusto para suportar as exigĂªncias da aplicaĂ§Ă£o e oferecem uma manutenĂ§Ă£o mais fĂ¡cil.
Por isso, o HSC1+ estĂ¡ disponĂ­vel nas versões 11.00R22 (com cĂ¢mara),  275/80R22.5 e 295/80R22.5 (ambos sem cĂ¢mara). O HDC1+ Ă© comercializado na rede de revendedores oficiais da Continental nas dimensões 11.00R22 (com cĂ¢mara) e 295/80R22.5 (sem cĂ¢mara). Ainda neste primeiro semestre, ele passarĂ¡ a ser ofertado tambĂ©m na medida 275/80R22.5.
Tanto o HDC1+ como o HSC1+ estĂ£o em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que tornou mais fĂ¡cil para o consumidor final comparar diferentes produtos e performances antes de tomar sua decisĂ£o de compra, e contam com a proteĂ§Ă£o adicional da garantia de sete anos contra defeitos de fabricaĂ§Ă£o.  O HDC1+ tem classificaĂ§Ă£o em resistĂªncia ao rolamento “E”, recebeu “B” em aderĂªncia ao molhado e registrou 70 dB em ruĂ­do. JĂ¡, o HSC1+ na dimensĂ£o 295/80R22.5 obteve “E” em resistĂªncia ao rolamento “C” em aderĂªncia ao molhado e 78 dB em ruĂ­do.
Em sua segunda e terceira vida Ăºtil, ambos podem ser recapados com a aplicaĂ§Ă£o da exclusiva banda de recapagem ContiTread. Elas sĂ£o fabricadas no Brasil com a mesma tecnologia e desenhos originais, garantindo ao pneu recapado as caracterĂ­sticas de baixo consumo de combustĂ­vel, alta durabilidade quilomĂ©trica, capacidade de escoamento de Ă¡gua e poder de traĂ§Ă£o dos modelos originais da Continental.
Fornecedora para diversos modelos de caminhões fabricados no Brasil pela Iveco, Scania, Mercedes-Benz, Volvo e MAN Latin America, a Continental Pneus conta com um portfolio abrangente que contempla os segmentos de longa distĂ¢ncia, trĂ¡fego regional, trĂ¡fego urbano e construĂ§Ă£o.
Pneus inteligentes e tecnologias parceiras do motorista - Com a introduĂ§Ă£o dos primeiros sensores de pressĂ£o de pneus da Continental em 2002, a Ăºnica ponte de contato entre o veĂ­culo e a estrada, o pneu, tornou-se inteligente. Esses sensores garantem que eles rodem sempre com a pressĂ£o correta, prolongando sua vida Ăºtil, reduzindo o consumo de combustĂ­vel e, consequentemente, as emissões de CO2 na atmosfera, protegendo, assim, o meio-ambiente.
Utilizado por diversas frotas clientes da Continental Pneus, o ContiPressureCheck foi projetado especificamente para uso em veĂ­culos comerciais. Ele monitora constantemente e fornece, em tempo real e on-demand por meio de radiofrequĂªncia, informações sobre a temperatura e a pressĂ£o de cada pneu do veĂ­culo. Sinais sonoros alertam o condutor sobre eventuais problemas relacionados Ă  operaĂ§Ă£o dos pneus antes que eles se tornem uma preocupaĂ§Ă£o crĂ­tica. O sistema Ă© integrado por sensores fixados na parte interna dos pneus, por uma CPU instalada na parte inferior do veĂ­culo e por um display fixado no painel de instrumentos na cabine.
Trabalhando em conjunto com o ContiPressureCheck, o ContiYardReader Ă© a soluĂ§Ă£o ideal para a gestĂ£o automĂ¡tica da temperatura e pressĂ£o de pneus de Ă´nibus, caminhões e reboques que retornam para uma garagem ou pĂ¡tio regularmente.
Para conhecer o porfolio completo de pneus de carga e as ferramentas de gestĂ£o de frotas da Continental, visite www.conti.com.br/truck.

* Fonte: Agroconsult