Vinícola da Serra Gaúcha lança lote limitado do Pinot Noir

Texto e fotos: Dal Pizzol

O Dal Pizzol Pinot Noir Safra 2016 começa a chegar na taça de apreciadores de todo o Brasil. São apenas 13.300 garrafas, uma partilha cuidadosamente elaborada, um patrimônio em vinhos que é compartilhado em cada gole. O rótulo pode ser encontrado em restaurantes, casas especializadas, delicatessens e hotéis de todo o Brasil.


Elaborado a partir da minuciosa seleção de uvas cultivadas em Bagé, na Campanha Gaúcha, e em André da Rocha, do Nordeste do Estado, o vinho expressa o talento natural da família Dal Pizzol, que traz em sua bagagem a vocação para a produção de vinhos. Essa aptidão é hoje liderada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol, a sexta geração no Brasil, e tem no enólogo Dirceu Scottá, a sensibilidade e o olhar técnico necessários para engarrafar delicadeza e elegância em forma de vinho.
Ao provar o vinho, o apreciador também estará degustando a qualidade da Safra 2016. De acordo com Scottá, as uvas recebidas de agricultores parceiros, que tiveram o acompanhamento da equipe técnica da vinícola durante todo o ano, surpreenderam pela qualidade. “Uma matéria-prima com excelentes atributos como a que recebemos nos motiva ainda mais a elaborar um vinho diferenciado, complexo nas suas características e capaz de proporcionar experiências únicas”, brinda o enólogo. “Mais uma vez o Dal Pizzol Pinot Noir chega nos surpreendendo na taça”.
Na carta de vinhos da vinícola desde 2006, o Pinot Noir é um dos rótulos sempre muito aguardado pelos clientes e amigos da Dal Pizzol. Sua produção sempre se esgota antes mesmo do lançamento da próxima safra.

O vinho
O vinho apresenta cor vermelho-vivo e aroma de frutas vermelhas como groselhas, amoras e cerejas maduras. Na boca apresenta-se elegante, com taninos aveludados e final longo. Boa harmonia entre corpo e estrutura, bom equilíbrio entre álcool, acidez e taninos e uma bem vinda adstringência que lhe dá frescura e persistência próprias de sua juventude. Ideal para ser consumido entre 14ºC e 16ºC. Acompanha massas com molhos diversos, pescados, escargot, assados, filés, defumados, carneiro, strogonoff, frango ao molho e queijos Camembert, Chedar, Colonial e Gorgonzola.