TURISMO: Um tour pelos sabores da Holanda

Das feiras de rua aos restaurantes estrelados, são os ingredientes locais, frescos e de alta qualidade que fazem a fama internacional da gastronomia holandesa

Texto e fotos: Discover Holland

Embarque em uma viagem culinária pelo país e prove os peixes frescos do Mar do Norte, ostras de Zeeland, cordeiros de Texel...

Peixes frescos
Com uma extensa costa no Mar do Norte, a Holanda tem na pesca uma das atividades mais significativas há séculos. Cidades e aldeias à beira-mar, como Scheveningen e Stellendam, aproveitam a atividade de forma sustentável, levando produtos frescos diariamente às barracas de mercados e às mesas e balcões de restaurantes de frutos do mar. Arenque e kibbeling, uma espécie de bacalhau frito, são os mais famosos.


A praia de Scheveningen, em Haia, é conhecida pelo leilão diário de peixe. Prove a iguaria em restaurantes como Lemon Grass, The Harbour Club, Rootz, Waterproef e Catch by Simonis.


Frutos do mar em Zeeland
Ao Sul, na província de Zeeland, a cidade portuária de Stellendam também tem um mercado de peixe às sextas pela manhã, com visitas guiadas. Com ostras, lagostas, mexilhões, berbigões e pervincas: a província Zeeland é famosa pela ampla oferta de frutos do mar. Lá os visitantes descobrem como são colhidos, preparados e saboreiam nos excelentes restaurantes da região.

Cordeiros de Texel
Texel é uma pequena ilha no Norte da Holanda, famosa pela produção de carne de cordeiro. Lá, dá para provar a iguaria em restaurantes como Bij Jef, Opduin, Bistro Kerckplein, Inn de Knip e Hotel Brasserie Rebecca.


Exotismo em Veluwe
Depois de explorar a natureza e a vida selvagem da exótica região de Veluwe, no leste do país, os visitantes podem provar os ingredientes cultivados localmente em variedade desde feiras gourmet a restaurantes com estrelas Michelin, como o sublime De Leest em Vassen, De Kromme Dissel, alojado em uma casa de fazenda do século XVII, em Heelsum, e o restaurante do hotel Het Rode Koper, localizado em uma bucólica propriedade rural.


O regionalismo de North Brabant
Não à toa o pintor Vincent van Gogh escolheu North Brabant para viver – a região cultiva em seus campos de frutas a aspargos e também é famosa pelas anchovas e até mesmo caviar. Dizem que em nenhuma outra parte dos Países Baixos se leva tão a sério o gezelligheid, palavra holandesa para “atmosfera agradável”, onde se desfruta dos mais simples prazeres da vida.


Aspargos de Limburg
Na Holanda, pensou aspargos, pensou Limburg. É nessa região de belas paisagens montanhosas que o vegetal é colhido durante toda a primavera para depois rechear deliciosos pratos. Os melhores restaurantes para provar aspargos na Holanda são da região: a Hostellerie de Hamert, Brienen de Maas e o In de Witte Dame.


Roterdã variada
A moderna Roterdã tem um lindo mercado indoor, o Martkhall, melhor lugar para experimentar toda variedade de produtos holandeses – carnes, peixes, verduras e por aí vai – além de ter uma autêntica experiência para foodies.


Gouda e o queijo
Você sabia que 60% do queijo holandês vem de Gouda? É lá também que o turista pode visitar o mercado de queijo mais tradicional do país, onde agricultores e comerciantes negociam o melhor produto há séculos. Ocorre sempre às quintas-feiras, de abril a agosto.
Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.