A avaliaĂ§Ă£o do SUV da montadora chinesa deixou uma impressĂ£o muito positiva no desempenho e economia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Nem sempre a primeira impressĂ£o Ă© a que fica para sempre, acho um tremendo erro avaliar definitivamente qualquer automĂ³vel em um test drive rĂ¡pido e de distĂ¢ncia curta, afinal de contas trata-se de um bem durĂ¡vel que vai ter uma vida Ăºtil em determinadas condições de utilizaĂ§Ă£o. Na maioria das vezes, na apresentaĂ§Ă£o e primeira impressĂ£o acontecem aqueles fenĂ´menos de se amar demais ou se odiar eternamente.


Certamente foi isso que aconteceu comigo quando testei o JAC T5 CVT no seu lançamento, que pode ser conferido AQUI, nĂ£o que tenha me decepcionado mas tambĂ©m nĂ£o me encantou muito, sei lĂ¡, talvez as condições pouco privativas e fazendo um roteiro prĂ©-determinado nĂ£o deu para sentir o muito que o carro oferece, ficar em silĂªncio sem blĂ¡ blĂ¡ blĂ¡ e fazer roteiros que serĂ£o rotineiros na vida do veĂ­culo, neste caso, fez toda diferença.


Ele Ă© uma aposta ousada da JAC Motors que depois dos anos de bonança logo na chegada ao Brasil encarou uma tempestade com nome e sobrenome: Inovar-Auto. NĂ£o vou discutir o objetivo e o resultado do programa, mas certamente o aumento de 30% no preço final dos carros impactou a vida dos importadores que passaram a vender “cotas” a eles impostas. O JAC T5 CVT Ă© da nova geraĂ§Ă£o de importados que busca retomar o caminho das Ă¡guas calmas que as importadoras navegavam.


Bem, entĂ£o lĂ¡ fui eu testar agora com mais calma, o carro, andei pela cidade de SĂ£o Paulo em condições de “proprietĂ¡rio”, som baixo e utilizando todas as vias disponĂ­veis como ruas, avenidas e a Marginal Pinheiros. A tocada do JAC T5 CVT Ă© firme e segura graças ao motor 1.5 VVT 16V JetFlex que tem potĂªncia mĂ¡xima (cv/rpm) 125/6000 gasolina, 127/6000 etanol, torque (nm/rpm) 152/4000 gasolina, 154/4000 etanol e transmissĂ£o CVT de 6 marchas. Ele trabalha em um regime de rotações baixas que ajuda muito no consumo, abastecido com etanol e com dados do computador de bordo, ele fez na cidade uma mĂ©dia de 7,4 km/l.


Apesar do tamanho generoso executar manobras nĂ£o Ă© nada complicado, tem espelhos grandes e sensores que facilitam a entrada em vagas de shoppings por exemplo, Ă© muito confortĂ¡vel e tem uma enorme quantidade de itens de segurança e entretenimento: ar-condicionado digital automĂ¡tico, vidros elĂ©tricos nas quatro portas, travamento central, retrovisores elĂ©tricos, alarme antifurto, TPMS (sistema que identifica quando algum dos pneus estĂ¡ com calibragem abaixo da recomendada), direĂ§Ă£o elĂ©trica, computador de bordo, central multimĂ­dia e segue aquela linha tradicional da marca de vender carros completos sem muitas opções de acessĂ³rios.


Saindo da cidade e encarando uma rodovia, a escolha desta vez foi pela RĂ©gis Bittencourt para uma visita Ă  Churrascaria Batalha onde meu saudoso pai levava toda a famĂ­lia para almoçar no fim de semana, isso lĂ¡ no inĂ­cio dos turbulentos anos 70, Ă©poca da minha infĂ¢ncia e de um paĂ­s diferente do que vivemos hoje.


Ela fica perto, no Km 289 em Itapecerica da Serra, acontece que hĂ¡ mais de 35 anos que nĂ£o visito o local que encontrei por acaso no Google Maps, mas ela ainda conserva sua imponĂªncia tĂ­pica dos quase 50 anos que estĂ¡ na ativa e mostra uma caracterĂ­stica forte dos recantos do sul do paĂ­s: usa muita madeira, principalmente no teto que Ă© revestido deste material.


LĂ¡ dentro muita coisa estĂ¡ diferente, agora existe o tal Buffet de saladas como nas churrascarias da cidade, apresenta uma variedade de legumes, verduras e saladas que nĂ£o fica devendo nada para as concorrentes da metrĂ³pole. JĂ¡ era tradiĂ§Ă£o naqueles tempos: a comida quente que ainda Ă© feita em fogĂ£o Ă  lenha e acondicionada em enormes cumbucas de barro e porcelana onde vocĂª pode se servir atĂ© estourar. É a churrascaria de raiz, aquela de beira de estrada, nada daquelas coisas Nutella que  vivem querendo nos impor na cidade.


O que nĂ£o mudou foi o sabor da carne, o “espeto corrido” Ă© parte integrante tanto da tradiĂ§Ă£o quanto do paladar, o churrasco Ă© feito com carvĂ£o de madeira, usa apenas sal grosso para temperar e o ponto da carne Ă© aquele perfeito, nem cru nem queimado, ao ponto sem sangue Ă© realmente com chega Ă  mesa. Quem vai lĂ¡ pode optar pelo Buffet com pratos frios e quentes (R$ 23,90) ou rodĂ­zio completo (R$ 43,90) que com certeza vai sair rolando de tanto comer e por um preço muito, mas muito, mas muuuuiiiittoooo menor que a maioria das churrascarias meia boca de SĂ£o Paulo e outras capitais.


Depois da farra gastronĂ´mica, hora de voltar pra casa e continuar avaliando o carro em condições de rodovia, dĂ¡ pra testar o JAC T5 CVT em condições mais extremas, com ar condicionado ligado, quatro pessoas a bordo e em velocidade mais alta. Ele Ă© um SUV de respeito, chega logo Ă  velocidade da estrada e se mantĂ©m firme graças ao cruise control, dĂ¡ uns gritos quando a subida Ă© um pouco mais Ă­ngreme ou tem que fazer alguma ultrapassagem quando reduz algumas marchas, isso sem perder o ritmo, Ă© confortĂ¡vel em qualquer posiĂ§Ă£o que se senta e tem um consumo mĂ©dio muito interessante: com dados do computador de bordo, a marca alcançada foi de 10,6 km/l.


NĂ£o sei se o JAC T5 CVT tivesse uma motorizaĂ§Ă£o mais forte os nĂºmeros do consumo seriam menores, mas isso provavelmente impactaria no preço final que a montadora oferece o modelo: R$ 73.490, 6 anos de garantia, assistĂªncia 24 JAC, revisões parceladas, financiamento, Test Drive agendado, 6 cores para escolher, 3 pacotes de acabamento e acessĂ³rios e a certeza que ele vai te levar para onde quiser e precisar ir, atĂ© mesmo uma deliciosa volta ao passado, como foi meu caso.


Ficha técnica e equipamentos


N/A
R$ 73.490
R$ 76.990

PACK 1
PACK 2
PACK 3
MOTOR



Tipo de Motor
1.5 VVT 16V JetFlex
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
125/6000 Gasolina/ 127/6000 Etanol
Torque MĂ¡ximo (nm/rpm)
152/4000 Gasolina/ 154/4000 Etanol
TransmissĂ£o
CVT de 6 marchas

PERFOMANCE



Velocidade mĂ¡xima
176 km/h
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h
13.8s

SUSPENSĂƒO



Barra Estabilizadora
Dianteira e Traseira
Molas
Dianteiras e Traseiras Helicoidais
SuspensĂ£o Dianteira
Independente tipo McPherson
SuspensĂ£o Traseira
Semi Independente com eixo de torĂ§Ă£o

FREIOS



Freios Dianteiros a disco Ventilado
Freios Traseiros a disco sĂ³lido

RODAS



Rodas em liga de alumĂ­nio aro 16"
-
-
Rodas em liga leve aro 16"
-
Pneus 205/55/R16

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA



Airbag duplo frontal
Barras de proteĂ§Ă£o lateral nas portas
Cintos de segurança com trĂªs Pontos
Cintos Dianteiros equipados com pré-tensionador
Aviso de Cinto nĂ£o acoplado (somente motorista)
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
-
Travas Elétricas
-
Imobilizador
Alarme antifurto
-
Travamento automĂ¡tico das portas Ă  15 km/h
-
Freios ABS com EBD
BOS - Brake Overide System
-
ESP - Eletronic Stability Program
-
TCS - Traction Control System
-
HSA - Hill System Assist
-
BA - Brake Assist/ BAS - Brake Assist System
-
TPMS - Tire Pressure Monitoring System
-
Sensor de Estacionamento
-
Luzes diurnas de LED
-

COMODIDADE



Retrovisor interno antiofuscante
-
LĂ¢mpadas HalĂ³genas
Alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista)
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂ­vel
Parassol com espelho
Parassol com espelho iluminado (Somente passageiro)
Brake Light
-
Espelhos Retrovisores elétricos
-
Chave canivete
-
Desembaçador Traseiro
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura
-
FarĂ³is de Neblina (dianteira)
-
Lanternas de neblina (traseira)
Luzes de Leitura dianteiras e centrais
Limpador traseiro
-

BANCOS



Bancos em Couro
-
-
Banco Traseiro bipartido
Banco do Motorista com ajuste de altura
-
Encosto de Cabeça para cinto ocupantes
Isofix

UTILIDADES



Acendedor de cigarros/tomada 12v
Ajuste de iluminaĂ§Ă£o de painel
Rack de Teto
-
-
Antena impressa no parabrisa
Porta Copos
Porta Ă“culos
IluminaĂ§Ă£o no painel de instrumentos
Cinzeiro

CONFORTO



Ar condicionado digital e AutomĂ¡tico
Vidros Elétricos
-
Sistema Mirror Link (Consulte aparelhos compatĂ­veis)
-
-
Kit MultimĂ­dia com tela de 8"
-
-
CĂ¢mera de rĂ©
-
-
Computador de Bordo
4 Alto falantes e 2 tweeters
-
Entrada USB
-
-
Bluetooth
-
-
Volante revestido em couro
-
-
PelĂ­cula
-
-
*Frete e pintura metĂ¡lica nĂ£o inclusos