JAC T5 CVT, o teste da semana

A avaliação do SUV da montadora chinesa deixou uma impressão muito positiva no desempenho e economia

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Nem sempre a primeira impressão é a que fica para sempre, acho um tremendo erro avaliar definitivamente qualquer automóvel em um test drive rápido e de distância curta, afinal de contas trata-se de um bem durável que vai ter uma vida útil em determinadas condições de utilização. Na maioria das vezes, na apresentação e primeira impressão acontecem aqueles fenômenos de se amar demais ou se odiar eternamente.


Certamente foi isso que aconteceu comigo quando testei o JAC T5 CVT no seu lançamento, que pode ser conferido AQUI, não que tenha me decepcionado mas também não me encantou muito, sei lá, talvez as condições pouco privativas e fazendo um roteiro pré-determinado não deu para sentir o muito que o carro oferece, ficar em silêncio sem blá blá blá e fazer roteiros que serão rotineiros na vida do veículo, neste caso, fez toda diferença.


Ele é uma aposta ousada da JAC Motors que depois dos anos de bonança logo na chegada ao Brasil encarou uma tempestade com nome e sobrenome: Inovar-Auto. Não vou discutir o objetivo e o resultado do programa, mas certamente o aumento de 30% no preço final dos carros impactou a vida dos importadores que passaram a vender “cotas” a eles impostas. O JAC T5 CVT é da nova geração de importados que busca retomar o caminho das águas calmas que as importadoras navegavam.


Bem, então lá fui eu testar agora com mais calma, o carro, andei pela cidade de São Paulo em condições de “proprietário”, som baixo e utilizando todas as vias disponíveis como ruas, avenidas e a Marginal Pinheiros. A tocada do JAC T5 CVT é firme e segura graças ao motor 1.5 VVT 16V JetFlex que tem potência máxima (cv/rpm) 125/6000 gasolina, 127/6000 etanol, torque (nm/rpm) 152/4000 gasolina, 154/4000 etanol e transmissão CVT de 6 marchas. Ele trabalha em um regime de rotações baixas que ajuda muito no consumo, abastecido com etanol e com dados do computador de bordo, ele fez na cidade uma média de 7,4 km/l.


Apesar do tamanho generoso executar manobras não é nada complicado, tem espelhos grandes e sensores que facilitam a entrada em vagas de shoppings por exemplo, é muito confortável e tem uma enorme quantidade de itens de segurança e entretenimento: ar-condicionado digital automático, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central, retrovisores elétricos, alarme antifurto, TPMS (sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem abaixo da recomendada), direção elétrica, computador de bordo, central multimídia e segue aquela linha tradicional da marca de vender carros completos sem muitas opções de acessórios.


Saindo da cidade e encarando uma rodovia, a escolha desta vez foi pela Régis Bittencourt para uma visita à Churrascaria Batalha onde meu saudoso pai levava toda a família para almoçar no fim de semana, isso lá no início dos turbulentos anos 70, época da minha infância e de um país diferente do que vivemos hoje.


Ela fica perto, no Km 289 em Itapecerica da Serra, acontece que há mais de 35 anos que não visito o local que encontrei por acaso no Google Maps, mas ela ainda conserva sua imponência típica dos quase 50 anos que está na ativa e mostra uma característica forte dos recantos do sul do país: usa muita madeira, principalmente no teto que é revestido deste material.


Lá dentro muita coisa está diferente, agora existe o tal Buffet de saladas como nas churrascarias da cidade, apresenta uma variedade de legumes, verduras e saladas que não fica devendo nada para as concorrentes da metrópole. Já era tradição naqueles tempos: a comida quente que ainda é feita em fogão à lenha e acondicionada em enormes cumbucas de barro e porcelana onde você pode se servir até estourar. É a churrascaria de raiz, aquela de beira de estrada, nada daquelas coisas Nutella que  vivem querendo nos impor na cidade.


O que não mudou foi o sabor da carne, o “espeto corrido” é parte integrante tanto da tradição quanto do paladar, o churrasco é feito com carvão de madeira, usa apenas sal grosso para temperar e o ponto da carne é aquele perfeito, nem cru nem queimado, ao ponto sem sangue é realmente com chega à mesa. Quem vai lá pode optar pelo Buffet com pratos frios e quentes (R$ 23,90) ou rodízio completo (R$ 43,90) que com certeza vai sair rolando de tanto comer e por um preço muito, mas muito, mas muuuuiiiittoooo menor que a maioria das churrascarias meia boca de São Paulo e outras capitais.


Depois da farra gastronômica, hora de voltar pra casa e continuar avaliando o carro em condições de rodovia, dá pra testar o JAC T5 CVT em condições mais extremas, com ar condicionado ligado, quatro pessoas a bordo e em velocidade mais alta. Ele é um SUV de respeito, chega logo à velocidade da estrada e se mantém firme graças ao cruise control, dá uns gritos quando a subida é um pouco mais íngreme ou tem que fazer alguma ultrapassagem quando reduz algumas marchas, isso sem perder o ritmo, é confortável em qualquer posição que se senta e tem um consumo médio muito interessante: com dados do computador de bordo, a marca alcançada foi de 10,6 km/l.


Não sei se o JAC T5 CVT tivesse uma motorização mais forte os números do consumo seriam menores, mas isso provavelmente impactaria no preço final que a montadora oferece o modelo: R$ 73.490, 6 anos de garantia, assistência 24 JAC, revisões parceladas, financiamento, Test Drive agendado, 6 cores para escolher, 3 pacotes de acabamento e acessórios e a certeza que ele vai te levar para onde quiser e precisar ir, até mesmo uma deliciosa volta ao passado, como foi meu caso.


Ficha técnica e equipamentos


N/A
R$ 73.490
R$ 76.990

PACK 1
PACK 2
PACK 3
MOTOR



Tipo de Motor
1.5 VVT 16V JetFlex
Potência Máxima (cv/rpm)
125/6000 Gasolina/ 127/6000 Etanol
Torque Máximo (nm/rpm)
152/4000 Gasolina/ 154/4000 Etanol
Transmissão
CVT de 6 marchas

PERFOMANCE



Velocidade máxima
176 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
13.8s

SUSPENSÃO



Barra Estabilizadora
Dianteira e Traseira
Molas
Dianteiras e Traseiras Helicoidais
Suspensão Dianteira
Independente tipo McPherson
Suspensão Traseira
Semi Independente com eixo de torção

FREIOS



Freios Dianteiros a disco Ventilado
Freios Traseiros a disco sólido

RODAS



Rodas em liga de alumínio aro 16"
-
-
Rodas em liga leve aro 16"
-
Pneus 205/55/R16

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA



Airbag duplo frontal
Barras de proteção lateral nas portas
Cintos de segurança com três Pontos
Cintos Dianteiros equipados com pré-tensionador
Aviso de Cinto não acoplado (somente motorista)
Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas
-
Travas Elétricas
-
Imobilizador
Alarme antifurto
-
Travamento automático das portas à 15 km/h
-
Freios ABS com EBD
BOS - Brake Overide System
-
ESP - Eletronic Stability Program
-
TCS - Traction Control System
-
HSA - Hill System Assist
-
BA - Brake Assist/ BAS - Brake Assist System
-
TPMS - Tire Pressure Monitoring System
-
Sensor de Estacionamento
-
Luzes diurnas de LED
-

COMODIDADE



Retrovisor interno antiofuscante
-
Lâmpadas Halógenas
Alça de segurança dianteiras e traseiras (exceto motorista)
Abertura interna da tampa do tanque de combustível
Parassol com espelho
Parassol com espelho iluminado (Somente passageiro)
Brake Light
-
Espelhos Retrovisores elétricos
-
Chave canivete
-
Desembaçador Traseiro
Faróis com regulagem elétrica de altura
-
Faróis de Neblina (dianteira)
-
Lanternas de neblina (traseira)
Luzes de Leitura dianteiras e centrais
Limpador traseiro
-

BANCOS



Bancos em Couro
-
-
Banco Traseiro bipartido
Banco do Motorista com ajuste de altura
-
Encosto de Cabeça para cinto ocupantes
Isofix

UTILIDADES



Acendedor de cigarros/tomada 12v
Ajuste de iluminação de painel
Rack de Teto
-
-
Antena impressa no parabrisa
Porta Copos
Porta Óculos
Iluminação no painel de instrumentos
Cinzeiro

CONFORTO



Ar condicionado digital e Automático
Vidros Elétricos
-
Sistema Mirror Link (Consulte aparelhos compatíveis)
-
-
Kit Multimídia com tela de 8"
-
-
Câmera de ré
-
-
Computador de Bordo
4 Alto falantes e 2 tweeters
-
Entrada USB
-
-
Bluetooth
-
-
Volante revestido em couro
-
-
Película
-
-
*Frete e pintura metálica não inclusos

Eduardo Abbas. Tecnologia do Blogger.